SBT Brasil

Prestes a deixar SBT, Sheherazade critica Flávio Bolsonaro ao vivo

Apresentadora elevou o tom ao falar sobre investigação sobre filho do presidente


Marcelo Torres e Rachel Sheherazade no SBT Brasil
Marcelo Torres e Rachel Sheherazade no SBT Brasil (Foto: Reprodução/SBT)

Prestes a deixar o SBT, Rachel Sheherazade voltou afiada à bancada do SBT Brasil, nesta terça-feira (8). Ela, que não apresenta o telejornal às segundas e sextas nem pode emitir opinião por ordem de Silvio Santos, elevou o tom contra o senador Flávio Bolsonaro, filho do presidente Jair Bolsonaro.

Durante o noticioso, Sheherazade anunciou uma reportagem sobre a operação Furna da Onça, que apura prática de rachadinhas. Ela interrompeu o texto para se posicionar: "Não, rachadinhas não. A palavra certa é peculato. Crime de peculato na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro".

No Twitter, telespectadores disseram que Sheherazade está aproveitando seus últimos momentos à frente do SBT Brasil. A jornalista, ex-crítica ferrenha dos governos do PT, passou a ser atacada por apoiadores de Bolsonaro por criticar o atual governo.

Rachel Sheherazade x Silvio Santos

Rachel Sheherazade foi contratada por Silvio Santos para ser âncora do SBT Brasil em 2011, após o empresário se encantar com seus comentários na TV Tambaú, afiliada da rede na Paraíba. Em São Paulo, teve total liberdade até 2014, quando foi vetada de emitir opiniões no ar ao se envolver numa polêmica quando defendeu "justiceiros" no Rio de Janeiro.

"...E aos defensores dos Direitos Humanos que se apiedaram do marginalzinho preso ao poste, eu lanço uma campanha: faça um favor ao Brasil, adote um bandido!"disse Sheherazade na época. Alguns deputados interpretaram as palavras da jornalista como apologia ao crime.

"Em razão do atual cenário criado recentemente em torno de nossa apresentadora Rachel Sheherazade, o SBT decidiu que os comentários em seus telejornais serão feitos unicamente pelo Jornalismo da emissora em forma de Editorial. Essa medida tem como objetivo preservar nossos apresentadores Rachel Sheherazade e Joseval Peixoto, que continuam no comando do SBT Brasil" disse o SBT em comunicado à imprensa na ocasião.

Em 2014, numa entrevista ao Pânico na Band, Silvio Santos comentou a situação: "O SBT Brasil não é um querido diário, mas, sim, um jornal para informar e não manipular mentes. Ela [Sheherazade] tem liberdade de fazer uma página pessoal, para expor a sua opinião, que não é a opinião de todos”.

Em agosto de 2019, Sheherazade se envolveu num segundo problema editorial com a diretoria da emissora. Representantes do Sifuspesp (Sindicato dos Funcionários do Sistema Prisional do Estado de São Paulo) foram ao SBT pedindo uma retratação após a âncora, nas redes sociais, se referir a carcereiros como “monstros”. A crítica aconteceu num vídeo publicado por ela sobre um massacre ocorrido no presídio de Altamira, no interior do Pará.

Após toda a polêmica, e sofrendo pressões externas, Silvio Santos afastou Rachel Sheherazade da ancoragem do SBT Brasil às sextas-feiras, como forma de punição, e promoveu um rodízio de apresentadoras no dia. No ápice do estresse, a jornalista comunicou que se afastaria das redes sociais, mas antes gravou um vídeo sobre o imbróglio.

"Na verdade eu recebi uma determinação da empresa, na semana passada, eu também fui pega de surpresa, de que eu estaria afastada ás sextas-feiras por tempo indeterminado. Portando, eu não tenho como precisar quando voltarei, ou si voltarei, apresentar o SBT Brasil nas sextas-feiras, excepcionalmente. Quero dizer a vocês que meu contrato segue com a emissora. Eu continuo contratada do SBT. Eu tenho um contrato que segue até setembro de 2020. Portando mais um ano de contrato. Contrato que eu pretendo seguir, que pretendo cumprir, com o sempre cumpri, meu contratos em quase 20 anos", explicou a jornalista. A âncora retornou às redes sociais cerca de dois meses depois, no dia 16 de outubro, diferentes de antes, sem críticas diretas ao presidente Jair Bolsonaro.

Assista ao vídeo e confira a repercussão:

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado