Chamadas no ar

Renascer é a "obra-prima" de Benedito Ruy Barbosa? Termo usado pela Globo divide opiniões

Veja como a novela de 1993, que ganha remake em 2024, se insere na trajetória do autor


Patrícia França e Leonardo Vieira em Renascer
Maria Santa (Patrícia França) e José Inocêncio (Leonardo Vieira): amor na primeira fase de Renascer é interrompido por tragédia - Foto: Divulgação/Globo

Renascer é a próxima novela das 21h da Globo e substitui Terra e Paixão no horário nobre em 22 de janeiro de 2024. Nas chamadas de divulgação, a trama é definida como “a obra-prima de Benedito Ruy Barbosa”, autor da história original, adaptada agora por seu neto, Bruno Luperi.

Nas redes sociais, o termo usado pela Globo para definir Renascer tem dividido opiniões. Afinal, “obra-prima” é o termo usado para definir o melhor e mais importante trabalho de um artista. Benedito Ruy Barbosa também é autor de outros sucessos, como Pantanal (1990) e O Rei do Gado (1996).

+ Tereza Seiblitz revela bastidores de Renascer: "Chorei tanto que não conseguia decorar"

“Renascer é um novelão, mas não é melhor que Pantanal nem ferrando. A Globo falsifica a história falando que aquela é a obra-prima de Benedito Ruy Barbosa”, opinou uma internauta. “É a maior dele e é, sim, uma obra prima. Quem não gosta dela no mínimo deveria rever os conceitos”, defendeu outra.

+ Quem é Theresa Fonseca? Atriz será protagonista do remake de Renascer

É possível que, ao classificar Renascer como “obra-prima”, a Globo tenha tido apenas o objetivo de exaltar a novela. O termo também é usado para se referir um produto que é perfeito em seu gênero, sem que haja comparação direta com outras criações do novelista.

Confira algumas reações no X/Twitter:

Como Renascer se insere na obra de Benedito Ruy Barbosa?

imagem-texto

Exibida em 1993, a versão original de Renascer marcou a volta de Benedito Ruy Barbosa para a Globo. Depois de tentar emplacar Pantanal na emissora e receber negativas, ele apresentou o projeto à Manchete e rendeu à concorrente o maior sucesso de sua história.

Pantanal foi um fenômeno de audiência em 1990 e incomodou a Globo na briga pela audiência. Tanto que não demorou até que o canal conseguisse trazer Benedito de volta – e o colocou no horário nobre, sendo que, na emissora, ele só havia feito novelas das 18h.

+ Taumaturgo Ferreira explica visual e diz se toparia "nova chance" em Renascer

A expectativa era grande, e Renascer conseguiu atendê-la: tornou-se uma das novelas de maior audiência dos anos 1990. O autor seguiu com grande sucesso em O Rei do Gado (1996) e Terra Nostra (1999). Somente Esperança (2002) pôs fim à sucessão de êxitos do escritor.

Qual a história de Renascer?

Renascer é a \"obra-prima\" de Benedito Ruy Barbosa? Termo usado pela Globo divide opiniões

A trama narra a saga do coronel José Inocêncio (Leonardo Vieira na primeira fase, e Antonio Fagundes na segunda). Depois da morte da mulher Maria Santa (Patrícia França) no parto, ele passa a rejeitar o filho mais novo, João Pedro (Marcos Palmeira). No decorrer da história, os dois disputam o amor da mesma mulher, a misteriosa Mariana (Adriana Esteves).

+ Renascer: Quais atores da primeira versão já morreram, 30 anos depois?

No remake, respondem pelos personagens principais: Humberto Carrão e Marcos Palmeira (José Inocêncio), Duda Santos (Maria Santa), Juan Paiva (João Pedro) e Theresa Fonseca (Mariana). Também estão no elenco Juliana Paes, Antônio Calloni, Vladimir Brichta, Camila Morgado, Irandhir Santos, Sophie Charlotte, Xamã, Rodrigo Simas, entre outros.

Assista a uma das chamadas de Renascer veiculadas pela Globo:

Imagem da thumbnail do vídeo

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado