Exclusivo

Coronavírus forçará Globo a estourar orçamentos de novelas suspensas

Emissora terá de renovar com elenco que tem contrato por obra


Humberto Carrão e Nanda Costa
Globo vai renovar contrato de quem trabalha por obra - Foto: Divulgação

Preocupada em problemas para retomar suas produções depois do fim da quarentena por causa da pandemia do novo coronavírus, a Globo decidiu que irá renovar os contratos de artistas que estão trabalhando por obra e envolvidos em projetos paralisados com a suspensão das gravações, como Amor de Mãe e Salve-se Quem Puder. Com isso, os orçamentos de diversas produções serão estourados comprometendo seu rendimento financeiro.

Segundo apurou o NaTelinha, a emissora carioca vai utilizar uma cláusula que possui em todos os seus contratos, mesmo os fixos, para não perder nenhum dos artistas que estão trabalhando por produção. Consta nos acordos que a renovação acontece automaticamente se a Globo procurar o contratado dentro do prazo estipulado, normalmente girando em torno de um mês antes do vencimento.

Além de parte do elenco de Salve-se Quem Puder e de Amor de Mãe., a emissora não abrirá mão de profissionais que já estavam gravando séries para o Globoplay, como Aruanas e Anjo de Hamburgo.

Nomes como Irandhir Santos (foto/abaixo) e Humberto Carrão, ambos da novela das 21h, não possuem contrato fixo e são peças fundamentais na movimentação da história de Manuela Dias, por isso a direção de dramaturgia do canal acredita que precisa agir o mais rápido possível para não perdê-los. Esta posição é diferente dos artistas que possuem acordo longo e que tiveram seus salários diminuídos por conta da suspensão das gravações.

Coronavírus forçará Globo a estourar orçamentos de novelas suspensas

A reportagem conversou com funcionários da Globo que, sob a condição de sigilo, explicaram o funcionamento do contrato com artistas da emissora. Segundo essas mesmas fontes, todo acordo possui uma cláusula de preferência para renovação e que é automática, desde que se envie uma notificação oficializando o interesse em renovar, normalmente dentro de um prazo de até um mês antes do vencimento para casos por obra e seis meses antes para quem tem contrato fixo.

Esta cláusula de preferência, no caso de artistas fixos, costuma renovar automaticamente por mais um ano o vínculo do ator ou atriz com a Globo. Já profissionais que assinam apenas por obra, a renovação automática é normalmente para mais três meses, tempo que poderá ser insuficiente por causa da quarentena, que não tem prazo para encerramento.

Globo pode gastar alto para renovar contratos

Para manter o vínculo com esses artistas que estavam contratados por obra, a Globo poderá ter de desembolsar uma alta quantia financeira, segundo apurou o NaTelinha. É que, para assinar com os artistas, a emissora fez um vínculo de um ano no caso das novelas e seis meses para as produções de séries, o vínculo terá de ser quase o dobro, dependendo do período que dure a quarentena.

No caso de Amor de Mãe, a tendência é de que o orçamento para o elenco estoure em mais de 40% e em Salve-se Quem Puder o número deve chegar a algo em torno de 20%. Já para as séries o aumento é bem maior, uma vez que boa parte não possui vínculo por obra. Anjo de Hamburgo, que tem em seu elenco nomes internacionais, os valores poderão mais que dobrar. Procurada, a Globo não respondeu às mensagens até a publicação da reportagem.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado