Tá chegando

Estreia da CNN Brasil: Raio-x dos canais de notícias do Brasil

Nova emissora terá forte concorrência


CNN Brasil
CNN Brasil estreia neste domingo (15) - Foto: Divulgação

A CNN Brasil estreia neste domingo (15) e a expectativa é que consiga enfrentar a GloboNews no segmento de jornalismo da TV paga, alcançando a liderança. Para isso, a emissora contratou profissionais prestigiados, como William Waack e Monalisa Perrone, na tentativa de atrair o público.

Mais de um ano formatando sua programação e contratando jornalistas de peso, a partir das 20h será mostrado definitivamente ao público qual modelo o canal irá adotar para angariar audiência, ter prestígio e obter o sucesso desejado.

Além dos nomes já citados, a CNN Brasil ainda terá em seu time Reinaldo Gottino, Evaristo Costa, Phelipe Siani, Mari Palma, Luciana Barreto, Marcela Rahal, Cris Dias, Caio Copolla, Gabriela Prioli, Diego Rezende, entre tantos outros.

Com uma programação que promete oferecer jornalismo 24 horas por dia, com quase 18 horas de conteúdo ao vivo, o início do canal pago se dará através de uma revista eletrônica e a transmissão do debate do Partido Democrata dos Estados Unidos entre os dois candidatos que lutam para concorrer ao cargo de Presidente do país norte-americano contra Donald Trump, do Partido Republicano. Por conta disso, o NaTelinha fez um raio-x das concorrentes da CNN Brasil.

Confira o resumo abaixo:

Record News

Estreia da CNN Brasil: Raio-x dos canais de notícias do Brasil

O canal estreou no dia 27 de setembro de 2007 e marcou as comemorações de 54 anos da Record. A emissora investiu cerca de sete milhões de dólares para comprar equipamentos e contratar mais de 250 profissionais, oferecendo um espaço na redação de 1.000 m² com 60 posições e um estúdio para gravações.

O objetivo do canal era vencer a GloboNews e se tornar a principal emissora de jornalismo do Brasil. Quase 13 anos depois, a Record News foi eleita o sétimo veículo de comunicação mais admirado do país, em 2014, de acordo com pesquisa feita pelo Jornal Meio&Mensagem.

No último quadrimestre do ano passado, a emissora teve um alcance de 23.715.930, segundo dados divulgados pelo jornalista Ricardo Feltrin, do Uol, Portal de Notícias parceira do NaTelinha.

Atualmente, o carro-chefe da grade da emissora é o Jornal da Record News, comandado por Heródoto Barbeiro. Com uma hora de duração, sendo exibida de segunda a sexta, a partir das 21h, a produção tem um estilo analítico, tendo a participação de comentaristas e convidados que debatem sobre política, saúde, economia, esportes, mídias e tecnologias.

O telejornal também é transmitido nas plataformas digitais através do Portal R7. Durante os intervalos comerciais na TV aberta, a atração continua a ser exibida aos internautas, dando maiores oportunidades aos comentaristas e convidados do dia de poderem debater um pouco mais.

Uma das provas do bom desempenho do JRNews ocorreu em 2014. No dia 21 de outubro daquele ano, o programa comemorou 900 edições entrevistando o ex-ministro da Fazenda, Gudi Mantega, e teve seu maior índice naquele período, ocupando a quarta posição na sua faixa de exibição.

Em 2012, a produção ainda ganhou o Prêmio ABECIP de Jornalismo na categoria Responsabilidade Social na Construção Civil e Educação Financeira.

BandNews

Estreia da CNN Brasil: Raio-x dos canais de notícias do Brasil

A BandNews apresentou um projeto ousado ao mercado publicitário no começo dos anos 2000, tendo como objetivo bater de frente com a GloboNews, única emissora paga de jornalismo do Brasil. Seu formato inicial era o de headline, com notícias curtas de 15 minutos que se repetem e se atualizam ao longo do dia, para depois começar a inserir programas de entrevistas e debates.

Em 19 de março de 2001, o canal pago entrou no ar e se transformou no primeiro canal de notícias do Brasil a exibir somente jornais durante 24 horas por dia, com um investimento de seis milhões de dólares, tendo transmissão das operadoras , TVA e operadoras da NeoTV, estando disponível inicialmente para cerca de 1 milhão de assinantes. Nos últimos quatro meses do ano passado, a BandNews teve um alcance de 10,4 milhões de pessoas.

Atualmente, o carro-chefe da emissora é o Jornal BandNews. A produção tem três edições e dá um giro de notícias dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo, com direção de Fernando Mitre.

As duas primeiras edições têm duração de uma hora, sendo que a primeira começa às seis da manhã e a segunda a partir das seis da noite. A terceira parte tem início previsto às 23h30 e término para 00h00.

GloboNews

Estreia da CNN Brasil: Raio-x dos canais de notícias do Brasil

Lançada em 15 de outubro de 1996, a GloboNews se tornou a maior potência de emissora de jornalismo do Brasil. Nos últimos anos, o canal foi o mais visto na TV fechada em sua categoria, vencendo Record News e BandNews.

Com produções ao vivo que trazem convidados e comentaristas políticos, é muito comum a emissora repercutir nas redes sociais por conta das opiniões dos envolvidos nas atrações.

Em 2014, foi eleito o segundo veículo de televisão por assinatura mais admirado do Brasil, de acordo com pesquisa feita pelo Índice de Prestígio de Marca do Jornal Meio&Mensagem.

O carro-chefe do canal é o Jornal das Dez, transmitido em horário nobre. Heraldo Pereira é o âncora e vários nomes importantes do jornalismo da Globo debatem sobre questões políticas do Brasil e do mundo pelos estúdios ou vídeo conferência.

Nas eleições de 2018, por exemplo, houve muita repercussão por conta das opiniões dos analistas, como Miriam Leitão, Cristiana Lôbo, Merval Pereira, Gerson Camarotti, entre outros.

Apesar de ser líder no seu segmento na TV paga, com a chegada da CNN Brasil, a alta cúpula da emissora modificou a programação e viu sua audiência crescer, conforme noticiou o NaTelinha recentemente.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado