Exclusivo

Neta diz não se sentir preparada para escrever remake de Janete Clair: "Era genial"

Renata Dias Gomes também é roteirista e falou sobre a reprise de "Selva de Pedra"


janeteclair-renata-dias_72bf009909ae5fbbfcd148b1836581e2ff8bc532.jpeg
Renata Dias Gomes é neta de Janete Clair e de Dias Gomes. Foto: Montagem

O Viva anunciou que reprisará “Selva de Pedra”, remake de 1986 baseado na história original de 1972 e que foi criada por Janete Clair e muita gente comemorou. Entre elas, Renata Dias Gomes, neta da “dama das telenovelas” com Dias Gomes, também considerado um dos grande novelistas da história do Brasil. Embora iniciando a carreira de autora, Renata diz que não se sente preparada para escrever um remake de uma obra da avó.

Em entrevista exclusiva ao NaTelinha, a jovem que é contratada da Globo e fez parte da equipe de colaboradores de obras como “Império” (2014), vencedora do Emmy Internacional, e recentemente esteve envolvida na equipe de “Malhação: Vidas Brasileiras”, falou sobre a sensação ao saber que “Selva de Pedra” seria reprisada no Viva.

“Selva de Pedra é um clássico da TV. Adoro tudo que se refere a ela. Apesar de não ter assistido - não era nascida em 72 e era muito pequena em 86-, conheço a historia e os bastidores da novela que moram até hoje no imaginário de quem gosta do gênero. É triste que minha avó tenha precisado jogar fora mais de 20 capítulos por conta da censura, mas me fascina a forma que ela lidou com isso, resolvendo o problema com facilidade e grande imaginação.”

Ela se refere ao fato de que a novela sofreu nas mãos da censura por conta de uma suposta bigamia do personagem central vivido por Francisco Cuoco que acabava se casando com a vilã sem saber que sua esposa estava viva.

O capítulo em que Simone (Regina Duarte) tira a peruca e se mostra como a esposa dada como morta, inclusive, é o único capítulo da dramaturgia brasileira a marcar cem pontos no ibope. E Renata Dias Gomes diz que lembra-se dessa sequência.

Eu tenho lembranças da famosa cena do fusca e a da Regina Duarte tirando a peruca e dizendo que é a outra

Renata Dias Gomes

 Neta diz não se sentir preparada para escrever remake de Janete Clair: \"Era genial\"

Além de “Selva de Pedra”, outros remakes da obra de Janete Clair já foram produzidos na Globo. “Pecado Capital” (1997) foi ao ar escrito por Glória Perez, pupila da escritora e, em 2011, abrindo o horário das 23h, a Globo homenageou a novelista com o remake de “O Astro”, pelas mãos de Alcides Nogueira e Mário Teixeira. A novela foi ganhadora do Emmy Internacional.

Sobre isso, a neta da roteirista é taxativa. Questionada se pretende escrever um remake de alguma obra original da avó, ela não deixa dúvidas. “Não me sinto preparada , pois é muita responsabilidade fazer um remake de Janete Clair.”

Renata deve fazer parte dos telespectadores que deverão acompanhar a história de “Selva de Pedra” no Viva. E questionada, ela acredita que a novela possa fazer sucesso, confidenciando que sua avó criou uma estrutura para as tramas que são muito atuais.

“A estrutura das novelas da minha avó era genial. Os capítulos funcionavam cada um como uma peça com todos elementos necessários pra entreter o espectador e sempre com um gancho incrível pra que ele ligasse no dia seguinte. Então como estrutura, acredito que seja atual. Pode ser que as temáticas tenham ficado datadas porque a novela normalmente reflete sua época. Houve mudanças em termos de estrutura, claro. As cenas eram mais longas do que são hoje por exemplo”, comentou a roteirista.

A Globo pode exibir nos próximos anos uma minissérie contando a história de Janete Clair e Renata é uma das criadoras do projeto, mas preferiu não falar sobre o assunto. “Contar a história dos meus avós é um sonho antigo, mas ainda não é uma realidade”, limitou-se a dizer.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado