Ela cresceu!

"Mini" Ana Paula Arósio, Rafaela Romolo quer voltar à TV e defende sumiço de atriz

Aos 20 anos, ex-sósia mirim fala pela primeira vez sobre nova propaganda


Rafaela Romolo e Ana Paula Arósio
Rafaela Romolo e Ana Paula Arósio (Foto: Montagem/Acervo pessoal/Reprodução/YouTube)

A atriz Rafaela Romolo se surpreendeu ao entrar em seu perfil no Instagram. Mesmo desatualizado há cinco anos, a conta tem quase 11 mil seguidores. Muitos passaram a acompanhá-la nas últimas duas semanas, desde quando Ana Paula Arósio reapareceu na TV após uma década de reclusão. Rafaela ficou famosa como "sósia mirim" da ex-estrela global.

A garota xodó da publicidade cresceu, porém nunca abandonou a arte. Hoje com 20 anos, ela se formará como atriz na renomada faculdade Célia Helena e tem planos para retomar a carreira iniciada com muito sucesso na infância.

Na publicidade, Rafaela tinha apenas três anos quando contracenou com Ana em uma campanha publicitária da Embratel, e rapidamente ganhou notoriedade como "mini" Ana Paula Arósio. Embora boa parte da semelhança tivesse sido "fabricada" (os olhos verdes, por exemplo, viraram azuis), ela continua muito parecida com a artista.

Rafaela admite ter "sumido" (mas não como sua sósia mais velha, que se refugiou em um sítio no interior de São Paulo) e quer interagir nas redes sociais com os fãs que descobriu ainda ter após a repercussão da 

Ao NaTelinha, a atriz fala pela primeira vez sobre o retorno de Ana Paula e atual fase de sua carreira. Leia abaixo a entrevista exclusiva:

NaTelinha: Você foi muito requisitada nas últimas semanas. Você esperava voltar à mídia dessa forma?

Rafaela Romolo: Não vou dizer que não esperava, porque as pessoas ainda lembram com muito carinho da propaganda. Até hoje me param na rua, me pedem fotos. Imaginava que talvez pudesse ter alguma repercussão, mas não tudo isso. Realmente tem bastante gente me procurando nas redes sociais, querendo que eu fale um pouco sobre isso e a minha carreira agora. Quero retomar as redes sociais, entrar em contato com as pessoas porque vi agora que muita gente quer saber como estou. Recebi mensagens muito carinhosas de pessoas que lembram de mim, e isso me deixa muito feliz.

As pessoas ainda te acham parecida com a Ana Paula Arósio?

As pessoas continuam comparando sim. Por isso é engraçado, porque algumas pessoas dizem: 'Não tem mais nada a ver', mas outras dizem: 'Ainda é muito parecida!', principalmente a região dos olhos. A semelhança impressiona (risos). Eu cresci, mas as pessoas têm a imagem da menininha de três anos que sempre vai ser igualzinha à Ana Paula Arósio. A semelhança existe, mas agora tenho 20 anos e algumas coisas mudam.

O retorno de Ana Paula à TV estimulou seu retorno à mídia?

Não sei se foi a propaganda que me impulsionou a voltar. Planejo desde quando entrei na faculdade Célia Helena, em 2018, estou me formando esse ano. Passei um tempo estudando em Portugal e tenho feito cursos com preparadores de elenco, pessoas que admiro muito: Adriana Pires, Paloma Riani, Fernando Leal, Ana Kfouri, Estrela Straus, Rafael Masini. Estou me preparando para o último semestre. Ainda não escolhemos a peça final, mas fizemos peças com alguns diretores: A Escada, com Gabriel Miziara, Os Tecelões, com a Joana Dória, e tive outros diretores como Fernando Nitsch e Marcelo Lazzaratto. Sim, estou com planos de voltar, mas justamente por todo esse estudo. Acredito que os estudos são nossa principal arma.

Mini Ana Paula Arósio defende sumiço de atriz

Rafaela Romolo durante aula de interpretação na faculdade Célia Helena (Foto: Acervo pessoal/Rafaela Romolo)

Você já queria ser atriz quando ficou famosa na publicidade?

Eu era muito nova, não tinha nem quatro anos de idade e não tinha muita noção do que estava acontecendo. Tenho algumas memórias do meu primeiro dia de gravação. Eu ia muito feliz. Algumas pessoas até chegaram a dizer: 'Foram seus pais, você não gostava!', mas realmente era algo que me encantava muito desde o início. Logo que acabou a propaganda, comecei a estudar na Casa do Teatro, no mesmo lugar onde é a faculdade Célia Helena. E nunca parei. Devo ter parado por um ano, queria focar mais na escola, mas logo voltei porque nunca consegui viver sem isso. É muito importante para mim fazer arte e me comunicar com as pessoas.

Você lembra como foi encontrada para fazer o comercial? Sua mãe chegou a contar o processo?

Sempre me acharam muito parecida com a Ana Paula Arósio. Um certo dia, estava andando na rua, ainda bebê, acho que até de carrinho, uma pessoa parou minha mãe e falou que estava procurando uma menina que parecesse com a Ana Paula e se eu não estava interessada em fazer a propaganda. Minha mãe relutou um pouco, mas acabou me levando, e foi assim que tudo começou. Os meus olhos são claros, verdes, então acho que só clarearam um pouco, deixaram mais azulados. Meu cabelo é enrolado, mas não tão escuro quanto o da Ana. Tenho cachinhos, olhos claros, sobrancelhas um pouco marcadas (risos).

Você gosta de se ver pequena nos comerciais?

Eu passei um tempo sem ver a minha propaganda quando pequena porque acabei esquecendo, mas sempre sou lembrada. Meus amigos até hoje adoram ver e me lembrar dessa época. Agora que tem saído matérias sobre mim, as pessoas vêm falar sobre a propaganda. Decidi revistá-la e foi gostoso lembrar de quando tudo começou. Voltei a ver e é legal ver o tanto que eu cresci, não só pela idade, mas o quanto tenho me dedicado ao teatro e ao audiovisual. Escutei uma frase em que a gente tem que saber de onde a gente veio para saber aonde a gente vai. Costumo levar isso comigo e acho importante voltar a isso, mas também tenho me preparado muito para essa volta de fato. Tenho estudado bastante mesmo.

Você assistiu ao novo comercial com Ana Paula Arósio? Como reagiu? 

Fiquei surpresa. Eu tinha escutado alguns boatos sobre a propaganda e logo fiquei curiosa, porque fazia tanto tempo que ela não estava na mídia. Quando saiu, fui procurar na internet. Achei muito legal. Ela continua linda e talentosíssima. Foi muito legal ter visto agora, mas também ter visto que a Ana Paula é a Ana Paula e eu sou eu, apesar da semelhança física.

Muitas pessoas comentaram a aparência de Ana Paula, quase intacta mesmo dez anos fora da TV. Na sua opinião, o sumiço da mídia fez bem a ela?

Ela me pareceu muito bem e feliz de ter voltado. Não sei se ela tem outros projetos agora que retornou, mas acredito que tenha feito bem para ela. Não sei se o tempo em que ficou fora, mas esse retorno. Ela estava caminhando para ficar um tempo fora pouco tempo depois da propaganda que fizemos. Acho que as pessoas às vezes precisam um pouco de espaço, sabe? Talvez ela tenha sentido essa necessidade. Cada um tem que respeitar muito o seu tempo e o seu momento.

Você aceitaria contracenar com Ana Paula em uma propaganda? 

Eu poderia conversar com as pessoas que me propusessem. Acho que tudo tem que ser conversado, principalmente neste momento em que eu estou agora, de querer voltar. Acho que eu conversaria sim com as pessoas para ver o que poderia ser feito. Seria muito legal.

Quais são seus projetos para o futuro? Gostaria de voltar à TV ou a pandemia atrasou os planos?

Essa pandemia realmente foi uma coisa muito doida não só para mim, mas para todo mundo. Durante o isolamento, consegui focar muito em coisas que não tinha tempo. Tenho conseguido ler bastante, li muitas peças de teatro, tenho assistido a muitos filmes e muitas séries. Para nós, atores e atrizes, acaba sendo um instrumento de trabalho. Esse tempo tem me feito pensar muito sobre os caminhos que quero seguir, tem me feito amadurecer e também estudar. Tenho projetos, mas nada ainda muito concreto ainda. Acho que o principal projeto na verdade é conseguir fazer arte. Independentemente de ser teatro, cinema, TV, quero muito voltar. Acredito que esse seja o principal projeto, continuar estudando e amadurecendo para voltar às telas... ou aos palcos.

Mais Notícias
Outros Famosos

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado