Memórias da Telinha

De Roberto Cabrini a Chico Anysio: Como foi a transmissão da última Copa América no Brasil

SBT, Globo e Manchete exibiram a competição que terminou com o título da seleção brasileira


Seleção brasileira de 1989
Seleção brasileira campeã da Copa América de 1989 - Foto: Reprodução/Globo

Nesta sexta-feira (14), o Brasil entra em campo pela primeira vez na Copa América 2019, enfrentando a seleção da Bolívia. É a quinta ocasião em que o torneio acontece no país, sendo que a última foi em 1989. Pouca gente talvez sabe, mas aquele ano houve muitas peculiaridades nas transmissões.

Uma delas, por exemplo, é que Galvão Bueno narrou pela primeira vez um título da seleção profissional do Brasil. A equipe era formada por grandes craques como Romário, Bebeto, Careca, Dunga e Taffarel. Esse grupo chegou a perder a Copa do Mundo de 1990, contudo, consagrou-se em 1994 nos Estados Unidos, vencendo o tetracampeonato.

A transmissão da Globo trouxe outras curiosidades, como a estreia de Arnaldo Cézar Coelho em uma competição disputada pela seleção canarinho. A parceria entre Galvão e o ex-árbitro durou até o final do ano passado, quando o comentarista decidiu se aposentar da telinha e não seu renovou seu contrato com a emissora. Também foi a estreia de Tino Marcos na função de repórter.

Naquela época, os comentários ficavam sob responsabilidades de jornalistas e convidados especiais. O humorista Chico Anysio, vascaíno assumido, assumiu a função de analisar os jogos e dividiu a transmissão com Galvão Bueno e Arnaldo.

Veja a narração de Galvão Bueno na final da Copa América de 1989

A Globo não era a única que transmitia as partidas da Copa América de 1989. O SBT, com oito anos no ar, iniciava sua arrancada para incomodar a rede carioca na década seguinte. Poucos talvez se lembrem que a emissora de Silvio Santos tinha os direitos da competição, e mais, que Roberto Cabrini participou da cobertura.

O hoje apresentador do “Conexão Repórter” trabalhou na área esportiva durante um bom tempo e foi repórter da competição de seleções sul-americanas. No dia 1º de julho, primeira partida do Brasil, Luiz Alfredo estreou na emissora, tendo ao seu lado os comentaristas Ivo Morganti e Orlando Duarte.

Confira a chamada do SBT para Copa América de 1989

A Manchete não ficou atrás e também mostrou partidas da Copa América daquele ano, contando com as narrações de Alberto Léo e comentários de João Saldanha.

Veja trecho da Copa América de 1989 exibida pela Manchete

Copa América 2019

De Roberto Cabrini a Chico Anysio: Como foi a transmissão da última Copa América no Brasil

Desde o início de 2019, a equipe de esportes da Globo definiu como irá funcionar a sua cobertura na principal competição de seleções da América do Sul.

O torneio começa hoje e a final ocorrerá em 07 de julho, no estádio do Maracanã. Os profissionais envolvidos têm como missão recriar o clima da Copa do Mundo de 2014, apesar do investimento ser menor.

Mais de 200 profissionais do setor vão participar do torneio, além de ganharem o apoio de pessoas de outras áreas. A equipe fará a cobertura para TV aberta, GloboEsporte.com e SporTV.

A intenção do Grupo Globo é exibir todos os jogos da competição.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado