Há 18 anos

"Descancelado" pelo SBT, como surgiu o Casos de Família?

Casos de Família surgiu em 2004 e foi reformulado em 2009


Christina Rocha boquiaberta e Regina Volpato
Christina Rocha assumiu em 2009; Regina Volpato estreou em 2004 - Foto: Reprodução/SBT

Cancelado e depois "descancelado" nos últimos dias, o Casos de Família está há 18 anos na grade de programação do SBT e foi desenvolvido como um "projeto secreto" por um grupo de peruanos contratados por Silvio Santos. A informação foi publicada inicialmente pela Folha de S. Paulo em abril de 2004.

Descrito como um programa que discute temas comuns do dia a dia e envolvendo conflitos, o Casos de Família teve o primeiro episódio exibido em 17 de maio de 2004 sob o comando de Regina Volpato. Ela estava na Band News e aceitou o desafio de estar à frente de um formato bastante utilizado nos anos 90 e início dos 2000.

Se antes o gênero era intitulado de "telebarraco", Volpato conduziu o programa de uma maneira que esse rótulo caísse por terra. "Acho pejorativo [o rótulo]. Se a gente olhar para a novela das 21h, as histórias do programa incomodam menos porque são verdadeiras", disse ao jornal O Globo em junho de 2005, quando havia acabado de comemorar um ano no SBT.

Sem dar chance à baixaria, Volpato contou que mudou a maneira de conduzir e investigar os casos. "Não ter posto no ar um caso falso deu mais credibilidade ao meu programa. [...] O compromisso é ouvir os dois lados do conflito e fazer com que as pessoas busquem uma saída. Evitamos dar soluções porque cada um sabe da sua vida. Alguns casos você não resolve, mas encaminha."

Casos de Família estreou nova fase em 2009

Cinco anos depois, Silvio Santos resolveu reformular a atração. Em seu antigo blog, a apresentadora justificou sua saída e reconheceu: "Consegui transformar um tipo de programa desacreditado e desprestigiado em algo inovador. E de valor. Tanto que hoje é referência".

Christina Rocha assumiu o novo formato, que passou a contar com mais bate-boca. A audiência respondeu imediatamente e se manteve intacto na programação até 2013, quando rapidamente passou a ser semanal e apresentado à noite. Não deu certo e logo voltou para as tardes do SBT.

O Casos de Família só degringolou com a mudança de horário para a faixa das 14h20 no fim de novembro de 2021. De lá pra cá, não conseguiu repetir seu bom desempenho, mesmo sendo alavancado agora pela reprise de Esmeralda (2004-2005).

O programa apresentado por Rocha entrou na corda bamba do SBT, conforme o NaTelinha relatou em maio em primeira mão. Os executivos quiseram rifá-lo da grade, mas se esqueceram de avisar Silvio Santos, que ordenou que ele não saísse do ar. Agora, ganhou sobrevida e também investimentos.

Christina Rocha ansiava novos desafios após Casos de Família

imagem-texto

Dois dias depois da notícia do cancelamento do programa, a apresentadora havia usado suas redes sociais para dizer quais seriam seus novos caminhos a partir dali. "O que posso falar pra você é o seguinte: estou com muita garra", iniciou ela, avisando que tinha "mil opções" para o público conhecê-la, independentemente do Casos de Família.

"Agora uma coisa eu sei: tô com muita vontade de ter novos desafios. Ter novos desafios é muito bom porque quando você fica muito tempo fazendo uma coisa, você fica meio ‘acomodado’, vamos dizer assim."

No entanto, o Casos de Família seguirá na programação do SBT. O comunicado da emissora no final de agosto apontava que a atração terminaria na próxima quarta-feira (7), mas Silvio Santos, que tocou o projeto pessoalmente em 2004 e depois na reformulação em 2009, não quis tirá-lo do ar.

Acompanhe a TV NaTelinha no YouTube

Resumos de novelas, entrevistas exclusivas, bastidores da televisão, famosos, opiniões, lives e muito mais!

Inscreva-se
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado