Baila Comigo

Com "primeira Helena", novela nunca reprisada na Globo chega ao streaming

Trama de 1981 marcou estreia do autor Manoel Carlos no horário nobre


Lilian Lemmertz como Helena em Baila Comigo
Lilian Lemmertz, que fez a primeira Helena em novelas de Manoel Carlos, morreu 5 anos depois de Baila Comigo - Foto: Divulgação/Globo
Por Walter Felix

Publicado em 28/08/2023 às 15:11,
atualizado em 28/08/2023 às 19:48

Exibida originalmente em 1981, a novela Baila Comigo chega ao Globoplay nesta segunda-feira (28). A novela marcou a estreia do autor Manoel Carlos como titular no horário nobre da Globo, um ano após ser colaborador de Gilberto Braga (1945-2021) em Água Viva. Apesar do sucesso, seu primeiro trabalho solo às 20h nunca foi reprisado na emissora – só no Viva, entre 2018 e 2019.

Baila Comigo também foi a primeira novela em que Manoel Carlos criou uma heroína chamada Helena. O papel foi interpretado por Lilian Lemmertz (1937-1986) e reunia as características que marcariam a tradicional protagonista de tramas do escritor: mulheres maduras com dilemas familiares.

5 novelas de sucesso no horário nobre que a Globo nunca reprisou

Com \"primeira Helena\", novela nunca reprisada na Globo chega ao streaming

A história gira em torno dos filhos de Helena, os gêmeos João Victor e Quinzinho (Tony Ramos), que foram criados separados e desconhecem a existência um do outro. Mistérios do passado e as interações entre os irmãos são o fio condutor da novela.

Um cenário importante, que justifica o título da produção, é a academia de danças e ginástica em que trabalha Joana (Betty Faria). Nomes como Raul Cortez, Fernando Torres, Fernanda Montenegro, Natália do Valle, Reginaldo Faria, Lídia Brondi e Lauro Corona também estavam no elenco.

Lilian Lemmertz, que morreu cinco anos após Baila Comigo, vítima de enfarte do miocárdio, foi a primeira Helena do autor, enquanto a filha da atriz, Júlia Lemmertz, que também seguiu a carreira artística, foi a última. Esta deu vida à personagem no último trabalho do autor na TV, Em Família (2014).

Por que Lília Cabral nunca foi uma Helena de Manoel Carlos?

Hoje aos 90 anos de idade, Manoel Carlos já explicou que o nome escolhido para todas as suas protagonistas tem um grande simbolismo por conta da Helena de Troia. Ele também já afirmou que não se trata de uma inspiração nem homenagem a nenhuma mulher de sua vida.

Relembre quais atrizes viveram Helena em novelas de Manoel Carlos

Lilian Lemmertz - em Baila Comigo (1981)
Maitê Proença - em Felicidade (1991)
Regina Duarte - em História de Amor (1995), Por Amor (1997) e Páginas da Vida (2006)
Vera Fischer - em Laços de Família (2000)
Christiane Torloni - em Mulheres Apaixonadas (2003)
Taís Araujo - em Viver a Vida (2009)
Júlia Lemmertz - em Em Família (2014)

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado