Cantora mirim

Analu, do The Voice Kids, sofre ataques por cabelo e transforma ódio em música

Artista de 12 anos recebeu apoio até da família de Gilberto Gil


Analu Sampaio no The Voice Kids
Analu Sampaio no The Voice Kids (Foto: Artur Meninea/TV Globo)

Enquanto o The Voice Kids não volta ao ar, uma das participantes, Analu Sampaio, usa a quarentena para estudar, cantar e renovar o tom cor de rosa de seus cabelos cacheados, que fizeram sucesso na primeira fase do programa da Globo. Algumas pessoas, ignorando o fato de que a artista tem apenas 12 anos, a ofenderam nas redes sociais por causa do penteado.

"Mulher, vai arrumar esse cabelo" foi um dos comentários recebidos por Analu em seu perfil no Instagram, administrado por seus pais, Diego Áquila e Lily Sampaio. A mãe leu esta e outras reações piores e mostrou para a filha.

"Diego e eu a ajudamos a responder as mensagens que ela recebe. Perguntei: 'Olha, Na, o que você quer que eu responda?'. E ela: 'Quem tem que gostar sou eu, e eu gostei do meu cabelo desse jeito'. Logo depois, ela falou: 'Olha, mãe, por que as pessoas fazem isso? Quando eu vejo o vídeo, posso até não gostar tudo que eu vejo, mas só vou falar daquilo que gostei'", contou a mãe de Analu em entrevista ao NaTelinha.

"Administramos a conta dela no Instagram, mas este comentário não foi privado, foi público. Recebemos também privados, mas filtramos e ela acaba nem sabendo. Já vieram críticas muito pesadas e homens com conversas estranhas. Ficamos de olho o tempo inteiro", alerta o pai da cantora.

Incentivada pelos pais, Analu expôs a ofensa e recebeu mensagens de crianças que passaram pela mesma discriminação por causa do cabelo. A reação inspirou a garota a compor uma música sobre preconceito e auto-aceitação. A canção, publicada no Instagram, se aproxima das 100 mil visualizações. 

No vídeo, Analu diz que quer encorajar as pessoas a serem o que são. Os versos da música dizem: "Eu não vou ser igual a todo mundo só para combinar, nem as meias eu uso em par, quem perde tempo procurando? Estou feliz com minha versão de ser, não vou entrar numa caixa, eu não sou um presente, eu não preciso servir".

"Ensinamos a ela desse jeito, pegar essas coisas e ressignificar. Nunca a pressionamos para nada", diz Diego Áquila, orgulhoso. Lily ajudou a filha a compor. "Quando eu vi a postura dela diante dos haters, percebi que estamos trilhando o caminho certo", celebra a mãe.

Cabelo rosa uniu Analu e neta de Gilberto Gil

A música contra os haters foi elogiada por ex-participantes do The Voice Kids e atuais concorrentes de Analu na Globo, mas dois comentários chamaram a atenção: Preta e Flor, respectivamente filha e neta de Gilberto Gil.

"Tão importante ver uma menina linda tão nova pensando assim! Fora que amei a voz, a música, tudo!", parabenizou Preta Gil.  Sua linda maravilhosa! Música mais linda, caiu até uma lágrima!", elogiou Flor, que é filha de Bela Gil. O pai da cantora mirim diz que o cabelo rosa a aproximou da família do ídolo da MPB. 

"Antes mesmo do The Voice Kids, Flor já disse que gostava de Analu por causa do cabelo rosa, porque ela também pinta. Elas passaram a conversar a partir do The Voice Kids. Já marcaram de ver um filme pela Netflix, uma liga para a outra, mostram o que estão cantando. Esses dias, Analu cantou Ladeira da Preguiça [música de Gilberto Gil], e o Gil mandou um alô para ela", conta Diego.

Analu empoderou a mãe

A música de Analu contra as mensagens de ódio tocou o coração de sua mãe duas vezes: por ser sua filha e por também ter sofrido discriminação na infância e adolescência. Lily relembra que a garota, quando era bem mais nova, a ajudou a aceitar o próprio corpo.

"Durante muito tempo, meu cabelo era liso. Fiz todas as chapinhas e escovas progressivas possíveis para me sentir aceita socialmente, dentro do padrão liso. Até que a própria Analu, quando tinha só três anos, questionou porque eu fazia isso com meu cabelo se eu achava o dela bonito. Aquilo mexeu muito comigo. Decidi passar pela transição capilar e me assumi cacheada", afirma a mãe da cantora.

Suspenso em 15 de março, o The Voice Kids retornará em 13 de setembro com os melhores momentos da quinta temporada. A fase dos shows ao vivo será transmitida nos dias 20 e 27 de setembro, mas os 24 participantes se apresentarão pela internet. Os finalistas irão aos Estúdios Globo nos dois últimos programas, em 4 e 11 de outubro.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado