Disputa no Ibope

Globo muda horário de futebol e reacende disputa de programas dominicais

Faustão, Eliana e Rodrigo Faro disputarão audiência durante praticamente o mesmo horário


Faustão, Eliana e Rodrigo Faro vão disputar audiência no próximo domingo (04)
Fotomontagem/ Divulgação

Por conta da partida entre Corinthians e Palmeiras que será exibida às 19h do próximo domingo (04), a Globo modificou sua grade de programação e, involuntariamente, reacenderá uma disputa de audiência que ficou marcada por décadas no Brasil. Globo, SBT e Record terão o mesmo formato de programa simultaneamente no ar no fim da tarde de domingo.

Com a adaptação da grade, excepcionalmente para este domingo, a Globo definiu que o "Domingão do Faustão" entrará no ar às 16h, pouco depois do "Eliana", que no SBT vai ao ar às 15h00 e também que o "Hora do Faro", previsto para iniciar às 15h45.

A mudança fará com que Faustão fique no ar durante o tempo todo em que os concorrentes estiverem exibindo seus respectivos programas. O dominical do SBT será exibido por uma hora a mais, já que começa mais cedo, mas termina no mesmo horário e o da Record também terá 60 minutos a mais de arte, porém começando 15 minutos antes e terminando 45 minutos depois.

Entre os anos 90 e os 2000, Globo e SBT disputavam a preferência do público com o "Domingão" e o antigo "Domingo Legal", à época apresentado por Gugu Liberato. Agora, são três as emissoras que vão disputar o mesmo espaço e tentar angariar a liderança do grande público.

Vale lembrar que, atualmente, esses programas disputam a mesma audiência entre às 18h e às 19h, já que o Faustão costuma entrar no ar após o futebol, quando os dois concorrentes já estão em reta final. Este é, inclusive, os momentos de maior pico tanto da Record quanto do SBT, mas raramente conseguem abocanhar a liderança contra o dominical da Globo.

Mudança no futebol

A alteração do horário do futebol no domingo da Globo foi anunciada ao longo do dia nesta segunda-feira (29), e foi confirmada pela emissora ao NaTelinha.

"Excepcionalmente no domingo, dia 4 de agosto, o Futebol 2019 na Globo será às 19h, com a transmissão de três jogos da 13ª rodada do Campeonato Brasileiro: Corinthians x Palmeiras, Vasco x CSA e Atlético Mineiro x Cruzeiro. Corinthians x Palmeiras já era escolha prévia da Globo e a grade foi alterada para respeitar o intervalo entre duas partidas da mesma equipe, acordado pela CBF com a Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol (Fenapaf). Como o Corinthians joga pela Copa Sul-Americana na quinta-feira, dia 1 de agosto, às 21h30, não poderia entrar em campo novamente às 16h de domingo. Assim, no domingo, dia 4 de agosto, o 'Domingão do Faustão' vai ao ar mais cedo, depois do 'Choque de Cultura'. Na sequência, serão exibidos 'Futebol 2019' e 'Fantástico'", disse a Globo em nota.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado