Lista NT

Os 10 programas mais conhecidos e populares da Record TV em seus 65 anos

Record TV completa 65 anos nesta quinta-feira (27)


Família Trapo
"Família Trapo" está na história do humor brasileiro

Emissora mais antiga no ar na TV brasileira, a Record TV completa 65 anos nesta quinta-feira (27), com uma história para se orgulhar, sem dúvida. Foram inúmeras atrações que marcaram estas quase sete décadas no ar.

Mas nesta Lista NT, vamos fazer uma pequena cronologia e relembrar os dez programas mais populares e reconhecidos até hoje em todos os tempos da emissora.

Passamos por programas, novelas, atrações de auditório e até por heróis que sempre são lembrados quando se fala em Record.

Confira:

"Capitão 7" (1954 - 1966)

Os 10 programas mais conhecidos e populares da Record TV em seus 65 anos

Criado em 1954 como um seriado de TV, primeiramente ao vivo como tudo na televisão na época e depois gravado, o "Capitão 7" virou mania entre as crianças naquela época, posteriormente virando um gibi.

Foi criado por Rubem Biáfora e interpretado, nos 12 anos em que ficou no ar, por Ayres Campos, que tinha um físico invejável. Depois, virou um gibi de sucesso no fim dos anos 50. O "7" era uma alusão ao úmero que a Record poderia ser sintonizada em São Paulo.

"Jovem Guarda" (1965 - 1968)

Os 10 programas mais conhecidos e populares da Record TV em seus 65 anos

Em 1965, a Record ficou impedida de transmitir os jogos do Campeonato Paulista, algo que fazia todos os domingos. A Federação Paulista de Futebol queria cobrar para exibir a competição e a emissora se negou a pagar.

Por conta disso, a agência de propaganda Magaldi, Maia e Prosper criou um programa para a Record, que misturava música, comportamento e moda, e vinculou o movimento a três cantores não muito conhecidos na época: Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa.

O movimento explodiu e virou uma mania nacional, levou Roberto a virar o rei da música nacional, e Erasmo e Wanderléa a se tornarem cantores eternos.

"Festivais da Música Brasileira" (1966 - 1969)

Os 10 programas mais conhecidos e populares da Record TV em seus 65 anos

Vários festivais da música aconteceram pela Record nos anos citados, e eles são considerados os principais, tudo por conta dos nomes revelados.

Basicamente, cantores como Elis Regina, Chico Buarque, Nara Leão, Jair Rodrigues, Paulinho da Viola, Tom Zé, Geraldo Vandré, Edu Lobo... Foram inúmeros cantores.

Vários deles sao considerados monstros sagrados da música até hoje, e o Festival ajudou a consolidar a Record como uma emissora popular naquela altura.

"Família Trapo" (1967 - 1971)

Os 10 programas mais conhecidos e populares da Record TV em seus 65 anos

Criado no fim dos anos 60 e sendo um sucesso gigantesco de Ibope, além de contar com Ronald Golias e Jô Soares no elenco, a "Família Trapo" é lembrada como exemplo de humor até hoje.

Mesmo feito em videoteipe, uma novidade para a época, os improvisos iam ao ar e tornava o programa ainda mais genial. Nos seus bastidores, Carlos Alberto de Nóbrega, Manoel Carlos e Nilton Travesso eram alguns nomes que faziam parte da atração.

O programa ajudou a tornar Ronald Golias um grande mito do humor nacional, revelou Jô Soares como um jovem promissor de TV e ainda contou até com participações de Pelé e Dercy Gonçalves.

Equipe Esportiva da Record nos anos 70 e 80

Os 10 programas mais conhecidos e populares da Record TV em seus 65 anos

Quem viveu em São Paulo nos anos 70 e 80 viu Silvio Luiz em seu auge. Com transmissões de futebol paulista e jogos da Copa do Mundo, Silvio começou a popularizar seus bordões.

Em 1982, sua popularidade era tanta, que mesmo sem direitos de transmissão da Copa do Mundo da Espanha e com a exibição apenas do áudio da Rádio Record na TV, o narrador subiu o Ibope da emissora.

O fato é que, se Silvio Luiz se tornou o narrador popular que é, isso começou na Record. E foi o último momento de brilho do canal antes de sua virada, nos anos 90, quando foi adquirida por Edir Macedo.

"Cidade Alerta" (1995 - atualmente)

Os 10 programas mais conhecidos e populares da Record TV em seus 65 anos

Criado em 1995 no rastro do sucesso do programa "Aqui Agora", do SBT, o "Cidade Alerta" deve ser a atração mais popular atualmente no ar na Record TV.

Criado inicialmente por Ney Gonçalves Dias e apresentado posteriormente por João Leite Neto e Gilberto Barros, foi com José Luiz Datena que ele ganhou extrema popularidade, chegando a vencer a Globo no horário nobre.

Em 2005, saiu do ar por uma reformulação de conteúdo da Record. Voltou em 2011, quando Datena voltou para a emissora naquele ano, mas ficou apenas três meses no ar, já que o apresentador surpreendeu ao retornar para a Band.

Em 2012, o programa foi resgatado pela terceira e definitiva vez, sob comando de Marcelo Rezende. Com um estilo mesclando humor e jornalismo, ganhou notoriedade e popularidade. Com o falecimento de Marcelo em 2017, Luiz Bacci assumiu o "Cidade Alerta, hoje a maior audiência da casa, com médias de 11 pontos de Ibope.

"Ratinho Livre" (1997 - 1998)

Os 10 programas mais conhecidos e populares da Record TV em seus 65 anos

Efêmero e forte como um meteoro, a história do "Ratinho Livre" é rápida, mas marcante. No ar, foram apenas 11 meses, de setembro de 1997 a agosto de 1998.

Mas com sua mistura explosiva de assistencialismo, carisma do apresentador, baixaria e apelação, incomodou a Globo, fez o horário do "Jornal Nacional" e da novela das oito ser alterado e atingiu picos de 36 pontos de Ibope, chegando próximo dos 40 pontos.

O sucesso foi gigantesco, mas nos bastidores, a relação desgastada entre religiosos da Record e Ratinho o fizeram aceitar uma proposta para ir ao SBT, onde está até hoje.

"Hoje em Dia" (2005 - atualmente)

Os 10 programas mais conhecidos e populares da Record TV em seus 65 anos

Em 2005, querendo deixar os programas "bregas" de lado, a Record TV decidiu estrear o "Hoje em Dia", baseado nos programas matinais dos Estados Unidos.

O resultado foi impressionante: liderança de audiência, repercussão alta e em alguns dias, o programa era tão esticado que chegava a ir ao ar até 14h. Em seu recorde, atingiu picos de 19 pontos de audiência.

Com o tempo, e com a estreia da nova grade matinal da Globo, o programa caiu e hoje tem pouco menos de duas horas - das 10h às 11h50. Ainda consegue bons números, mas longe do que marcava no auge.

"Os Mutantes" (2007 - 2009)

Os 10 programas mais conhecidos e populares da Record TV em seus 65 anos

Uma novela que teve um enredo surreal, com efeitos especiais de gosto duvidoso e que flertou com vários elementos - do clichê à ufologia. Deveria ser um fracasso, mas foi um fenômeno.

As três temporadas da novela deram bom Ibope e repercussão no total, mas a primeira e o início da segunda temporada foram os auges, chegando a picos de 27 pontos contra 32 da Globo no primeiro capítulo da segunda fase.

Mais que isso, "Mutantes" entrou no imaginário popular e faz parte da cultura pop brasileira, de um jeito ou de outro.

"A Fazenda" (2009 - atualmente)

Os 10 programas mais conhecidos e populares da Record TV em seus 65 anos

O reality show mais popular da Record TV chegou em 2009. Adquirido com inspiração no "BBB", sua primeira edição foi um estouro, chegando a picos de 31 pontos de Ibope em sua final.

Até aqui, foram nove edições produzidas e uma décima atualmente no ar. Os apresentadores Britto Jr e Roberto Justus não caíram muito no gosto do público, mas Marcos Mion, entrando este ano, já faz todos se renderem.

A audiência também nao é a mesma de outrora, mas ainda é uma das maiores da Record TV, elevando a faixa das 22h45, que não ia bem nos últimos meses.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado