Vem aí

Renascer: Memória afetiva pesou em decisão de Bruno Luperi sobre remake

Autor chegou a dizer que não adaptaria outra novela escrita pelo avô


Bruno Luperi em coletiva virtual de Renascer
Bruno Luperi conversou com a imprensa sobre Renascer - Reprodução

Apesar do sucesso de Pantanal (2022), que concorreu ao Emmy Internacional deste ano, Bruno Luperi já havia decidido que não voltaria a fazer outra adaptação de um folhetim escrito pelo seu avô, Benedito Ruy Barbosa, e explicou seus motivos.

"A gente conseguiu um sucesso tão grande, mexendo em uma novela que era tão importante e tão querida pelos brasileiros. Eu acho que acertar duas vezes é difícil", disse em conversa virtual com a imprensa, na última terça-feira (12), com a presença do NaTelinha.

Mas para a nossa sorte, Luperi acabou voltando atrás assim que recebeu o convite da Globo para uma adaptação de Renascer, folhetim exibido pela emissora carioca em 1993.

"Se destampou a garrafinha do cramulhão, porque ali falou mais alto do que eu. [risos]. Uma coisa meio irrecusável para mim, por tudo que eu vivi", adiantou o autor.

Renascer: Memória afetiva pesou em decisão de Bruno Luperi

O motivo para a mudança de planos no escritor, aliás, não poderia ser mais sublime. Renascer foi a primeira novela escrita por Benedito Ruy Barbosa que Bruno guarda na memória.

"Renascer é a que mais me toca pessoalmente, porque eu tinha 5 anos e pude acompanhar. Vi meu avô escrever, atores e diretores indo em casa para reunião e depois, vi no ar”, revelou.

+ Leonardo Vieira revela dificuldades em Renascer: "Imaturidade"

"Há muito respeito pelo que o universo preparou e entregou nas nossas mãos. Eu mesmo não sou o dono da história, mas o primeiro servo, o primeiro operário a pegar esse trabalho. Ocupo a função de autor, mas não me descolo do fã", abriu seu coração.

Diretor artístico de Renascer, Gustavo Fernandez foi assistente de Luiz Fernando Carvalho na época em que a primeira versão foi ao ar e endossa a fala de Bruno.

"Essa é a novela da vida de muitas pessoas, temos uma responsabilidade muito grande e bonita de fazer o melhor", observou o profissional que esteve ao lado do autor também no remake de Pantanal.

Com Renascer, autor terá mais liberdade para criar

Renascer: Memória afetiva pesou em decisão de Bruno Luperi

Renascer conta a saga de José Inocêncio (Humberto Carrão/Marcos Palmeira), dono de uma fazenda de cacau localizada na região de Ilhéus, na Bahia. Casou-se ainda jovem com Maria Santa, o grande amor de sua vida.

Com a esposa teve quatro filhos: José Augusto, José Bento, José Venâncio e João Pedro. Este último, rejeitado pelo pai que o culpa pela morte da mãe, durante o seu parto. Curiosamente, o único a ficar ao seu lado até o fim.

Diferente de Pantanal, Bruno Luperi adianta que a adaptação de Renascer, com estreia marcada para o dia 22 de janeiro, terá mais mudanças com relação a versão original. Um exemplo disso será o aumento no número de capítulos da primeira fase, que pulou de 5 para 13.

+ Com data para morrer em Renascer, Rodrigo Simas afirma: "Muita coisa vai mudar"

"A versão original teve uma primeira fase maior gravada, mas foi reduzida no ar e algumas cenas cortadas e levadas em formato de flashback. Agora, vamos recuperar e inserir novos, que são importantes para a atualização."

O autor concluiu a conversa fazendo uma análise sobre a novela: "Ela cria um folclore acerca de um Brasil muito pouco explorado, muito pouco difundido, e traz personagens que entram no imaginário popular. Acho que isso é único e especial. Enquanto dramaturgo, enquanto um admirador desse gênero, ali eu acho que é onde meu avô conseguiu andar na ponta dos cascos. E é uma história que me fascina desde muito cedo".

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado