Série do Star+

10 mentiras que O Rei da TV conta sobre Silvio Santos

Recorte da vida de Silvio Santos é contada na série


Silvio Santos na série O Rei da TV
Silvio Santos é assunto da série O Rei da TV - Foto: Divulgação/Star+
Por Thiago Forato

Publicado em 25/10/2022 às 05:05,
atualizado em 31/03/2023 às 12:11

Série do Star+ lançada na última quarta-feira (19), O Rei da TV conta em oito episódios um recorte da história de Silvio Santos. A descoberta de um problema na garganta em 1988 que poderia acarretar na sua aposentadoria é o ponto da partida para narrar também momentos do dono do SBT quando era camelô no Rio de Janeiro e seu início como empresário de comunicação.

Ao longo da série, a produção usou e abusou das invenções e trouxe vários elementos que nunca existiram na vida real, como embates entre Íris Abravanel e Gugu Liberato (1959-2019), além de uma diretora negra (Cleusa, interpretada por Larissa Nunes jovem e depois por Cassia Damasceno) desde os primórdios do Programa Silvio Santos.

No final de semana, as filhas publicaram seus descontentamento com O Rei da TV. Daniela Beyruti, filha número três, afirmou que a história é "mal contada" e repleta de "inverdades" com um "personagem arrogante". A filha número dois, Silvia Abravanel, fez coro e adjetivou o produto como "uma lástima".

Confira 10 momentos que O Rei da TV inventou:

Voz de Silvio Santos não falhou no palco

10 mentiras que O Rei da TV conta sobre Silvio Santos

Na série do Star+, Silvio Santos (José Rubens Chachá) estava no palco do Show de Calouros (1977-1996) quando sentiu a voz falhar ao vivo e passou a se preocupar com o seu futuro como artista. A produção cortou Silvio e chamou as "pegadinhas" - o termo denominado pelo SBT sempre foi de Câmeras Escondidas.

Esse momento não aconteceu no palco. Em janeiro de 1988, Silvio realmente sofreu um baque ao perceber que tinha um problema nas cordas vocais que não melhorava, mas isso nunca foi ao ar. As angústias e todo esse processo aconteceu em off.

Ele se tratou em Boston, não em Miami

10 mentiras que O Rei da TV conta sobre Silvio Santos

Silvio Santos ficou 15 dias em Boston, nos Estados Unidos, conforme o próprio relatou em edição histórica do Show de Calouros. "Fiz uma introspectiva e muita coisa aconteceu", disse ele à Hebe Camargo (1929-2012), que foi ao programa receber o Troféu Imprensa.

Na série, Silvio Santos trata seu problemas das cordas vocais em Miami.

Malandragem no Baú da Felicidade

imagem-texto

De acordo com a série, Silvio tentou tomar o controle do Baú da Felicidade de Manoel de Nóbrega (1913-1976) de uma maneira pouco honesta, inclusive escondendo suas próprias ações do pai de Carlos Alberto.

Na vida real, os relatos são bem diferentes. E Nóbrega sempre faz questão de dizer que o mérito do sucesso do Baú é de Silvio, que alavancou o negócio e que seu pai já não queria mais o Baú, incentivando Silvio a tocar.

Silvio Santos não foi censurado

imagem-texto

De fato, Silvio era visto como uma ameaça pelos militares. Em descoberta recente de Fernando Morgado, biógrafo do dono do SBT, houve a revelação que ele era visto como apoiador da ação comunista.

Militares queriam que o Programa Silvio Santos tivesse sua duração reduzida, deixasse de ser ao vivo e perdesse a plateia. O apresentador teve que mandar uma carta ao ministro das Comunicações (Hygino Corsetti, 1919 - 2007) apelando para que essas mudanças não fossem feitas.

Apesar disso, não foi censurado e essas medidas não aconteceram. Na série, Silvio perdeu duração do programa, plateia e o programa passou a ir ao ar gravado.

Íris nunca assumiu o SBT

imagem-texto

Enquanto Silvio estava em Miami para tratar seus problemas nas cordas vocais na série, Íris passou a tomar o controle do SBT. Isso nunca aconteceu.

Na vida real, Silvio estava em Boston e o controle do SBT passou bem longe da esposa.

Salários nunca foram atrasados

imagem-texto

Na série, o SBT sofreu com atraso de salários. Na realidade, isso também nunca aconteceu, como a própria Hebe Camargo disse há 10 anos no programa O Maior Brasileiro de Todos os Tempos. Contratada da RedeTV! na ocasião, alfinetou a própria casa.

"Eu queria dizer que Silvio Santos jamais atrasou os pagamentos", enfatizou.

Meia-verdade

10 mentiras que O Rei da TV conta sobre Silvio Santos

É fato que Silvio Santos saiu da Globo porque os diretores da época avaliavam que Silvio não se enquadrava dentro do padrão de qualidade da emissora, e isso foi retratado. O que não foi é que o outro motivo era financeiro. A Globo perdia dinheiro com Silvio, já que ele pagava apenas pelo aluguel do horário e lucrava muito mais com os anúncios.

Show de Calouros não era ao vivo...

... como é retratado em O Rei da TV. O Show de Calouros ia ao ar gravado, como todos os programas de Silvio desde a invenção do tape.

Aviãozinho no Show de Calouros?

10 mentiras que O Rei da TV conta sobre Silvio Santos

O Show de Calouros também não tinha aviãozinhos como os jogados nos tempos de Topa Tudo por Dinheiro (1991-2001).

Gugu na espreita?

10 mentiras que O Rei da TV conta sobre Silvio Santos

Na série, Gugu queria muito ocupar os domingos enquanto Silvio Santos estivesse fora. O Rei da TV exibe um momento que não existiu, quando o apresentador interpretado por Paulo Nigro estava à espreita do palco do Show de Calouros esperando ser anunciado por Silvio Santos. Isso jamais ocorreu.

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Telegram.

Participe do grupo
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado