Vai ajudar

HBO vai avisar assinantes sobre séries com gatilhos de doenças mentais

Emissora quer ajudar a identificar quem sofre com esses problemas


Personagem de Euphoria, série da HBO, sentada na cama.
Euphoria é uma das séries da HBO que vão ganhar classificação. Foto: Divulgação

A HBO anunciou nesta quinta-feira (10), que irá avisar seus assinantes quando uma série tiver personagens com doenças mentais. O aviso vai aparecer no início de cada episódio e é uma forma do público saber de possíveis gatilhos.

A notícia foi dada nos EUA pela Veriety e a gigante do entretenimento confirmou que utilizará o mesmo recurso para a classificação indicativa no início de cada episódio e assim o espectador saberá se há algum personagem com transtorno mental e qual o tipo de doença exibida.

A decisão da HBO se deu após levantamento da USC Annenberg Inclusion Initiative indicar que apenas 2% dos filmes e 7% das séries de televisão exibem personagens com algum tipo de transtorno mental, número bem abaixo dos 20% da população americana que possui condição de doença mental todos os anos.

A iniciativa da emissora faz parte do “It’s Ok”, programa que vem tentando tirar o estigma das doenças mentais no país e incentivar as pessoas a conversarem sobre o assunto.

“A HBO sempre esteve na vanguarda em contar histórias com personagens complexos, alguns dos quais lidam com doenças mentais, de 'Os Sopranos' a ' Euforia ', incentivando mais conversas sobre as diferentes facetas da saúde mental”, disse Jason Mulderig, vice presidente de marketing de marca e produto da HBO. "Não estamos dizendo que 'a discrição do espectador é recomendada.' Estamos dizendo 'a conversa do espectador é incentivada'”.

O canal confirmou que os avisos ocorrerão em produções como as atuais Barry e Euphoria. A finalizada Girls também faz parte do pacote, além da premiadíssima Família Soprano.

A partir dos próximos meses, a HBO lança também esquetes intitulados “Comentários médicos”, que incluirá comentários de um profissional de saúde mental sobre cenas emblemáticas com personagens que sofrem de algum transtorno. Os curtas serão apresentados pelo psicólogo Dr Ali Mattu e serão 07 episódios de 02 a 03 minutos lançados no Youtube do Canal e do médico. O primeiro episódio já foi liberado.

HBO Brasil trata o tema

Não são apenas as séries americanas da HBO que tratam sobre transtorno mental. No Brasil, o conteúdo original do canal já debateu o tema em suas mais diversas facetas, inclusive com uma série dedicada ao tema.

É o caso de Psi, série que acompanha o dia a dia de um psiquiatra que atende todo tipo de clientes com transtornos mentais. A série é roteirizada por Tiago Dottori e já foi até indicada ao Emmy Internacional.

TAGS:
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado