Coronavírus

Globo impõe distanciamento e proibições para retomar novelas

Ator do elenco de Amor de Mãe revela protocolo sigiloso da emissora


Regina Casé em Amor de Mãe
Regina Casé em Amor de Mãe (Foto: Reprodução/TV Globo)

 

A Globo já retomou a gravação das novelas encurtadas em função do novo coronavírus. A pandemia, que suspendeu as produções durante cinco meses, também obrigou a emissora a adotar sigilosos protocolos de segurança para conseguir terminar as tramas das sete e das nove.

As novas regras foram reveladas pelo ator Thiago Reis, que integra o elenco de apoio de Amor de Mãe, durante entrevista com o roteirista Silvio Cerceau, transmitida nesta quinta-feira (13) no Instagram.

Em reunião com o elenco, nesta semana, a Globo revisou as medidas de segurança e higiene para a continuidade dos trabalhos. A emissora fechou os restaurantes e proibiu os atores de levarem a própria comida.

"Não pode levar comida de casa. Tem alimentação, só que come perto de ninguém. Pessoas com touca de TNT, máscara, luva, entregam sua comida em um componente onde esteriliza as mãos. Todo o processo está sendo muito demorado, porque como você tem que fazer esse passo a passo, de pessoa para pessoa e tem que se alimentar de dois em dois metros de distância, em horários intercalados, está sendo algo que acaba atrasando a produção um pouco”, afirmou o ator.

Outro processo que demora as gravações é a caracterização. Da prova de figurino à maquiagem, os atores precisam respeitar todas as diretrizes para evitar qualquer contato desnecessário.

“Ontem, eu tive uma cena com o Humberto Carrão e o Murilo Benício. Cada um tem o seu camarim. Se chego com essa roupa na Globo, você tem sacos e capas onde coloca sua roupa e ela fica isolada. Fui fazer teste de figurino há uma semana, e todas as roupas da prova já estavam higienizadas. Ninguém tem contato com a roupa com a qual eu vou gravar, nem com sapato, com meia”, contou Thiago Reis.

"As meninas têm o seu kit de maquiagem, e para os rapazes, no máximo para tirar uma oleosidade, tapar uma espinha ou um pouquinho de olheira, tem uma pessoa que atende um por vez, e ela usa materiais diferentes também. Ela pega outro totalmente esterilizado, higieniza as mãos, higieniza o local. O que está sendo mais demorado em uma produção hoje, uma novela, é a caracterização dos atores”, prosseguiu o ator.

Entre outras determinações, a Globo extinguiu figurantes e grava com poucos atores, sempre respeitando o distanciamento social durante as cenas. A equipe dos bastidores devem vestir roupa especial, devidamente esterilizada, para acompanhar as gravações.

"Não tem mais figuração. Estão intercalando os atores, essa galera que foi contratada para poder fazer acontecer a história”, contou Thiago Reis, que chegou a gravar cenas de Amor de Mãe antes da pandemia.

"Todo o elenco foi testado para o novo coronavírus. Para os diretores, assistentes de direção, produção, é respeitada uma distância de dois metros, onde quem chega passa por aquele tapete que higieniza até o sapato, coloca uma roupa de TNT do braço até o pescoço. Eles têm que fazer esterilização das mãos e também tem álcool isopropílico para poder esterilizar celular, chave de carro”, detalhou.

Em cada portaria, seguranças medem a temperatura dos funcionários, que devem circular sempre de máscara nas dependências dos Estúdios Globo. O item facial é trocado a cada duas horas. Se necessário, a gravação é interrompida para a substituição do equipamento de proteção.

TAGS:
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado