Confusão

Cinegrafista do SBT é agredido com tapas e pontapés durante cobertura de homicídio

Profissional foi empurrado e chutado durante gravação em Minas Gerais


Cinegrafista sendo agredido
Cinegrafista foi agredido - Foto: Reprodução

Reginaldo Dias, cinegrafista da TV Alterosa Centro-Oeste, afiliada do SBT em Divinópolis (MG), foi agredido durante a gravação de uma reportagem na última terça-feira (22) e o vídeo foi exibido pela emissora na quarta (23). O rapaz acabou sendo empurrado e chutado por um homem enquanto trabalhava na apuração de um caso.

Desde a semana passada, a equipe da Alterosa acompanhava o episódio de um jovem encontrado morto na região mineira. Os familiares da vítima não gostaram de serem filmados e um homem perdeu o controle, partindo para cima do cinegrafista com tapas, chutes e xingamentos.

“Desliga isso aí. Não vai filmar nada”, afirmaram os envolvidos que tentavam impedir as gravações. O agressor chegou a jogar uma pedra no cinegrafista, mas não conseguiu atingi-lo.

Reginaldo conversou com o BHAZ e declarou que nunca passou por uma situação tão difícil. “O sentimento é horrível, uma sensação de pânico”, declarou. “Ver aquelas cenas, depois, me deixou em estado de choque e com medo. Nós, profissionais, não podemos aceitar isso”, completou.

O cinegrafista foi até a delegacia nesta quinta-feira (24) e prestou queixa contra o agressor, entretanto, o rapaz continua em liberdade, apesar de precisar esclarecer os fatos aos investigadores.

Afiliada do SBT lamenta agressão à cinegrafista

A TV Alterosa lamentou o fato de agressão, afirmando que compreende o desespero dos familiares em relação ao caso do menino encontrado morto, mas que a imprensa apenas estava realizando seu trabalho.

“O nosso papel é registrar e noticiar os fatos, como a morte dele, bem como cobrar investigação para que os responsáveis por este crime sejam punidos. Mas infelizmente o nosso cinegrafista acabou sendo vítima de outro crime: uma agressão brutal e covarde”, publicou em nota a afiliada do SBT.

A Policia Militar de Minas Gerais também se posicionou contra as agressões e deu apoio ao cinegrafista Reginaldo. “A Polícia Militar lamenta profundamente a ocorrência de agressão envolvendo o repórter cinematográfico da TV Alterosa como vítima, o qual se encontrava no exercício regular do seu ofício, fazendo a cobertura jornalística de uma ocorrência de homicídio registrada na cidade de Itaúna”, declarou.

Veja o vídeo da agressão:

 

Confira abaixo a nota na íntegra da TV Alterosa:

“A TV Alterosa lamenta profundamente o que aconteceu em Itaúna. Nós entendemos o momento delicado da família, mas nada, nunca vai justificar uma agressão. Muito menos uma agressão sem qualquer motivo, a alguém que estava lá trabalhando. Trabalho dedicado a noticiar o que acontece na nossa região, inclusive casos tristes como a morte do Vitor Hugo.

O nosso papel é registrar e noticiar os fatos, como a morte dele, bem como cobrar investigação para que os responsáveis por este crime sejam punidos. Mas infelizmente o nosso cinegrafista acabou sendo vítima de outro crime: uma agressão brutal e covarde.

O agressor já foi identificado e esperamos que seja punido pelo crime que cometeu na frente de policiais civis e militares que lá estavam e presenciaram tudo. A TV Alterosa questiona porque, apesar de testemunhar a agressão, os policiais não prenderam o agressor.

Reforçamos aqui o nosso compromisso com noticiar o que acontece na nossa região, sem nos intimidar por covardes que possam tentar nos impedir de fazer o nosso trabalho.

A liberdade de atuação da imprensa de forma segura é um direito não somente da TV Alterosa, como também de toda a imprensa e da sociedade em geral, que precisa da imprensa como um dos pilares de garantia da democracia”.

Confira abaixo a nota da PM-MG:

"Com 244 anos de existência a Polícia Militar de Minas Gerais é uma Instituição séria, transparente e comprometida com a sua missão constitucional, na garantia dos direitos individuais, na preservação da ordem pública e na promoção da paz social. Como garantidora dos direitos constitucionais dos cidadãos, atua em prol da sociedade, com respeito aos valores da Dignidade da Pessoa Humana, buscando a proteção dos indivíduos e contribuindo para manutenção do Estado Democrático de Direito.

Assim sendo, a Polícia Militar lamenta profundamente a ocorrência de agressão envolvendo o repórter cinematográfico da TV Alterosa como vítima, o qual se encontrava no exercício regular do seu ofício, fazendo a cobertura jornalística de uma ocorrência de homicídio registrada na cidade de Itaúna. Tal episódio não apenas fere os direitos individuais deste respeitável profissional da imprensa como também a própria liberdade de imprensa assegurada por lei.

Finalmente reafirmamos o nosso compromisso com todos os órgãos de imprensa no sentido de mantermos um relacionamento cada vez mais estreito e profícuo, com o nosso total e irrestrito apoio às atividades específicas desses valorosos profissionais, que são mais que merecedores da nossa atenção, ressaltando ainda que em relação ao caso em lide, a Polícia Militar se compromete em verificar as circunstâncias que ensejaram a não prisão do agressor".

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado