Aplausos eternos

Erasmo Carlos já produziu trilha de novela e cantou em abertura

Tremendão deixou legado não apenas na MPB, mas também nas trilhas sonoras de novelas


Erasmo Carlos fazendo gesto com a mão
Erasmo Carlos já produziu trilha de novela e cantou em abertura - Foto: Reprodução
Por Thomaz Rocha

Publicado em 22/11/2022 às 17:11,
atualizado em 22/11/2022 às 17:11

Erasmo Carlos (1941-2022) deixou muitos fãs tristes com a notícia de sua morte, ocorrida nesta terça-feira (22), mas deixou legado extenso na Música Popular Brasileira. Além de sua contribuição forte para o cenário artístico no país, o Tremendão também foi marcante ao emprestar sua voz para embalar os temas nas novelas ao longo de sua carreira.

Foram cerca de 30 canções inseridas nas tramas brasileiras, tanto na Globo como em outras emissoras como Record e SBT. Mas antes de dar voz e emoção aos personagens através de sua música, ele teve a missão de ser responsável, junto com Roberto Carlos, seu grande amigo, pela produção musical de O Bofe, novela de Bráulio Pedroso, de 1972.

As 12 canções nacionais apresentadas na novela eram compostas pela dupla e interpretada por grandes nomes da música brasileira na época. Ao longo da carreira, também esteve presente na lista de faixas das canções de folhetins de sucesso.

Desde A Próxima Atração (1970), com Ciça Cecília, até É Preciso dar um Jeito, Meu Amigo, inserida em Amor de Mãe (2019), as músicas empolgaram os noveleiros de plantão. Confira algumas das canções de Erasmo nas novelas:

Sementes do Amanhã - Livre para Voar (1984)

Imagem da thumbnail do vídeo

Sentado a beira do caminho - Perigosas Peruas (1992)

Imagem da thumbnail do vídeo

Detalhes - Vira Lata (1996)

Imagem da thumbnail do vídeo

Apaixocólico Anônimo - Aquele Beijo (2011)

Imagem da thumbnail do vídeo

Erasmo Carlos cantou em aberturas de novelas

imagem-texto

A voz de Erasmo Carlos foi ouvida a cada capítulo de algumas novelas, já que emprestou a voz para abertura de folhetins. Em Pícara Sonhadora (2001), o Tremendão, ao lado de Marisa Monte, interpreta o hit Sou Mais Um na Multidão. Já em A Lua me Disse (2005), novela da Miguel Falabella e Maria Carmem Barbosa, o cantor soltava a voz com a divertida Lero Lero.

A música escrita por ele, mas imortalizada por Robeto Carlos, Além do Horizonte apareceu com a interpretação do próprio compositor na trama de mesmo nome, exibida na Globo em 2013. Na antiga O Campeão (1982), da Band, ele também esteve presente com Mesmo que Seja eu.

Imagem da thumbnail do vídeo

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Participe do grupo
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado