60 anos de Bussunda

Nos anos 1980, Tim Maia ameaçou atirar em Bussunda após zoeira no Faustão

Cantor não gostou nada da sátira de Bussunda durante participação no Domingão do Faustão e fez questão de reclamar na Globo


Bussunda em episódio da série Meu Amigo Bussunda
Tempos mais tarde, Bussunda falou sobre o episódio do ranço de Tim Maia após sátira - Foto: Repro

Apesar de Bussunda (1962-2006) ter feito muitos brasileiros rirem com suas imitações no Casseta & Planeta Urgente (1992-2010), o comediante atiçou a ira de um dos grandes nomes da música brasileira antes mesmo do humorístico ir ao ar na Globo. Em meados de 1989, ele subiu no palco do Domingo do Faustão para imitar Tim Maia durante a apresentação da música Mãe é Mãe, que é do grupo de comédia. O musicista, no entanto, ficou revoltado com a "a homenagem" o ponto de ameaçar atirar no ator. 

No final dos anos 80, os integrantes dos antigos jornais satírios Casseta Diário e O Planeta Diário se juntaram em uma banda após uma proposta de um produtor musical. O especialista via a liga entre os comediantes e os chamou para se apresentarem em uma casa de shows no Rio de Janeiro. Lá, eles fizeram várias canções que posteriormente foram lançadas no álbum Preto com um Buraco no Meio (1989), como Tô Tristão e Mãe é Mãe. 

Durante os shows no JazzMania, Bussunda aproveitava para se vestir como Tim Maia e subia no palco afim de reclamar do sistema de áudio ou dos próprios músicos. Coisa que o verdadeiro homenageado pela sátira fazia bastante em apresentações.

Nos anos 1980, Tim Maia ameaçou atirar em Bussunda após zoeira no Faustão

Imitação de Tim Maia no Faustão

No documentário Meu amigo Bussunda, dirigido pelo também integrante do Casseta & Planeta, Claudio Manoel, amigos do humorista lembraram a situação que culminou na ameaça de Tim Maia.

"Teve o clássico episódio que o Faustão convidou o Tim Maia, eles fizeram um ensaio, ele foi lá, reclamou do som e acabou não indo no Domingão. [Na semana seguinte] Entrou a banda e o Bussunda de Tim Maia. Ele ficou uma fera", contou Hélio de la Peña, no segundo episódio do título disponível no Globoplay. 

No fim da apresentação, os comediantes souberam que o cantor tinha ligado para a Globo e ameaçou que iria pegar o Bussunda de qualquer jeito. O motivo? O carioca usava enchimento para imitar o músico, mas o artista alegava que ele não precisaria do objeto porque era gordo igual a ele. 

Tempos depois do episódio, Bussunda deu uma entrevista, que também foi exibida no documentário, e minimizou as reclamações do ídolo. "Sempre fui fã. Fui a todos os shows e, por isso, conseguia fazer uma imitação relativamente boa dele. Eu não tenho porque ter medo da porrada, ele não vai. Vai ser igual ao show dele. Ia marcar para não ir", brincou. 

A ameaça, inclusive, ficou por isso mesmo, e não há relatos de que o músico realmente tenha tirado satisfação com o comediante pessoalmente.

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Telegram.

Participe do grupo
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado