Protestos

Em vídeo com Silvio e Lívia, Maisa prova ser antirracista desde os nove anos

Famosas elogiam apresentadora por posicionamento correto desde a infância


Silvio Santos, Maisa e Lívia Andrade
Silvio Santos, Maisa e Lívia Andrade no Jogo das 3 Pistas, em 2011

No dia em que famosos e anônimos protestaram em repúdio à violência contra negros, uma fala de Maisa viralizou nas redes sociais. Em vídeo, a artista do SBT, então com nove anos, diz para Silvio Santos e Lívia Andrade: "Eu sou contra o racismo!".

O trecho do Jogo das 3 Pistas, exibido em 4 de setembro de 2011, rendeu 1 milhão de visualizações em menos de 24 horas. Artistas como Lellê e Linn da Quebrada compartilharam o protesto de Maisa, que também riu de sua maturidade precoce.

"Militante mirim", escreveu em sua rede social. No diálogo, Maisa conversa com Silvio Santos sobre sua viagem à Disney e mostrou como estava mais bronzeada. O apresentador discordou respondendo que ela e Lívia eram "irmãs por parte de brancura".

"E você também", rebateu Maisa, com toda sua inteligência e ingenuidade. Silvio concordou, e Lívia entrou na conversa falando que tomar sol faz para a saúde.

"É mais saudável, né, Maisa?", disse a artista. A garotinha, entretanto, pensou que "mais saudável" era ser branco e retrucou a colega.

"Não! Eu sou contra o racismo!", gritou. Lívia ficou sem entender, e a apresentadora mirim prosseguiu seu protesto: "Eu sou contra o racismo! Temos que gostar de todas as pessoas, independentemente da cor!"

 

Lívia chamou Maisa de "xaropeta" e explicou melhor sua fala. Nas redes sociais, ela recebeu elogios por ser sensata desde a infância e explicou por que aprendeu desde cedo a ser antirracista.

"Um dos maiores privilégios que eu tenho é a minha família. Meus pais sempre me ensinaram sobre respeito, mas quando se trata de racismo sempre foi mais pessoal porque meu pai é preto, minha mãe é branca e eu cresci com as diferenças de tratamento escancaradas na minha cara. Eu os amo muito, por isso sempre procuro me posicionar de acordo com aquilo que fui ensinada em casa. Não só por uma tag, ou muito menos porque esperam isso de mim, mas para orgulhar os meus pais e honrar o legado deles aonde quer que eu vá!", escreveu Maisa no Twitter.

"Sempre que vocês me elogiam, vocês elogiam a educação deles. Sei que muitos de vocês vêm de famílias diferentes, então se esse diálogo não começou dentro de casa procure se informar pela Internet, jornais, consumindo e apoiando conteúdos de pretos. Comece escutando e reconhecendo a melhor maneira de ajudar", complementou.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado