Sol Nascente

NHK faz parceria para lançamento de primeiro canal 8K do mundo

Primeira transmissão ocorreu no último sábado, dia 2


Vaticano
NHK em parceria com a Eutelsat lançam canal em 8K

A maior emissora do Japão, a NHK, fez uma parceria com a Eutelsat para o lançamento do primeiro canal 8k do mundo, o BS8K.

A primeira transmissão ao vivo ocorreu no sábado passado (2), diretamente do Vaticano. Imagens foram transmitidas para Tóquio via satélite Eutelsat 12 West B, com uplink móvel fornecido pela M-three Satcom.

A novidade tecnológica foi possível graças à modulação DVB-S2X, em 16APSK e codificação HEVC. As imagens, 7680 pixels sobre 4320 linhas, com 33,3 milhões de pixels por imagens, foram tiradas a 60 quadros por segundo dados de ampla qualidade: espectro de cores BT2020, com 10 bits de profundidade de cor, ou 1 bilhão de cores, e alta faixa dinâmica HLG (Hybrid Log Gamma), combinado com canal de áudio 22,2.

O novo canal já está no ar exclusivamente para o Japão. Ele apresentará, em Ultra HD 8K, imagens dos principais eventos culturais e esportivos, além de museus e paisagens naturais, oferecendo uma experiência imersiva aos espectadores em programação transmitida 12 horas por dia.

O canal permitirá novos testes com 8K antes da implantação em larga escala do formato para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio em 2020.

Aqui no Brasil, para o grande público, a novidade deve demorar anos, e até décadas, para chegar. A TV aberta utiliza o sistema HD (720p) e apenas serviços por streaming conseguem transmitir em 4K.

Algumas operadoras passaram a oferecer a tecnologia 4K recentemente, e a Net já tem um decoder e alguns títulos em Ultra HD.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado