Aniversariante do dia

As 6 maiores polêmicas de Datena: De queda na lama a briga com Xuxa

Veterano já teve tretas com Gilberto Barros, Milton Neves e até Xuxa


Datena
Datena completa 66 anos nesta sexta-feira, 19 de maio - Foto: Reprodução/Band

José Luiz Datena completa 66 anos nesta sexta-feira, 19 de maio. O apresentador do Brasil Urgente, na Band, coleciona uma série de polêmicas, que, inclusive, envolvem outros famosos, como Gilberto Barros, Milton Neves e até Xuxa, que botou o comunicador na justiça.

Confira, a seguir, seis polêmicas da trajetória de Datena:

Troca de emissoras

imagem-texto

Datena começou a carreira no rádio, em coberturas esportivas, mas logo migrou para a televisão. Ele já despontava na Globo quando, em 1989, foi demitido por subir em um palanque de Lula, então candidato à presidência. Foi naquela época em que migrou para a Band.

Ainda nos anos 1990, foi contratado pela Record e alcançou o sucesso à frente do Cidade Alerta. Ele retornou à emissora em 2011, mas a experiência não deu tão certo. O contrato assinado em junho daquele ano foi rescindido em julho, quando encerrou o programa com a frase “Muito obrigado e até um dia!”. No mesmo ano, voltou para a Band.

Ligação com a política

imagem-texto

Chamado de “eterno candidato”, Datena já ensaiou um ingresso definitivo na política algumas vezes. O jornalista sempre teve engajamento político. Foi filiado ao PT por 23 anos e já passou pelo Progressistas, Democratas e MDB. Nas eleições do ano passado, a novela se repetiu mais uma vez, mas o famoso optou por seguir em seu programa de TV.

Uma suposta candidatura a diversos cargos eletivos virou uma das grandes lendas urbanas da TV brasileira. Desde 2010, quando se cogitou pela primeira vez que ele poderia emergir para uma possível tentativa no cargo de Deputado Estadual, a cada dois anos ele é cogitado para alguma função, o que nunca se concretiza.

Treta com Milton Neves

imagem-texto

Datena teve atrito por duas vezes com Milton Neves. Em 2003, quando eram concorrentes, já que o jornalista esportivo havia assumido o comando do Cidade Alerta, os dois tiveram um problema tão grave que virou caso de polícia durante um evento.

Na ocasião, Datena cumprimentou todos os presentes, menos Milton Neves, e ainda o ameaçou. "Se você me chamar de novo de cachorro louco no ar, eu acabo com você, te arrebento, te destruo, te quebro", teria dito, levando Milton a registrar um Boletim de Ocorrência. Depois, eles fizeram as pazes.

Treta com Gilberto Barros

imagem-texto

Outra briga famosa foi com Gilberto Barros em plena churrascaria, em 2009. O apresentador do Brasil Urgente estava com a esposa e um dos filhos quando foi abordado por Leão. Mas, como havia recebido apenas nota 5 do colega num programa de TV, Datena não quis saber de papo.

Os dois protagonizaram uma discussão feia. Barros disse ter sido empurrado por Datena. Ele teria caído no chão e ainda teria sido chutado pelo filho dele. Na época, o advogado do veterano rebateu a acusação, alegando que o Leão havia escorregado e caído.

Treta com Xuxa

imagem-texto

Em 2021, Datena foi condenado a pagar uma indenização de R$ 50 mil a Xuxa Meneghel por conta das ofensas contra a apresentadora quatro anos antes. Naquela ocasião, Joel Datena, filho do jornalista, comandava o Brasil Urgente, quando foi criticado pela loira por dizer que puniria um filho fisicamente.

"Como uma pessoa que deveria passar informação é tão desinformada? Uma criança não deve ser corrigida com porrada, é fato, é lei", escreveu Xuxa. Datena tomou as dores do filho: “Das poucas vezes em que eu quis dar umas palmadas no meu filho Joel, é quando ele assistia aquela garota de programa, infantil, que cresceu e continua infantil. E, além disso, imbecil".

Jogado na lama

imagem-texto

Em fevereiro, Datena protagonizou uma cena marcante no Brasil Urgente ao visitar ao vivo parte de um morro onde houve deslizamento de terra no litoral norte de São Paulo. O jornalista foi caminhando, com microfone em punho, chegando a perder o tênis, caindo no meio da lama e se emocionou ao falar sobre o assunto.

Após exibir tudo o que aconteceu, o apresentador se emocionou ao comentar as dezenas de mortes que ocorreram na região por conta da forte tempestade que caiu na região. "Meu Deus, foi assim que as pessoas morreram. A maioria morreu assim. Eu tô aqui imaginando a agonia dessas pessoas morrendo presas, tentando sair", disse, sem conseguir segurar as lágrimas.

Acompanhe a TV NaTelinha no YouTube

Resumos de novelas, entrevistas exclusivas, bastidores da televisão, famosos, opiniões, lives e muito mais!

Inscreva-se
TAGS:
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado