Jogos históricos

Globo tem direitos sobre as reprises de futebol?

Emissora reexibirá títulos de clubes a partir deste domingo


Globo reprisará título mundial do Corinthians
Globo reprisará título mundial do Corinthians, em 2012

Após representar títulos da seleção brasileira, a Globo resgatará jogos históricos dos times para suprir a paralisação dos campeonatos de futebol em função da pandemia de coronavírus. As reexibições levantam a seguinte discussão: clubes e atletas têm direito a receber alguma quantia pelas reprises?

A Globo paga aos clubes uma cota de exibição dos campeonatos, e os times repassam aos jogadores os direitos de imagem referentes às transmissões. A emissora propôs reduzir este valor por causa da suspensão dos torneios, afetando diretamente o balanço financeiro dos times.

A Globo desembolsa R$ 1,1 bilhão aos 20 clubes da primeira divisão do futebol brasileiro. Segundo o blogueiro Marcelo Rizzo, do UOL, a emissora ofereceu às equipes pouco mais de R$ 396 milhões por mês, entre abril e junho, período sem competições oficiais, aumentando a quantia gradualmente.

Times e atletas também recebem o direito de arena, pelo recebimento de parte dos valores pagos pela transmissão de TV decorrente da exposição do jogo. Em uma comparação bem simples, é como o dinheiro pago a atores quando uma novela é reprisada.

A Fenapaf (Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol) chegou a ser consultada sobre uma eventual ação para cobrar das emissoras alguma quantia referente às reprises, porém os contratos dos clubes com as emissoras não delimitam a vigência para reexibições, como se o direito fosse “vitalício”, de acordo com o jornal mineiro O Tempo.

Procurada pelo NaTelinha, a Globo diz que não precisa pedir autorização nem negociar com os clubes os direitos de jogos nacionais, ao contrário de partidas da seleção brasileira, que precisaram do aval da Fifa.

"Não existe essa negociação, pois no caso de jogos do futebol nacional, a Globo tem amplo direito sobre o acervo, sem necessidade de autorizações específicas”, informa a emissora.

No próximo domingo (17), a Globo representará Corinthians x Chelsea (ING), final do Mundial de Clubes da Fifa, em 2012, para São Paulo, e Flamengo x River Plate (ARG), final da Copa Libertadores da América, em 2019, para o Rio de Janeiro.

TAGS:
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado