Globo

"Globo Repórter" mostra a França Jurássica

Uma reportagem com muitas belezas e curiosidades


Globo Repórter
Globo Repórter

No "Globo Repórter" desta sexta-feira, dia 05/04, acompanhe uma viagem para região da França pouco conhecida e explorada, conhecida como França Jurássica.

No Jura, região que deu origem ao nome “jurássico”, mais de 1.500 pegadas de dinossauro, marcas de 150 milhões de anos atrás, ainda podem ser observadas. É o Jurassic Park da vida real. “É uma das coisas mais impressionantes que eu já vi na minha vida”, conta a repórter Isabella Assumpção.

Nessa região também é fabricado o exclusivo queijo comté, que leva o nome da região, e o vinho amarelo, que dura mais de 100 anos e é raro no Brasil. Os queijos comté são enormes, com 60 centímetros de diâmetro e 40kg, fabricados com quase 400 litros de leite. São fabricados apenas no Alto Jurá, com leite das vacas Montbeliarde, mais encorpado. O queijo nasceu da união dos montanheses para sobreviver ao inverno rigoroso da região. Eles juntavam suas produções de leite para que o queijo, enorme, durasse muito tempo e alimentasse a todos. Passado tanto tempo, eles mantêm a tradição pois acreditam que um dos segredos do queijo comté é manter o modo de preparo artesanal e o rigor com a fabricação.

Assim como o queijo da montanha, que precisa de tempo para amadurecer, o vinho Jaune, conhecido com o vinho amarelo, muito forte e raro, só é feito no Maciço do Jurá.. Ele não recebe nenhum aditivo e fica no barril de seis a oito anos, se protegendo da ação do oxigênio. É o vinho de vida mais longa entre todos os outros.

O ‘Globo Repórter’ visita ainda o Centro Athenas, na cidade de L’Étoile, que tem como objetivo proteger a fauna silvestre do alto Jura. Mais de 15 mil animais, de diversas espécies, como linces, falcões, gaviões, águias e corujas, já foram salvos por voluntários do centro, onde são tratados, alimentados e devolvidos à natureza.

O "Globo Repórter" vai ao ar logo após mais uma edição do "BBB19", começando a partir das 23h00 (horário de Brasília), na tela da TV Globo.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado