Polêmica

Ronnie Von se defende de acusação de racismo: "me desculpe se fui mal interpretado"

Video polêmico com Ronnie Von e cantora virou viralizou na web


Ronnie Von no "Todo Seu"
Comentário feito por Ronnie Von ocorreu no "Todo Seu" - Foto: Reprodução/Gazeta

Ronnie Von está sendo acusado de racismo na internet. Nessa quinta-feira (06), voltou a circular nas redes sociais um vídeo do "Todo Seu" de 2014, quando ia ao ar na faixa noturna - atualmente, é diário e ao vivo nas tardes da TV Gazeta. O apresentador conversava com a cantora Karyme Hass e fez um comentário interpretado por diversos espectadores como preconceituoso e discriminatório contra os negros, mas ele se defendeu.

A cena começa com a cantora comentando que o samba é brasileiro e é preciso defender a história cultural do país. O artista perguntou em que local nasceu a convidada e ela disse que ser de Curitiba. “A ‘brancura’ já entrega”, brincou aos risos. “Você já viu alguma princesa queimada?”, falou Ronnie bem próximo do ouvido dela.

Karyme se surpreendeu com o comentário e se afastou. Ela olhou para o também músico e demonstrou não concordar com a fala dele. “Que horror. Tem algumas muito lindas”, tentou desconversar. “Tem certeza?”, insistiu Ronnie Von. “Não queimadas, mas negras, não?”, rebateu a mulher. “Aí é outra coisa”, concordou o apresentador.

Com a popularidade do vídeo na internet, muitos internautas reprovaram a fala do comunicador e passaram a apontar Ronnie Von como uma pessoa racista. “Ronnie Von [Ronaldo Nogueira] e o espetáculo da branquitude em sua mais pura arrogância eugênica na TV. Um homem chamado de cavalheiro e gentil, que só é de fato um belo exemplar do racista cordial brasileiro. Eles são muito admirados aqui no Brasil, os racistas cordiais. Aliás ele deve ter até amigos negros”, escreveu o perfil @adjunior_real.

“Eu até gostava dele [Ronnie Von]. Agora é só mais um que entra na minha lista de bobagens que devem ser esquecidas e descartadas”, postou Thierry Alex. “Vi o nome do Ronnie Von nos tt's e já achei que tinha morrido... Mas não... Ele só se enterrou moralmente, com uma fala racista injustificável... (sic)”, afirmou @A_Sao_Paulina.

O nome do apresentador entrou entre os temas mais comentados do Twitter na manhã e início da tarde de sexta-feira (07) e boa parte dos perfis criticou a postura dele.

Posicionamento de Ronnie Von

Ronnie Von se defende de acusação de racismo: \"me desculpe se fui mal interpretado\"

Horas depois da repercussão, o apresentador usou sua conta pessoal no Instagram para rebater as acusações. Ele disse que o comentário não foi racista e houve um contexto para aquela frase.

"Eu racista? Antes de qualquer coisa, quando ouvimos uma frase não devemos aplica-la isoladamente.Eu vou explicar. Em 2014, durante uma entrevista com a cantora Karyme Hassem meu programa ("Todo Seu" / TV Gazeta) ela mesma tocou no assunto da  sua brancura de pele. Inclusive seu apelido é branca. É assim que ela é conhecida no samba carioca. Alias, você conhece algum carioca que não seja queimado de sol? Então, pela minha imensa admiração  por ela, sua voz, seu talento, me referi a ela como princesa. E você já viu alguma princesa queimada de sol? Ardida de sol? Eu nunca vi. Agora, princesas negras, de pele escura, vi várias na história. Apesar disso ser pouco retratado. Quem me acompanha, tanto na minha história pessoa e profissional,  sabe do meu respeito por todos, sem distinção. Me desculpe se fui mal interpretado. Racismo é crime", disse Ronnie Von. 

Confira o comunicado completo do apresentador:

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado