IURD

Programa na Record TV diz que depressão só tem cura na igreja e irrita cineasta

Internautas ficaram inconformados com declarações em programa da Igreja Universal


Renato Cardoso
Renato Cardoso apresenta o programa "Inteligência e Fé" nas madrugas da Record TV

O programa "Inteligência e Fé", produzido pela Igreja Universal do Reino de Deus e exibido na Record TV, falou sobre depressão na madrugada desta sexta-feira (18) e revoltou o crítico de cinema, cineasta e youtuber Tiago Belotti pela abordagem sobre o tema.

Tiago foi utilizado como exemplo de pessoas públicas que sofrem com a doença. Além dele, Camila Uckers, Whindersson Nunes, Felipe Neto e Kéfera Buchmann também foram mencionados como celebridades da internet que sofrem com o mal do século.

Em dado momento, foi exibido um vídeo sobre depressão postado pelo próprio Tiago em seu canal, em julho do ano passado. Nele, o youtuber conta sua experiência com a doença e pede para sua esposa falar sobre a convivência com um depressivo, falando da doença de fora para dentro.

O trecho do vídeo foi exibido por cerca de um minuto, e foi seguido por uma fala do apresentador Renato Cardoso, condenando o tratamento clínico da depressão e afirmando que é possível se curar dela sem depender de tratamento com médicos especializados.

"Muitas pessoas tem sofrido com a depressão, porém desnecessariamente. Nós afirmamos isso, com toda a certeza. Desnecessário por quê? Porque nós temos provado aqui nesta programação que depressão tem cura. Sem remédio, sem tratamento, sem internação, e sem custo. E definitivamente", disse Renato.

Para provar sua tese, ele chamou um testemunho de uma mulher que é uma médica formada, mas que, segundo ela, só conseguiu cura depois de ir a um templo da IURD. "Mesmo sendo médica, ela não conseguiu ajuda da medicina. Mas ela conseguiu isso, a cura, através do que ela descobriu: o poder da fé", completou o bispo.

Após o relato da moça, que também entrou ao vivo por telefone, Renato Cardoso novamente disse que a cura da depressão é uma questão de fé: "A depressão não é ciência, a depressão é espiritual, é uma doença da alma".

A abordagem irritou Tiago Belotti, que fez um desabafo em sua conta no Twitter. Ele só ficou sabendo da exibição de seu vídeo após ser avisado por um seguidor. Ao colocar na emissora, ficou incrédulo com o que ouviu.

"O @antoniovictor__ tweetou que me viu na Record, passaram um trecho do meu vídeo sobre depressão. Pensei: legal, tomara que ajude. Ao colocar no canal, vi um pastor falando que o único remédio é a igreja. PORRA @recordtvoficial, se vão falar MERDA, não usem a minha imagem!", bradou o cineasta.

Além disso, outras pessoas que assistiram ao programa se incomodaram bastante com as falas e abordagem da atração. "Eu desisto da Record, eles literalmente tão colocando depressão e religião na mesma conversa", disse um internauta. "Depressão não é um castigo que Jesus te dá pra você voltar a ter fé só pra não ter ela de novo, que ódio", afirmou outro.

Não é a primeira vez que o programa "Inteligência e Fé" causa por conta de suas abordagens. Há 10 dias, a atração criou um quadro para desmentir notícias controversas da Igreja Universal que saíram na mídia. Todas elas foram chamadas de "fake news".

Além disso, no final do ano passado, a atração também foi criticada por exacerbar preconceito contra religiões de matriz africana, que foram tratadas de forma negra e chamadas de "feitiçaria".

O "Inteligência e Fé" entrou no ar em setembro de 2018, substituindo o tradicional "Fala Que Eu Te Escuto", que saiu do ar após 20 anos. Além dele, Renato Cardoso apresenta o "The Love School", onde dá dicas sentimentais juntamente com sua esposa, Cristiane Cardoso, filha de Edir Macedo.

Vale lembrar que, atualmente, Renato é considerado o líder da IURD, abaixo apenas de Edir Macedo, fundador da agremiação religiosa - e seu genro.

Confira o vídeo:

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado