Atentado

Bolsonaro repudia ataque de homem armado contra jornalistas da Globo

Rapaz invadiu jornalismo da emissora atrás de Renata Vasconcellos; veja resposta do presidente


Homem fez repórter da Globo de refém na sede da emissora
Homem fez repórter da Globo de refém na sede da emissora - Foto: Divulgação

O presidente Jair Bolsonaro repudiou o ataque de um homem armado contra jornalistas da Globo. Ele invadiu a sede do jornalismo da emissora, no Jardim Botânico (Rio de Janeiro), na tarde desta quarta-feira (10) e fez de refém a repórter Marina Araújo. O criminoso seria fã da jornalista Renata Vasconcellos e teria ido até o local por ser aniversário da jornalista, que completa 48 anos hoje.

"Repudio completamente qualquer ato de violência contra profissionais da imprensa, o que vai na contramão de nossa defesa histórica e irrestrita da liberdade de expressão e de informação, seja a favor ou contra qualquer governo", escreveu o presidente no Twitter.

"Presto solidariedade às jornalistas Marina Araújo e Renata Vasconcellos, que foram alvos desse atentado covarde e inaceitável. Que o caso seja apurado brevemente e o autor punido com o rigor da lei!", concluiu Bolsonaro.

De acordo com a Polícia Militar, o sujeito fez Marina Araújo de refém ainda nas proximidades da emissora e entrou no prédio gritando pelo nome de Renata. A polícia foi acionada rapidamente e o homem acabou se entregando para os policiais depois de muita conversa para acalmá-lo.

A própria Renata teria aparecido para ajudar na negociação, que foi mediada por Ali Kamel, Diretor Geral de Jornalismo. A repórter não se feriu e foi encaminhada para o ambulatório a fim de receber tratamento psicológico.

NaTelinha entrou em contato com a assessoria de comunicação da Globo, que emitiu o seguinte comunicado sobre o episódio:

"Na tarde desta quarta-feira, um homem invadiu a sede da TV Globo, no Jardim Botânico, portando uma faca. Ele fez a repórter Marina Araújo refém. A segurança da Globo rapidamente agiu, isolou o local e chamou a PM. O comandante do 23° batalhão da corporação, coronel Heitor Henrique Pereira, compareceu à emissora e conduziu a negociação. O homem, que ameaçava a jornalista, liberou a repórter após alguns minutos. Marina e todos os funcionários que estavam no local não se feriram e passam bem.

A Globo repudia com veemência todo tipo de violência. Foi obra de alguém com distúrbios mentais, sem nenhuma conotação política. Um homem que exigia ver a jornalista Renata Vasconcellos. Seguindo instruções do comandante Heitor, Renata compareceu ao local onde estava Marina e o invasor. Tão logo ele a viu, largou a faca e libertou Marina. Foi preso imediatamente. A TV Globo agradece à PM, ao coronel Heitor e a todos os policiais, cuja condução foi exemplar. Marina se comportou com coragem, serenidade e firmeza, sendo fundamental para o desfecho da situação. Renata foi corajosa, desprendida, solidária e absolutamente imprescindível para que tudo acabasse bem. As duas profissionais estão bem. E foram recebidas pelos colegas com carinho e emoção".

Segue a posição da assessoria de imprensa da Polícia Militar: "A Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado de Polícia Militar informa que, na tarde desta quarta-feira (10/6), um homem portando uma faca fez uma mulher refém nas proximidades do prédio de uma emissora de TV no Jardim Botânico. Na sequência ele forçou a entrada na emissora reivindicando falar com uma jornalista. O 23ºBPM foi acionado e iniciou a negociação já dentro do prédio. O próprio comandante da unidade estabeleceu dialogou com tomador de refém e o demoveu da iniciativa. A vítima foi libertada sem ferimentos. O preso foi conduzido à 15ª DP (Gávea) para registro dos fatos".

Confira o momento:

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado