Problema

Encontro é vetado para menores de 10 anos pela Justiça, após Ludmilla cantar Verdinha

MJ entendeu que atração apresenta conteúdos inadequados para Classificação Livre


Ludmilla se apresentando no Encontro
Ludmilla cantou Verdinha no Encontro e fez programa perder o selo Livre de Classificação Indicativa - Foto: Reprodução

A apresentação de Ludmilla no Encontro, quando cantou a música Verdinha, rendeu conseqüências ao programa de Fátima Bernardes. O Ministério da Justiça mudou a classificação indicativa do matutino da Globo e o considerou não recomendado para menores de dez anos.

Para o MJ, o programa apresenta conteúdos relacionados a assuntos como violência, bullying, consumo de drogas ilícitas e insinuação sexual. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União da última quinta-feira (12) e já está em vigor.

O Encontro passou a ser monitorado pelo Ministério da Justiça após a funkeira Ludmilla ter se apresentado no dia 23 de dezembro e cantado a música Verdinha. A repercussão foi imediata nas redes sociais, já que muitas pessoas consideraram que a letra serve de apologia ao uso da maconha. Diante de denúncias, o Ministério da Justiça entrou em ação e pediu um esclarecimento para a emissora. A Globo também foi informada de que o programa passaria a ser monitorado por um período de 30 dias.

O resultado do monitoramento foi o veto para menores de dez anos. Em termos práticos, no entanto, nada muda, já que a Classificação Indicativa não possui vínculo com o horário de exibição, desde a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal), em 2016. Isso significa que, mesmo não sendo mais livre para todos os públicos, o Encontro poderá seguir normalmente no horário em que é exibido, às 10h30.

Encontro com nova Classificação

A publicação do Ministério da Justiça, além de determinar a alteração na Classificação Indicativa do programa de Fátima Bernardes, também definiu que a Globo deverá exibir a nova Classificação num prazo de até cinco dias, ou seja, já a partir da próxima semana a atração deverá ser iniciada com o selo de não recomendável para menores de dez anos.

Procurada, a Globo enviou a seguinte resposta. "Vamos recorrer, pois entendemos que o conteúdo do programa está adequado à classificação livre, além de alinhado ao Código de Princípios e Valores da Globo no vídeo"

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado