Covid-19

Coronavírus gera prejuízo milionário na TV mexicana

Televisa e Azteca anunciam crise financeira em função da pandemia


Televisa e Azteca, as duas maiores redes de TV do México
Televisa e Azteca, as duas maiores redes de televisão do México

A crise provocada pelo novo coronavírus atingiu a TV no México, segundo país da América Latina com mais mortes e casos confirmados de Covid-19, atrás apenas do Brasil. As duas maiores redes, Televisa e Azteca, acumulam prejuízos milionários desde o início da pandemia.

A Televisa registrou no primeiro trimestre de 2020 perda líquida de 890 milhões de pesos (aproximadamente R$ 214 milhões), em decorrência da desvalorização da moeda local e da fusão com a rede hispânica Univision, que opera nos Estados Unidos.

No campo artístico, as gravações de novelas retomaram com novas regras. Máscara e álcool gel se tornaram itens obrigatórios nos estúdios, e capítulos precisaram ser alterados para evitar contato físico, medidas semelhantes às adotadas pela Globo para voltar a gravar Amor de Mãe e Salve-se Quem Puder a partir de julho.

“Houve cenas de beijos que tiveram que excluir. Em outra cena, meu personagem comemoraria aniversário e todo mundo me abraçaria, mas mudaram os cumprimentos para códigos e toque de pés”, contou o ator Ricardo Margaleff, intérprete de Agustín na novela Te Doy a la Vida, ao jornal El Universal.

O balanço financeiro da TV Azteca no início do ano também ficou comprometido em função da Covid-19. Nos três primeiros meses, amargou prejuízo de 277,6 milhões de pesos mexicanos (mais de R$ 66 mi). As vendas de publicidade caíram 26%, segundo a rede, pela depreciação da moeda e pela crise na saúde.

“A incerteza ante o impacto negativo da chegada da Covid-19 ao México impediu atingirmos os objetivos esperados, posto que o gasto com publicidade por parte de nossos clientes se reduziu consideravelmente”, afirmou Esteban Galíndez, director general de Finanças da TV Azteca.

Para evitar um prejuízo maior na audiência, a rede voltou a exibir novelas, retiradas da programação em 2016 para dar lugar a realities como Exathlon (Exatlón) e The Voice (La Voz). A trama colombiana Betty, A Feia, sucesso no Brasil pela RedeTV!, será reprisada a partir da próxima segunda-feira (01).

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado