Nesta segunda

Futebol, co-apresentadores e guerra: Como foram os jornais locais da Globo com mais tempo

Globo iniciou nova grade nesta segunda-feira (21), aumentando os jornais matinais


Rodrigo Bocardi e Thiago Oliveira
"Bom Dia SP" investiu mais tempo no esporte - Reprodução

Nesta segunda-feira (21), a Globo inaugurou em todo o Brasil sua nova faixa da manhã, com mais 30 minutos para os jornais locais e um "Bom Dia Brasil" reduzido, indo ao ar das 8h às 9h.

Várias emissoras locais estavam preocupadas com o que fariam com esse tempo. Em várias partes do Brasil, os matinais tiveram que se virar e usaram de táticas até, de certa forma, esperadas por quem acompanha de perto.

O "Bom Dia São Paulo", por exemplo, apresentado por Rodrigo Bocardi na Globo SP, deu mais tempo para Thiago Oliveira falar sobre esporte, reverberando a rodada de abertura do Campeonato Paulista.

Já no "Bom Dia Rio", apresentado por Flávio Fachel, Silvana Ramiro ganhou mais espaço ainda para falar de trânsito, mas também chamou matérias de outros assuntos, virando praticamente uma co-apresentadora.

Futebol, co-apresentadores e guerra: Como foram os jornais locais da Globo com mais tempo

Também para "matar tempo", boa parte dos jornais, como o "Boa Dia Minas" e o "Bom Dia Sergipe" usaram os famosos "direto da redação", adaptados como uma espécie de versão local do "G1 em Um Minuto", feito pela Globo em rede nacional.

As clássicas entrevistas de jornais matinais também ganharam mais tempo. Foi o caso do "Jornal da Manhã", da TV Bahia, afiliada da Globo em Salvador, que dedicou boa parte de suas duas horas a uma entrevista sobre os perigos da dengue.

Falando em Salvador, foi de lá que a atitude mais ousada veio, mas não do matinal global. Em guerra ferrenha de audiência, onde brigam ponto a ponto pelo primeiro lugar, a Record TV Itapoan decidiu mudar sua grade sem aviso prévio.

Futebol, co-apresentadores e guerra: Como foram os jornais locais da Globo com mais tempo

Previsto para começar apenas às 7h20, o "Bahia no Ar", apresentado por Jéssica Smetak (foto/acima) e líder desde janeiro de 2016 no Ibope, começou às 7h. Dois minutos depois, às 7h02, o "Jornal da Manhã" iniciou uma mini escalada com os assuntos que ainda traria até as 8h.

A mudança na Globo ocorreu para aumentar o tempo de jornalismo ao vivo e incrementar os números de audiência. Novas mexidas podem ocorrer no decorrer deste primeiro semestre, como noticiou o NaTelinha nesta segunda-feira.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado