Santos Mais Segura

Santos Mais Segura: nova base da Guarda Municipal é inaugurada na região central da cidade

Mudança permite mais agilidade para a tropa de elite da corporação


Nova sede das Rondas Ostensivas Municipais (Romu) da GCM. Foto: Isabela Carrari/PMS
Nova sede das Rondas Ostensivas Municipais (Romu) da GCM. Foto: Isabela Carrari/PMS
Por Redação NT

Publicado em 15/03/2024 às 16:56,
atualizado em 15/03/2024 às 17:19

Foi inaugurada nesta quinta-feira (14) a nova base das Rondas Ostensivas Municipais (Romu) Prefeito Oswaldo Justo da Guarda Civil Municipal de Santos (GCM), localizada na Avenida Conselheiro Nébias, 164, no Paquetá. Antes, a base operava na Rua Amador Bueno, no mesmo bairro.

Com a mudança, o patrulhamento preventivo na Região Central Histórica, envolvendo os bairros Centro, Paquetá e Vila Nova, incluindo a região do Mercado, é intensificado, melhorando ações de vigilância e combate à criminalidade.

De acordo com o prefeito Rogério Santos, o novo equipamento está bem localizado e facilita a rota para diversos pontos de Santos.

Também vai fazer com que essa região se transforme. Estamos investindo muito em segurança. Hoje, o que a população mais pede é investimento neste setor e trabalhamos juntos com o Governo do Estado, apoiando suas ações e em parcerias como no aluguel de automóveis e na Operação Delegada”.

Santos Mais Segura: nova base da Guarda Municipal é inaugurada na região central da cidade
Prefeito Rogério Santos na inauguração da nova sede da GCM. Foto: Isabela Carrari/PMS

O secretário de Segurança de Santos, Sérgio Del Bel Júnior, ressaltou que “a Romu é um policiamento robusto, treinado e equipado para enfrentar vários tipos de situação, atuando em forças-tarefas em toda a Cidade”.

Conforme o coordenador da Romu, Antonio Carlos Silva, a mudança de local da base é essencial para melhorar o patrulhamento no Centro Histórico.

“Estamos mais centralizados e em uma importante via que nos permitirá maior agilidade no atendimento”, enfatizou.

A nova base da tropa de elite da corporação centraliza o trabalho de 51 guardas municipais, entre homens e mulheres, e conta com seis viaturas, dez motos e o canil da GCM.

O imóvel, com 501 metros quadrados de área e infraestrutura remodelada, contempla alojamentos para o efetivo operacional, com vestiários, refeitório e uma ampla área externa para utilização como estacionamento da frota de viaturas, bem como para treinamento de abordagens com o apoio de viaturas e motocicletas.

Santos Mais Segura: nova base da Guarda Municipal é inaugurada na região central da cidade
Motocicletas da GCM contribuem para a agilidade nas operações. Foto: Isabela Carrari/PMS

A nova base da corporação, localizada estrategicamente próxima ao novo Mercado Municipal e às futuras instalações do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na região, ainda ratifica a política da Prefeitura para a ocupação do Centro Histórico, com melhora para a segurança pública.

Além disso, a mudança permitirá maior agilidade no deslocamento das equipes operacionais especializadas, facilitando o acesso às demais regiões do Município, como a orla da praia, morros, Zona Noroeste e Área Continental, projetando um impacto positivo na sensação de segurança dos santistas.

Santos Mais Segura: nova base da Guarda Municipal é inaugurada na região central da cidade
Segurança no Centro Histórico de Santos é reforçada. Foto: Isabela Carrari/PMS

Santos Mais Segura

A integração da nova infraestrutura da Guarda Civil Municipal (GCM) é uma parte do plano ‘Santos Mais Segura’, um pacote de investimentos em segurança e monitoramento urbano lançado pela Prefeitura em setembro do ano passado.

Este plano inclui a contratação de mais 200 guardas civis municipais, que serão incorporados ao longo deste ano, a elaboração de um novo Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) específico para a categoria, a disponibilização de novas viaturas e armas, a aquisição de drones de alta performance e outros equipamentos essenciais.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado