Folia

Raio-X da folia: Como as TVs se preparam para cobrir o Carnaval

Emissoras transmitirão as festas de SP, Rio, Salvador, Recife e os seus bastidores


Logos do carnaval da Band e SBT, Leo Dias e Fátima Bernardes
Emissoras farão cobertura do carnaval 2020 - Foto: Divulgação

O Carnaval 2020 começa oficialmente nesta semana, a partir da próxima sexta-feira (21), e as emissoras de TV aberta já se preparam para uma grande cobertura de uma dos maiores eventos do Brasil. Das principais redes, apenas a Record não deve ter um acompanhamento especial da festa, que será vista de perto por Globo, SBT, Band e RedTV!, cada um a seu estilo.

A cobertura do Carnaval terá detalhes que irão dos desfiles das escolas de samba, tanto no Rio de Janeiro quanto em São Paulo, passando por Salvador e até os bastidores dos famosos na festa.

Confira como cada emissora se prepara para cobrir a folia:

Band

Raio-X da folia: Como as TVs se preparam para cobrir o Carnaval

Uma das pioneiras em transmissão do carnaval de Salvador, a Band irá aumentar seus horizontes em 2020 e colocará sua equipe para trabalhar nos quatro cantos do Brasil. Com apresentação de Ju Moraes e Ju Guimarães, a emissora promete 20 horas de transmissão da festa mais popular do Brasil.

Os trabalhos começaram no último sábado (15) e os principais blocos de ruas de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte ganharam espaço na tela do canal do Morumbi. Mas a abertura oficial acontecerá na próxima sexta-feira (21), em Salvador, além de ter flashes do Sambódromo do Anhembi, em São Paulo, que terá a primeira noite dos desfiles das escolas de samba.

No sábado (22), os foliões poderão acompanhar os bastidores do tradicional Baile do Copacabana Palace, no Rio de Janeiro. Celebridades e empresários se reúnem no luxuoso hotel para festejar.

“Acho que esse ano será ainda mais gostoso. Eu já me sinto mais próxima do espectador da Band e acredito que isso vai ajudar na nossa conexão. O grande barato do Band Folia é poder mostrar para o mundo o quanto nosso Carnaval é rico e democrático. Temos a maior festa popular do planeta acontecendo em vários lugares do país e vamos transmitir essa diversidade. Quero que as pessoas tirem o pé do chão em casa e sintam essa energia”, afirmou Ju Moraes.

Já Ju Guimarães foi convidada para apresentar o programa no circuito Barra-Ordina e ficou muito feliz. “É a realização de um sonho. Saber que farei parte disso tudo está me fazendo transbordar de alegria. Fora que ancorar a transmissão com a Ju Moraes vai ser uma experiência incrível porque já a admirava como cantora e, no ano passado, me surpreendi com ela apresentando o Carnaval. Estou muito ansiosa", diz a jornalista que, como uma boa baiana, é apaixonada pela folia. "Nosso povo é festeiro por natureza e durante os dias de evento vemos encontros de gerações e classes curtindo em harmonia, sem distinções. Isso é muito lindo! Temos artistas diferenciados, as músicas são carregadas de referências da nossa cultura. A gente passa o ano inteiro esperando esse momento chegar”, declarou.

A emissora ainda irá levantar a bandeira do “Sim é sim, não é não”, alertando os foliões a não praticarem assédio nas festanças. O público ainda poderá interagir com a transmissão através das redes sociais, além de escolher a música do Carnaval. O vencedor ganhará o Troféu Band Folia.

A transmissão acontecerá na Band, ao vivo, mas também pelas redes sociais da emissora e pelo aplicativo do canal.

SBT

Raio-X da folia: Como as TVs se preparam para cobrir o Carnaval

O SBT transmite o Carnaval de Salvador desde 2011 para todo o Brasil e o SBT Folia 2020 acontecerá durante cinco dias consecutivos, tendo como apresentadores Helen Ganzarolli, Nadja Haddad e Léo Sampaio (apresentador da TV Aratu e especialista na folia baiana).

O pontapé inicial da cobertura acontecerá na próxima sexta-feira (21), a partir da 0h30, direto do estúdio exclusivo do canal no Circuito Barra-Ondina. O SBT Folia terá a participação especial de Milene Pavoró (integrante do Programa do Ratinho) e Tiago Barnabé (Narcisa do Programa Eliana).

Os dois humoristas terão a missão de revelar os segredos do Carnaval de Salvador, levando informações inusitadas aos telespectadores durante os cinco dias de folias na terra do dendê e do axé.

Em seu décimo ano cobrindo o carnaval, o canal garantiu seis cotas nacionais e uma regional (São Paulo). A emissora também exibirá os principais blocos de ruas do Carnaval de São Paulo, Rio de Janeiro e Recife.

E quem quiser acompanhar a folia pela internet, poderá ver os melhores momentos da festa através do site oficial do SBT Folia. O Twitter e o Facebook da emissora também disponibilizará informações dos bastidores do evento.

Globo

Raio-X da folia: Como as TVs se preparam para cobrir o Carnaval

A Globo manterá a tradição de transmitir os desfiles das escolas de samba de São Paulo e do Rio de Janeiro. As agremiações paulistas passaram pelo Sambódromo do Anhembi na próxima sexta-feira e fecharão a folia no sábado (17).

Michelle Barros substituirá Monalisa Perrone – que deixou a emissora no ano passado e fechou contrato com a CNN Brasil – e trabalhará ao lado de Chico Pinheiro, que não participará do Bom Dia Brasil ao longo desta semana.

Na última sexta-feira (14), o jornalista anunciou que iria se ausentar do telejornal nos próximos dias para se dedicar exclusivamente aos desfiles das escolas de samba de São Paulo – Chico participa do carnaval paulistano desde 2003.

No Rio de Janeiro, Alex Escobar e Fátima Bernardes vão repetir a parceria dos outros anos e serão responsáveis pelas transmissões do carnaval carioca de 2020. Os dois estão visitando os barracões para conhecerem todos os detalhes das escolas que irão desfilar no Sambódromo da Sapucaí.

Além dos dois apresentadores, uma das estrelas do carnaval do Rio de Janeiro é Milton Cunha. O ex-carnavalesco é responsável pelos comentários dos desfiles das agremiações cariocas.

A emissora já lançou a vinheta da Globeleza e tem feito uma cobertura intensiva dos bastidores das escolas, exibindo reportagens especiais nos jornais praças das duas cidades, além de publicar matérias no seu portal de notícias.

Outro ponto da cobertura da Globo no carnaval está sendo os blocos de ruas. Os telejornais e o site de informações da empresa têm mostrado todos os detalhes do que tem acontecido nas principais folias do Brasil.

Os desfiles das escolas de samba começam na sexta-feira e terminam na segunda-feira (24). Na terça-feira (25), ocorrerá a apuração das agremiações de São Paulo, enquanto no dia seguinte (26) será a vez do Rio conhecer o seu campeão. As transmissões acontecerão ao vivo.

RedeTV!

Raio-X da folia: Como as TVs se preparam para cobrir o Carnaval

O carnaval da RedeTV!, que ficará sob responsabilidade de Leo Dias – promete revolucionar a cobertura da festa mais popular do Brasil. O jornalista quer evitar a exploração do corpo feminino e focar em reportagens que narram os principais acontecimentos da vida das celebridades.

A ideia é que a equipe da emissora apresente histórias interessantes sobre os ocorridos nos bastidores do carnaval e apresente curiosidades das fantasias que passarão pelos sambódromos, blocos de ruas e bailes de clubes.

Uma das novidades será o Baile da Arara, festa que acontecerá em Santa Teresa, no Rio de Janeiro. David Brazil, Gretchen, Dani Bolina, Lorena Improta, Quitéria Chagas, Brunna Gonçalves e repórteres do TV Fama vão fazer parte da cobertura do canal.

Quem terá destaque nos trabalhos da RedeTV! é a cantora Simony. Ela ficará no estúdio do canal e vai ter a missão de opinar sobre a transmissão, tendo ao seu lado Thiago Pasqualotto – o jornalista irá interagir com o público através das redes sociais.

Além do carnaval, Leo Dia pretende reformular o TV Fama e a cobertura da folia 2020 vai servir como piloto para o novo formato.. Como o jornalista quer levar mais opiniões a atração, alguns nomes da transmissão da folia poderão se tornar fixos no programa de celebridades.

“Não quero mais que o TV Fama pareça um noticiário, não quero que os repórteres se comportem como se estivessem no Jornal Nacional. Aquilo ali dá pra contar histórias de várias maneiras e eu quero que eles contem da maneira mais leve possível. Eu quero que o TV Fama deixe de ser um programa jornalístico e vire um programa de entretenimento. E a gente vai fazer uma crítica geral da TV brasileira, desde a TV Aparecida até a GloboNews. Não esperem apenas matérias, quero reduzir o número de matérias chatas. Se tem 12, 11, 100, vou derrubar pra 4, 5, mas interessantes, que sejam discutidas, sendo analisadas, que serão criticadas, serão motivos de risadas, é isso. TV Fama será um programa de entretenimento, esqueça aquele programa que fica lendo teleprompter, esqueça”, explicou o apresentador em entrevista exclusiva ao NaTelinha.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado