Fim de mandato

5 vezes em que Bolsonaro gritou e ameaçou acabar com a Globo

Em 4 anos, presidente teve relação nada amistosa com a principal emissora de TV do país


Jair Bolsonaro
Por várias vezes, Jair Bolsonaro indicou que não renovaria a concessão para a Globo operar no país - Foto: Reprodução

O mandato de Jair Bolsonaro (PL) chega ao fim no domingo (1º), com a posse do presidente eleito Lula (PT). Em quatro anos de governo, o político fez inúmeros ataques à Globo e a jornalistas da emissora. Por diversas vezes, também ameaçou acabar com a emissora, barrando a renovação da concessão em 2022 – o que acabou não aconteceu.

Confira, a seguir, cinco vezes em que Bolsonaro gritou e ameaçou acabar com a Globo:

“Vocês têm que estar arrumadinhos para 2022”

5 vezes em que Bolsonaro gritou e ameaçou acabar com a Globo

Em novembro de 2019, Jair Bolsonaro atacou a Globo depois que uma reportagem do Jornal Nacional apresentou um depoimento de um porteiro do condomínio em que ele morava vinculando-o ao assassinato da vereadora Marielle Franco, em 2017. “Se a Globo tiver vergonha na cara, não espera meu processo, concede [direito de resposta]”, defendeu na ocasião.

“Eu vi o [William] Bonner falando que é o jornalismo mais sério possível. Lógico, quem ganha R$ 800 mil por mês não pagando imposto de renda como pessoa física, tem que defender a Globo mesmo", afirmou Bolsonaro. Ele ainda ameaçou não renovar a concessão para a Globo operar no país:

“Vocês têm que estar arrumadinhos para 2022, hein. Estou dando o aviso antes. Não vou perseguir ninguém. Mas não vai dar jeitinho para renovar a concessão de vocês, não.”

Jair Bolsonaro

“É uma canalhice o que vocês fazem”

5 vezes em que Bolsonaro gritou e ameaçou acabar com a Globo

Um mês antes, em outubro de 2019, em transmissão nas redes sociais durante visita oficial à Arábia Saudita, Jair Bolsonaro proferiu acusações contra a Globo também por conta da reportagem sobre as investigações do assassinato de Marielle. Disse que não perseguiria a emissora, mas que só aprovaria a renovação de sua concessão se o processo estivesse "enxuto".

Irritado, afirmou: “Isso é uma patifaria, TV Globo! É uma canalhice o que vocês fazem. Uma canalhice fazer uma matéria dessas em um horário nobre, colocando sob suspeição que eu poderia ter participado da execução da Marielle Franco, do PSOL”.

“Temos uma conversa em 2022. Eu tenho que estar morto até lá. Porque o processo de renovação da concessão não vai ser perseguição, nem pra vocês nem para TV ou rádio nenhuma, mas o processo tem que estar enxuto, tem que estar legal. Não vai ter jeitinho pra vocês nem pra ninguém”, ameaçou.

“Minha vontade é encher tua boca com uma porrada”

5 vezes em que Bolsonaro gritou e ameaçou acabar com a Globo

Em agosto de 2020, Bolsonaro disse a um repórter do jornal O Globo, vinculado à emissora carioca: “Minha vontade é encher tua boca com uma porrada”. Na coletiva de imprensa em Brasília, ele foi questionado sobre os depósitos feitos pelo ex-assessor Fabrício Queiroz na conta bancária da primeira-dama, Michelle Bolsonaro

Sem responder à pergunta, Bolsonaro emendou: “Seu safado”. “Isso é uma ameaça presidente?”, questionaram alguns dos jornalistas que o acompanhavam na visita à Catedral de Brasília. O mandatário não respondeu e deixou o local, seguindo para o Palácio da Alvorada.

Na ocasião, o jornal O Globo repudiou a atitude do presidente com um de seus repórteres e afirmou que “tal intimidação mostra que Jair Bolsonaro desconsidera o dever de qualquer servidor público, não importa o cargo, de prestar contas à população”. O episódio também gerou indignação em outros veículos de imprensa.

“Essa Globo é uma merda de imprensa”

5 vezes em que Bolsonaro gritou e ameaçou acabar com a Globo

Em junho de 2021, no auge da pandemia da Covid-19, Bolsonaro tirou a máscara durante uma cerimônia de formatura da Escola de Especialistas da Aeronáutica (EEAR) e intimidou a jornalista Laurene Santos, repórter da TV Vanguarda, afiliada da Globo em São Paulo. Ele reclamou da cobrança sobre o uso de máscara e tirou o item de proteção durante a entrevista.

“Eu cuido da minha vida, parem de tocar no assunto”, disse ele no evento em Guaratinguetá (SP). Ao tirar a máscara, disparou: “Vai botar agora que estou sem máscara em Guaratinguetá. Está feliz agora? Essa Globo é uma merda de imprensa, vocês são uma porcaria de imprensa. Cala a boca, vocês são uns canalhas", afirmou o presidente.

Bolsonaro ainda foi em frente: "Vocês fazem um jornalismo canalha, canalha que não ajuda em nada. Vocês não ajudam em nada! Vocês destroem a família brasileira, a religião brasileira, vocês não prestam! A Rede Globo não presta! É um péssimo órgão de informação. Se você não assiste a Globo, você não tem informação. Se assiste, está desinformado".

“Você tinha que ter vergonha na cara em se prestar a um serviço porco que você faz como esse na Globo.”

Jair Bolsonaro

“Pior ainda”

5 vezes em que Bolsonaro gritou e ameaçou acabar com a Globo

Em outubro de 2022, na primeira entrevista após o resultado do primeiro turno das Eleições, Jair Bolsonaro se desentendeu com um repórter do Grupo Globo. O jornalista questionou a declaração do presidente de que haveria fraude na eleição caso ele não conseguisse 60% dos votos. Inicialmente ignorado, o profissional insistiu: “Houve fraude?”.

Bolsonaro ironizou: “Deve ser o cara da 'Folha' falando aí”. O jornalista respondeu: “Não, presidente, eu sou do jornal O Globo”. “Pior ainda! Pior ainda!”, afirmou o chefe do Executivo. O repórter refez o questionamento em voz alta e foi repreendido pelo político: “Espera aí, não grita aqui, não! Não grita! Seja educado, não grite, seja educado”.

Na sequência, o presidente deu atenção a outros profissionais da imprensa e fez críticas à emissora. “Nós vimos em alguns órgãos de imprensa, em especial na nossa querida Globo, fazer uma campanha para o jovem tirar o título... Geralmente, o jovem é mais rebelde, tendencioso a votar na esquerda. A esquerda promete maravilhas ao jovem.”

Acompanhe a TV NaTelinha no YouTube

Resumos de novelas, entrevistas exclusivas, bastidores da televisão, famosos, opiniões, lives e muito mais!

Inscreva-se
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado