Fora do ar

Marcão do Povo é suspenso pelo SBT após sugerir campo de concentração a infectados

Jornalista vai deixar o Primeiro Impacto por tempo indeterminado


Marcão do Povo durante o Primeiro Impacto
Marcão do Povo foi afastado pelo SBT após citar campos de concentração para tratar do coronavírus - Foto: Divulgação

O apresentador Marcão do Povo foi suspenso pelo SBT após sugerir, durante o Primeiro Impacto da última terça-feira (07), que o Governo Federal deveria criar campos de concentração para levar todos os casos de coronavírus para evitar que a doença se espalhasse pelas cidades.

A emissora confirmou o afastamento por meio de nota enviada à imprensa e pediu desculpas a quem tenha se sentido ofendido com as declarações, que repercutiram na web somente nesta quarta (08). 

A partir de amanhã (09), segundo antecipado pelo colunista Maurício Stycer, do UOL, o Primeiro Impacto terá toda sua duração de 6h30 dividida entre os outros titulares, Dudu Camargo e Márcia Dantas.

Durante o jornalístico, Marcão do Povo falou dos campos de concentração enquanto argumentava sobre um meio para acabar com o coronavírus no Brasil. “Não seria interessante pegar o exército, aeronáutica e a marinha para montar um campo de concentração, de cuidado, com equipamentos sofisticados, com profissionais qualificados e colocar essas pessoas com problemas ou com sintomas?”, afirmou.

O caso não ganhou repercussão logo depois da afirmação, mas ele postou trecho do programa nos stories de seu Instagram pouco antes de entrar no ar nesta quarta-feira (08) e acabou viralizando a tal ponto do termo "campos de concentração" ter ocupado os principais assuntos do dia na internet.

Algumas pessoas lembraram o antagonismo da afirmação de Marcão do Povo com o fato de Silvio Santos, dono do canal, ser judeu. Houve também quem citasse o fato da frase ter sido dita no dia em que se inicia o período do Pessach, que é a Páscoa para o judaísmo.

Marcão do Povo e a nota do SBT

Marcão do Povo é suspenso pelo SBT após sugerir campo de concentração a infectados

O SBT confirmou o afastamento de Marcão do Povo do Primeiro Impacto por meio de nota oficial assinada por sua diretoria e divulgada no meio da tarde desta quarta. Confira na íntegra:

"Ontem, durante a exibição do programa jornalístico Primeiro Impacto, o apresentador Marcos Paulo Ribeiro de Morais, popularmente conhecido como Marcão do Povo, se utilizou do espaço em nosso jornal para expressar uma opinião de cunho pessoal que dizia respeito ao tema tão delicado que o mundo e nosso país atravessam: a COVID-19.

Gostaríamos de esclarecer ao público, às autoridades, àqueles que estão na linha de frente ao combate incessante da pandemia e, em especial, às pessoas vitimadas, que de forma alguma a opinião expressada pelo apresentador reflete o pensamento, a atitude e o respeito que a emissora tem pelo momento atual. Temos total consciência da relevância do assunto e temos, a todo momento, nos preocupado em informar e esclarecer de forma isenta e imparcial os acontecimentos e as providências que as autoridades e todos brasileiros estão adotando para vencermos essa enorme crise de saúde já presente, e a econômica que se avizinha.

Desta forma, sinceramente lamentamos que o apresentador tenha usado nossa plataforma de modo que contraria tão profundamente os nossos princípios. A todos que de alguma forma possam ter se ofendido ou mesmo se indignado com as opiniões pessoais do apresentador, nossas mais sinceras desculpas.

Nossos profissionais de Jornalismo seguirão na dura missão de bem informar, sempre preocupados com o bem estar de todos os brasileiros.

O apresentador foi suspenso de suas funções.

Respeitosamente,

A Diretoria"

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado