PNT

Mais da metade de quem vê TV aberta no Brasil assiste a Globo

Emissora tem mais do que a soma de toda a concorrência no Brasil


Cena de A Dona do Pedaço com Maria da Paz sorrindo
A Dona do Pedaço foi uma das grandes audiências da Globo em 2019. Foto: Divulgação

A Globo lidera com folga o ranking de audiência no Brasil em 2019. A emissora carioca alcançou mais da metade de todo o público que sintonizou a TV aberta no país neste ano e a soma de todas as outras concorrentes não conseguiu chegar ao desempenho da emissora carioca.

Levantamento do NaTelinha com base nos números da Kantar Ibope para o PNT (Painel Nacional de Televisão) indicou que a Globo está em 2019 com 50,09% da média de audiência de indivíduos que assistem a algum canal da televisão aberta brasileira. SBT, Record, Band e RedeTV!, somadas, ficaram com 49,91%.

Em termos de números, a Globo teve média diária de pouco mais de 4,5 milhões de brasileiros na quinze praças em que a Kantar Ibope faz aferição de audiência. Enquanto isso, as quatro outras redes de televisão aberta no Brasil, juntas, foram vistas por 4,3 milhões.

Embora mantenha a maioria absoluta da audiência da TV aberta, nem tudo foi alegria para a Globo em 2019 quando o assunto é audiência no PNT. A emissora carioca perdeu telespectadores, ainda que muito pouco em termos percentuais e viu a distância diminuir para a concorrência quando se fala em porcentagem.

Em 2018, o canal fechou com média de 4,6 milhões de telespectadores, o que significou 51,35% de todo o público da TV aberta no país. Já a soma das concorrentes havia terminado com 4,4 milhões, o que representou 48,65%. É importante frisar que tanto a Globo quanto os outros canais tiveram queda de telespectadores neste ano.

Globo e todas caíram no PNT

Os números da TV aberta em 2019 indicaram queda de praticamente todas as emissoras sofreram com recuo no números de telespectadores neste ano, exceto a Band que conseguiu fazer seu público aumentar, embora numa escala pequena.

A Globo perdeu 2,9% de indivíduos sintonizados na comparação com 2018, mas nem foi a que mais perdeu. Este posto ficou a cargo da RedeTV! que recuou 12,5% de um ano para o outro. Já o SBT sofreu queda de 0,9%  enquanto a Record perdeu 1,5% de seu público.

A Band conseguiu elevar seus índices em 1,7%, mas nada que alterasse o resultado do ranking da Kantar Ibope ou mesmo que a fizesse se aproximar consideravelmente da disputa pelo terceiro lugar. Com este resultado, no entanto, a emissora conseguiu se afastar da RedeTV! e se firmar como a quarta força da TV aberta brasileira.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado