Memórias da Telinha

Em dezembro de 1999, chegava ao fim Jô Soares Onze e Meia no SBT

Jô Soares Onze e Meia ficou por 11 anos no ar no SBT e marcou uma época


Jô Soares na Record
Jô Soares no Programa do Porchat em 2017 - Divulgação

Um dos mais icônicos programas de entrevistas da história da televisão brasileiro chegava ao fim há 20 anos, mais precisamente em 30 de dezembro de 1999: o Jô Soares Onze e Meia.

O talk show apresentado por Jô Soares estreou no SBT em agosto de 1988 e foi fruto de um "não" da Globo, quando Jô era contratado da emissora carioca. Embora fosse uma das estrelas do casting, não havia conseguido um espaço para criar um programa de entrevistas.

A insatisfação com o fato fez Jô mudar de ares em 1988, aceitando uma proposta de Silvio Santos no SBT. Além de um talk show do seu jeito e sem a interferência de ninguém, ele também teria um programa humorístico. Nascia o Veja o Gordo.

Jô Soares realizou quase sete mil entrevistas em 11 anos e se tornou uma referência do gênero.

Inspirado em talk-shows americano como os de Johnny Carson e Steve Allen, o Jô Soares Onze e Meia entrevistou personalidades dos mais variados gêneros. Era a cadeira que todos queriam estar.

Em dezembro de 1999, chegava ao fim Jô Soares Onze e Meia no SBT

O Gordo desenvolveu sua técnica de entrevistar, aproveitando seu trabalho de humorista como agregador.

A consolidação de seu talk show fez com que a Globo iniciasse as tratativas por sua volta em 1998. Jô aceitou e creditou sua mudança a uma "inquietação artística" e a linha de programação do SBT, que era outra de quando chegou.

"Quando fui para o SBT, a programação tinha Boris Casoy, Lillian Witte Fibe, dramaturgia e investimento em jornalismo. Hoje, isso mudou. Os rumos da programação são outros", afirmou em entrevista ao periódico O Globo em junho de 1999.

A promessa da Globo era de que ele continuasse com sua independência do SBT, além de investimentos maciços.

Saindo de portas abertas

Em dezembro de 1999, chegava ao fim Jô Soares Onze e Meia no SBT

Provando que Silvio Santos não guardou rancor e a relação de amizade prevaleceria, o dono do SBT homenageou Jô Soares em sua saída do canal.

Mesmo com um contrato assinado com a Globo em meados de 1999, isso não impediu Silvio de homenagear Jô no extinto Em Nome do Amor, em uma espécie de Arquivo Confidencial, com familiares e amigos prestando depoimentos ao entrevistador e humorista.

Jô cumpriu seu contrato com o SBT até o último dia. Ele e Silvio sempre nutriram uma relação de respeito e admiração mútuos, que perduram até os dias de hoje.

O último encontro no ar entre os dois aconteceu em 2017, quando Jô foi liberado pela Globo (quando ainda mantinham contrato) para receber o Troféu Imprensa de anos anteriores.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado