Barriga de Aluguel

Globo causou polêmica com galã pelado às 18h

Victor Fasano apareceu de bumbum de fora no primeiro capítulo de novela em 1990


Cássia Kis, Victor Fasano e Cláudia Abreu em Barriga de Aluguel
Cássia Kis, Victor Fasano e Cláudia Abreu formavam triângulo amoroso central de Barriga de Aluguel - Foto: Divulgação/Globo

De volta no Globoplay desde semana passada, a novela Barriga de Aluguel colocou no ar diversas polêmicas às 18h quando foi ao ar pela primeira vez, entre 1990 e 1991, na Globo. Na época, a trama assinada por Glória Perez, com direção de Wolf Maya, foi considerada ousada demais para o horário, a começar pela nudez de Victor Fasano, então estreante em novelas.

Na época, Victor Fasano vinha de uma carreira de sucesso como modelo. Nos anos 1980, morou na Europa e fez diversos comerciais, sendo então descoberto pela autora, que sugeriu sua escalação para ser Zeca, principal personagem masculino da história. O primeiro cotado para o papel tinha sido o veterano Thales Pan Chacon (1956-1997).

Logo no primeiro capítulo, o novo galã apareceu de bumbum de fora, entrando no banho. O apelo à nudez do ator não passou despercebido pela imprensa. “Boa parte da atuação de Fasano tem sido gasta na exibição dos seus dotes físicos. O novo sex-symbol da Globo não se cansa de vestir e despir seu moletom”, disse reportagem da Folha de S. Paulo na semana de estreia.

Relembre a nudez de Victor Fasano em Barriga de Aluguel:

Globo causou polêmica com galã pelado às 18h

Barriga de Aluguel quase foi exibida às 20h

A mesma matéria, de agosto de 1990, identificou que Barriga de Aluguel tinha temas polêmicos e personagens pouco comportados, fugindo à regra da faixa das seis da tarde. “As meninas saudáveis, as mocinhas românticas e a comédia de costumes dão lugar à gente sofrida, inescrupulosa e aos profissionais de sucesso”, disse o texto da jornalista Brenda Fucuta.

O tema central da história quase a impediu de ser veiculada às 18h. A Globo teve que recorrer da determinação do Departamento de Classificação Indicativa de Diversões e Espetáculos Públicos, que só permitia sua exibição às 20h. A história foi mesmo concebida para o horário nobre, mas a direção da emissora, então a cargo de Boni, optou pela mudança.

Em Barriga de Aluguel, a jovem Clara (Cláudia Abreu) topa gerar o bebê de Ana (Cássia Kis) e Zeca (Victor Fasano) em troca de dinheiro. O casal, que não conseguia engravidar, vê na moça a oportunidade de realizar o sonho de ter filhos. Depois de dar à luz, contudo, ela desiste da ideia e decide ficar com a criança, dando início à batalha na Justiça. Relembre a abertura:

Imagem da thumbnail do vídeo

Sucesso entre 1990 a 1991 e sempre lembrada como uma das mais marcantes novelas daquela década, Barriga de Aluguel também foi uma das novelas mais longas da Globo, com 243 capítulos. Foi reprisada em duas ocasiões, em 1993, no Vale a Pena Ver de Novo, e em 2011, no Canal Viva, e chegou ao Globoplay na semana passada.

Acompanhe a TV NaTelinha no YouTube

Resumos de novelas, entrevistas exclusivas, bastidores da televisão, famosos, opiniões, lives e muito mais!

Inscreva-se
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado