Tudo SBT

SBT unifica filiais como rede única e acaba com regionalização da marca


Isabele Benito, do Rio de Janeiro
Isabele Benito é o principal nome do SBT Rio, que agora será apenas SBT

Nas próximas semanas, o SBT dará fim às nomenclaturas regionais de suas emissoras próprias, investindo num conceito de rede única, tanto para a TV como também para as redes sociais.

Segundo apurou o NaTelinha, o objetivo é fortalecer a marca da emissora em todo o Brasil e criar uma única unidade, para não confundir o público e nem mesmo os anunciantes.

Pesquisas feitas desde julho do ano passado levaram o canal a tomar tal decisão. Com isso, o SBT Rio, por exemplo, deixa de ter este nome e passa a se chamar apenas SBT, como é em São Paulo.

É também caso de outras emissoras próprias, como Rio Grande do Sul, Pará, Brasília e Ribeirão Preto. Elas deixarão de usar siglas - SBT RS, SBT Pará, SBT DF e SBT RP - e passarão a assinar as vinhetas, programas e peças publicitárias apenas como SBT.

SBT unifica filiais como rede única e acaba com regionalização da marca
Marcas como a do SBT RS deixarão de existir

A medida está em período de transição e a partir de fevereiro será intensificada nas emissoras próprias. No entanto, algumas arestas ainda estão sendo definidas, e uma delas preocupa: as redes sociais.

Com o fim da nomenclatura, as emissoras terão de mudar os seus perfis. Muitos deles são verificados e qualquer alteração precisa ser negociada diretamente com as empresas.

O mais emblemático é o caso do SBT Rio, a de maior alcance nas redes. Com 78 mil seguidores no Twitter e 640 mil curtidas no Facebook, o canal terá de mudar sua identidade visual numa área em que é bastante forte. Os profissionais se questionam como fazer isso sem citar a regionalidade de onde falam, e como dialogar com o público sem passar por cima do novo projeto.

Uma fonte do NaTelinha contou que o departamento de marketing da rede está em contato com as filiais para encontrarem a melhor solução.

Já procurado, o SBT confirma a mudança, mas diz que vai manter a linguagem de cada emissora. “Desde junho, o SBT trabalha em um projeto de reorganização de sua arquitetura de marcas. Uma das diretrizes, baseada em pesquisa, foi a de fortalecer a marca SBT nacionalmente, se adaptando e acolhendo a todos. Sendo assim, as submarcas regionais foram descontinuadas, removendo quaisquer limites geográficos, entretanto, preservando o conteúdo e apresentadores de cada região", afirmou em nota.

TAGS:
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado