Sucesso na telinha

A Lei e o Crime foi o ápice da era de ouro da dramaturgia da Record

Série abre as comemorações de 70 anos da emissora


Cena de A Lei e o Crime com personagens mirando arma para a câmera
A Lei e o Crime foi o ápice da era de ouro da dramaturgia da Record - Foto: Reprodução
Por Redação NT

Publicado em 05/01/2023 às 06:45,
atualizado em 05/01/2023 às 09:44

A Record abriu suas comemorações de 70 anos, o canal mais antigo ainda no ar no Brasil, com atração reconhecida como uma das mais interessantes exibidas por lá. A série A Lei e o Crime foi escolhida para inaugurar as festividades de Bodas de Vinho com o público e essa decisão foi certeira, já que a produção teve boa aceitação do público e prestígio da crítica especializada.

Desde a retomada do investimento no setor de teledramaturgia, iniciada em 2004 com A Escrava Isaura, a série de Marcílio Moraes servia como uma coroa no ápice da era de ouro da dramaturgia da emissora. Na ocasião, a Record levava duas novelas inéditas no ar, a segunda parte da saga Mutantes: Caminhos do Coração (2008), que arregimentou 13,5 da audiência, e também Chamas da Vida (2008), que teve média de 14 pontos, dois sucessos da casa.

Depois de 2009, a audiência só foi caindo e voltou a passar dos 13 pontos seis anos depois, com o fenômeno Os Dez Mandamentos (2015). Surfando na onda dos Mutantes e da novela de Cristiane Fridman, a Record exibiu A Lei e o Crime embalada pela abordagem da violência no Rio de Janeiro e da briga entre polícia e traficantes, explorado em Vidas Opostas, três anos antes, e que fisgou o público e crítica.

O seriado também empolgou os telespectadores ao mostrar a história do Nando (Ângelo Paes Leme) em sua vida no crime até tomar uma favela e virar o chefe do morro. Enquanto isso, a ricaça Catarina (Francisca Queiroz). que teve a vida do pai tirada pelo bandido, tenta a todo custo colocar a mão no meliante. A saga das duas realidades completamente distintas foram o ponto de partida de um folhetim que deu o que falar.

Sucesso fez com que A Lei e o Crime fosse espichada na Record

A Lei e o Crime foi o ápice da era de ouro da dramaturgia da Record

Com a audiência subindo, a Record pediu para o autor fechar a novela com sete capítulos a mais do que estava previsto, ficando assim com 23 episódios e, ainda, para Moraes deixar possibilidades em aberto para segunda temporada, apesar dessa intenção nunca ter saído no papel.

A Lei e o Crime chegou a ter médias de 18 pontos na Grande SP, e fechou com média geral de 13.

Atualmente em sua terceira reprise, a série pode ser vista diariamente, às 22h30 na tela da Record.

Siga a gente no Instagram

Acompanhe nosso perfil e fique por dentro das quentinhas da TV e famosos

ACESSE!
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado