Quem lembra?

30 anos da TV Colosso: Infantil substituiu Xuxa e desbancou arrasa-quarteirão dos EUA

Priscila virou febre entre crianças nos anos 1990 e saiu do ar sem explicações


Priscila na TV Colosso
Priscila, da TV Colosso, foi o boneco preferido das crianças brasileiras em 1994, segundo pesquisa Datafolha - Foto: Divulgação/Globo
Por Walter Felix

Publicado em 19/04/2023 às 04:15,
atualizado em 19/04/2023 às 09:50

Há exatos 30 anos, em 19 de abril de 1993, ia ao ar o primeiro episódio da TV Colosso. O programa infantil era a aposta da Globo para ocupar a lacuna deixada por Xuxa nas manhãs da emissora. O resultado foi positivo: a atração teve grande audiência em seus quatro anos no ar, marcou uma geração e desbancou até um arrasa-quarteirão dos EUA nos anos 1990.

Com o fim do Xou da Xuxa no fim de 1992, a Globo teve que bolar um substituto à altura. Então diretor de programação da emissora, Boni investiu em um grupo de teatro de bonecos chamado Cem Modos, do Rio Grande do Sul. Os artistas Luiz Ferré e Roberto Dornelles idealizaram a TV Colosso em parceria com Boninho, diretor-geral do infantil.

A série era ambientada nos bastidores de um canal de televisão, cuja maior estrela era a sheepdog Priscila, que se tornou febre entre as crianças da época. Havia ainda dezenas de personagens, entre funcionários da emissora fictícia, além de três pulgas que tentavam sabotar a programação. As historinhas eram entremeadas por desenhos animados.

Baby Sauro
O bebê da Família Dinossauro perdeu preferência das crianças para a TV Colosso nos anos 1990 - Foto: Reprodução

Além do apelo infantil, a TV Colosso também dialogava com os adultos. Isso porque o grupo de redatores era formado por renomados cartunistas, como Angeli e Laerte. Foram quatro anos de grande sucesso, com médias sempre acima dos 10 pontos, mas o programa saiu do ar no início de 1997 sem razão aparente, cedendo espaço para Angélica na grade.

O fim do programa deixou órfãs milhares de crianças na época. Em 1994, o Datafolha revelou que a Priscila era o boneco preferido das crianças brasileiras, citada por 19% dos entrevistados entre 7 e 12 anos. Outros personagens, como J.F. (4%), Gilmar (4%) e Capachão (3%) também foram lembrados, segundo reportagem da Folha de S.Paulo.

Campeão de citações dois anos antes, o BabySauro, do megasucesso Família Dinossauro, importado dos EUA, caiu posições e só foi lembrado por 1% das crianças diante da febre da TV Colosso. Na época, os personagens ultrapassaram a TV: gravaram discos, viraram produtos licenciados, estampas e álbum de figurinhas e até fizeram shows pelo Brasil.

Relembre a abertura da TV Colosso, com a música Eu Não Largo o Osso, cantada pelas Paquitas:

Imagem da thumbnail do vídeo

Acompanhe a TV NaTelinha no YouTube

Resumos de novelas, entrevistas exclusivas, bastidores da televisão, famosos, opiniões, lives e muito mais!

Inscreva-se
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado