Acusação séria

Professora é acusada de racismo após mandar aluno negro prender cabelo

Pais de aluno negro registraram boletim de ocorrência contra professora


Frente da escola onde professora foi acusada de racismo
Professora foi acusada de racismo em escola - Foto: Reprodução/TV Globo

A mãe de um menino de 8 anos denunciou uma professora da Escola Municipal Doutor Adhemar Rezende de Andrade, no Bairro São Pedro, em Juiz de Fora, por injúria racial. Segundo a denúncia, a professora teria chamado o cabelo do menino de feio e o obrigado a prender o cabelo contra a vontade dele.

O menino, que cursa o 3º ano do ensino fundamental, contou à mãe que a professora chamou o cabelo dele de "feio" na sala de aula. Na hora do recreio, a professora teria abordado o menino novamente e dito: "Senta aí agora!". Em seguida, ela teria pegado uma buchinha dela e amarrado o cabelo do menino com força.

O menino disse que ficou triste e nervoso com a situação. Ele contou que não gosta de usar o cabelo preso e que a mãe dele também não o força a fazer isso.

Final de Mulheres Apaixonadas: Raquel assiste à morte de Fred; saiba como será

Alexandre Correa diz que não está falando com Ana Hickmann e nega ameaças

A mãe do menino disse que foi à escola dois dias depois do ocorrido para pedir uma reunião com os representantes da unidade de ensino. Ela contou que só conseguiu falar com a vice-diretora, que informou que a professora não poderia conversar naquele momento.

No dia seguinte, a mãe e o pai do menino voltaram à escola para uma reunião agendada, mas foram informados por telefone que o encontro com a professora não seria mais possível porque ela teve um imprevisto.

Em seguida, eles foram à 99ª Companhia de Polícia Militar em Juiz de Fora onde fizeram um boletim de ocorrência (BO). A mãe também compareceu ao Conselho Tutelar.

De acordo com o BO, eles voltaram na segunda-feira (20) para uma nova reunião e não foram atendidos: "Fui informada pela diretora que não teria reunião, porque a professora foi chamada na Secretaria de Educação", disse Rayelle.

A Polícia Civil começou a investigar o caso na 2ª delegacia da cidade.

A Secretaria de Educação de Juiz de Fora repudiou veementemente qualquer prática de racismo e disse que está apurando o caso. Confira a nota:

"A Secretaria de Educação tomou conhecimento do caso, ocorrido em escola municipal, no qual teria se registrado uma conduta racista. Imediatamente, foi iniciada a apuração do incidente. A Secretaria de Educação repudia veementemente qualquer prática de racismo e adota como política pedagógica um trabalho contínuo de conteúdo antirracista, intensificado e fortalecido pela constituição em 2023 do NUPRER ( Núcleo Permanente de Relações Étnico Raciais). Concluída a apuração da situação denunciada, serão tomadas as providências cabíveis".

 

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado