Globo

Aventura na serra catarinense é destaque no Globo Repórter

Conheça as belezas da região


Globo Repórter
Globo Repórter

No Globo Repórter desta sexta-feira, dia 22/05, acompanhe os quilômetros percorridos em seis dias de caminhada pelos campos de altitude mais selvagens do Brasil, rumo ao teto da serra catarinense. 

A serra catarinense é cheia de segredos, como a lenda dos tesouros escondidos no Campo dos Padres. Em meados do século XVIII, padres jesuítas expulsos pela Coroa portuguesa tiveram que abandonar suas missões e traçaram uma rota de fuga. Nos acampamentos pelo caminho, enterravam seus tesouros. Centenas de anos depois, ainda há quem acredite que existe ouro na região. O programa também atravessa a cavalo a região de Coxilha Rica que, apesar de ser extensa como o município do Rio de Janeiro, tem apenas 400 moradores.

Outro segredo da região é o mel de melato, que não vem das flores, mas da bracatinga, e é mais conhecido na Alemanha do que no Brasil. Escuro, menos açucarado e difícil de cristalizar, o melato é usado em estudos sobre a prevenção do envelhecimento. Já a goiaba serrana, rica em vitamina C e com baixo teor calórico, é apontada pelo Ministério do Meio Ambiente como uma das frutas do futuro.

O Globo Repórter vai ao ar logo após mais um capítulo da novela Fina Estampa, começando a partir das 22h40 (horário de Brasília), na tela da TV Globo.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado