Mundo cão

De Datena a Geraldo Luís: Raio-X dos apresentadores policiais

Eles são polêmicos e levam informações que chocam o Brasil


Luiz Bacci, Sikêra Junior, Datena, Marcão do Povo e Geraldo Luis
Apresentadores de telejornais policiais - Foto: Montagem

Os jornais policiais se popularizaram em todo país e, dos cinco canais grandes da TV aberta, apenas a Globo resiste ao formato. O estilo “Mundo Cão” é marcado por ter apresentadores polêmicos e que se colocam como “defensores da justiça” ao mostrarem os casos mais bárbaros que acontecem no Brasil.

Por conta disso, o NaTelinha fez um Raio-X com os principais nomes desses programas que ocupam grande parte das grades de programações dos canais abertos.

Confira:

Marcão do Povo

De Datena a Geraldo Luís: Raio-X dos apresentadores policiais

Marcão do Povo tem 39 anos e hoje é apresentador do Primeiro Impacto, no SBT. Antes de retornar a emissora, em 2017, ele já tinha comandado um programa popularesco na afiliada do canal de Silvio Santos no Tocantins, onde conseguiu vitrine para ser eleito vereador em 2008.

Ele também comandou o programa Gurupi Urgente, da TV Girassol, afiliada da Rede Bandeirantes. Logo em seguida, apresentou a atração Chumbo Grosso, telejornal policial que era transmitido na TV Goiânia, também afiliada da Band.

Teve uma passagem pela Record e saiu de maneira traumática do canal. Ele apresentava o quadro Balanço Geral DF, quando chamou a cantora Ludmilla de “pobre macaca” no quadro A Hora da Venenosa.

Com a repercussão negativa, Marcão foi demitido e começou a negociar com a RedeTV!, mas a Igreja Universal do Reino de Deus, que compra horário no canal, pressionou para que o jornalista não fosse contratado e o SBT o contratou, dando a ele o Primeiro Impacto.

Dudu Camargo

De Datena a Geraldo Luís: Raio-X dos apresentadores policiais

Dudu Camargo tem apenas 21 anos e sua primeira aparição na televisão foi como ator, na novela Revelação (2008) e no quadro Lendas Urbanas do Domingo Legal. Ele também teve uma passagem pela NGT, tendo uma coluna social chamada Temperando o Papo.

Em 2016, ele trabalhou no Fofocando e dividiu a atração com Mara Maravilha, Leão Lobo e Mamma Bruschetta; Dudu apareceu como Homem do Saco e só foi revelado que se tratava dele no personagem depois que ganhou espaço no Primeiro Impacto, tendo o aval de Silvio Santos.

Quando começou a trabalhar no jornalismo do SBT, muitos profissionais da área se sentiram desprestigiados e houve nota de repúdio da do Sindicato dos Jornalistas. Mas, como não é preciso de diploma para realizar a profissão, Dudu se registrou profissionalmente no Ministério do Trabalho e Previdência Social.

Márcia Dantas

De Datena a Geraldo Luís: Raio-X dos apresentadores policiais

Márcia tem 32 anos e também é apresentadora do Primeiro Impacto, fazendo parte do rodízio de horários com Marcão do Povo e Dudu Camargo. Ela chegou ao SBT em 2016 como repórter dos jornais da casa.

Ganhou destaque nos últimos dois anos justamente no Primeiro Impacto com reportagens especiais. Ela fez a cobertura de Brumadinho, da tragédia em Suzano e do velório de Gabriel Diniz.

No fim do ano passado, ficou no lugar de Marcão do Povo, que entrou de férias. Por conta do seu bom desempenho, a direção do SBT decidiu que ela se tornaria uma das apresentadoras fixas.

Antes de ir para o canal de Silvio Santos, Márcia Dantas iniciou sua carreira pela Record Pará e fez breves aparições nos telejornais de São Paulo.

Luiz Bacci

De Datena a Geraldo Luís: Raio-X dos apresentadores policiais

Outro jovem apresentador – Bacci tem 35 anos – e que se consolidou como apresentador de telejornal policial. Seu primeiro trabalho na TV foi em 1998, quando apresentou na Rede Manchete. Depois passou pela TV Diário e chegou ao SBT em 2007, sendo repórter e apresentador eventual.

Ainda no canal de Silvio Santos, comandou o Fantasia (2007), o Aqui Agora (2008) e o SBT Rio (2009). Em 2010, transferiu-se para Record e virou o apresentador do RJ Record e também se tornou eventual comandante do Balanço Geral RJ e do RJ no Ar.

Seu bom desempenho o levou para o Cidade Alerta do RJ e rapidamente chegou ao Cidade Alerta de São Paulo como apresentador eventual. Ali conquistou a simpatia de Marcelo Rezende, recebendo o apelido de Menino de Ouro.

Recebeu a oportunidade de ser o titular do Balanço Geral SP, mas quis ir para o entretenimento e aceitou a proposta da Band em 2014. Seu programa Ta na Tela não funcionou em termos de audiência e rapidamente saiu do ar. Voltou para a Record no ano seguinte e apresentou o Balanço Geral SP Manhã.

Com a morte de Marcelo Rezende, foi promovido a apresentador oficial do Cidade Alerta e atualmente comanda o Em Nome da Justiça.

Geraldo Luís

De Datena a Geraldo Luís: Raio-X dos apresentadores policiais

Com 48 anos, Geraldo Luís já fez de tudo um pouco na televisão. Repórter policial durante 20 anos, recebeu a primeira oportunidade na televisão em rede nacional pela RedeTV!, comandando o Repórter Cidadão de 2002 a 2005.

Foi para TV Jornal, afiliada da TV Cultura em Limeira, interior de São Paulo, em 2006, mas no ano seguinte assinou com a Record e virou o apresentador do Balanço Geral SP, que estreou em 2007.

Como se destacou nas tardes do canal na capital paulista, a direção da emissora do bispo Edir Macedo ofereceu o programa Geraldo Brasil, que estreou em 2009, mas a atração durou pouco e saiu no mesmo ano.

De volta ao Balanço Geral SP, ficou no telejornal  policial até 2014 e novamente deixou o programa para se concentrar apenas no Domingo Show. No início, ele conseguiu ter folga na vice-liderança e algumas edições chegou a liderar, entretanto, no ano passado, viu o SBT abrir larga vantagem na segunda colocação e acabou sendo substituído por Sabrina Sato, que estreia no dia 08 de março.

Com a saída de Reinaldo Gottino para CNN Brasil, Geraldo voltou para o Balanço Geral SP e o programa é um dos incômodos da Globo no horário do almoço, principalmente quando acontece o quadro Hora da Venenosa.

Celso Zucatelli

De Datena a Geraldo Luís: Raio-X dos apresentadores policiais

Celso tem 46 anos e iniciou sua trajetória na televisão como repórter na Band em 1999. Sua primeira experiência como apresentador aconteceu em na Record News, no programa Página 1.

Zucatelli ficou conhecido do grande público trabalhando justamente na Record, quando ganhou fama a partir do SP Record, que apresentou de 2006 a 2007. Nesse ano, tornou-se substituto eventual de Britto Jr no Hoje em Dia, sendo fixado no programa em 2009.

Ele dividiu o programa com Ana Hickmann – que saiu da atração em dezembro do mesmo ano –, Chris Flores e Edu Guedes. Os três apresentadores guiaram a produção até 2015, quando a Record reformulou a atração.

Sem perspectiva na emissora, Celso aceitou proposta da RedeTV! e comandou o Melhor pra Você junto com Edu Guedes e Mariana Leão. O programa durou até o ano passado e Zucatelli ganhou uma nova produção, intitulada de Fala, Zuca.

Por conta da baixa audiência, Celso saiu da emissora e se transferiu para a Gazeta, apresentando De A a Zuca. Só que a produção não decolou e a atração acabou sendo cancelada juntamente com o Todo Seu, de Ronnie Von. Hoje ele apresenta o Balanço Geral Manhã, na Record.

Sikêra Júnior

De Datena a Geraldo Luís: Raio-X dos apresentadores policiais

Sikêra tem 52 anos e ganhou fama em todo país por conta dos seus vídeos polêmicos e engraçados que se popularizaram nas redes sociais. Recentemente, ele se tornou apresentador do Alerta Nacional, da RedeTV!, sendo exibido em rede nacional.

Seu começo na TV foi em 2000, como repórter no Plantão Alagoas, da TV Ponta Verde, afiliada do SBT em Maceió. Em 2012, virou apresentador titular do programa policial e ficou no comando até 2018.

No mesmo ano, transferiu-se para TV Arapuan, afiliada da RedeTV! em João Pessoa. Apresentou o Cidade em Ação, mas usa trajetória no canal foi curta, pois ele logo foi para a TV A Crítica, em Manaus, tornando-se comandante do Alerta Amazonas.

Sikêra é um dos jornalistas mais badalados da região norte do Brasil e o principal rosto da emissora local no Amazonas, onde comanda o jornal de maior audiência do canal. Para quem não sabe, a emissora era afiliada da Record até bem pouco tempo atrás, mas rompeu o contrato e tem sido um canal independente na região.

José Luiz Datena

De Datena a Geraldo Luís: Raio-X dos apresentadores policiais

Datena tem 62 anos e é o nome mais velho desta lista, além de ser o apresentador com maior prestígio. Poucos sabem, mas o jornalista começou como repórter e trabalhou na Globo durante a década de 1980, tendo grande destaque em seus trabalhos na área esportiva.

Sua primeira oportunidade em atração policial aconteceu em 1998, na Record. Ele comandou o Cidade Alerta até 2002 – neste período narrou jogos da Copa do Mundo na França e apresentou o Fala Brasil – e se transferiu para RedeTV!, ficando poucos meses na apresentação do Repórter Cidadão e No Vermelho.

A segunda passagem pela emissora do bispo Edir Macedo durou pouco tempo e o jornalista retornou para Band em 2003, comandando o Brasil Urgente, um dos programas de maior audiência do canal.

Só que em 2011, a Record fez uma proposta ao apresentador e ele aceitou o novo desafio. Mas o casamento com a empresa durou 43 dias e Datena rapidamente retornou à Band.

É inegável que Datena é um dos principais nomes do jornalismo policial do Brasil, pois foi um dos responsáveis pela consolidação do formato na TV, principalmente por ter opiniões duras e sarcásticas, tornando-se uma figura popular no país.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado