Especial NT

Poliana Moça: História, curiosidades e os bastidores da novela do SBT

Trama é a continuação de As Aventuras de Poliana produzida pela emissora entre 2018 e 2020


Sophia Valverde caracterizada de Poliana Moça em montagem do NaTelinha
Poliana Moça é a nova novela inédita do SBT - Arte: NaTelinha

A novela Poliana Moça estreia nesta segunda-feira (21), às 20h30, após um período sabático de tramas inéditas na tela do SBT por conta da pandemia da Covid-19. A produção de Íris Abravanel, com direção-geral de Ricardo Mantonanelli, tem como protagonistas Sophia Valverde e Igor Jansen, vivendo os mesmos personagens de As Aventuras de Poliana (2018). O folhetim teve as suas filmagens iniciadas em setembro de 2021 e chega à grade da emissora paulista com cerca de 40% das gravações concluídas. 

"O público pode esperar uma novela linda que foi especialmente feita para todos. Nós estávamos ansiosos com a volta das gravações e estamos muito felizes com a estreia de Poliana Moça", conta Sophia Valverde ao NaTelinha. A atriz destaca que passou por mudanças visuais e internas durante a pausa nas filmagens. "Mudei bastante e acho que o principal foi a minha franja que cresceu e que deu uma diferenciada da Poliana de As Aventuras de Poliana. Também amadureci, pois quando comecei a novela eu tinha 11 anos e agora em Poliana Moça já estou com 16 anos.

"A Poliana vai se apaixonar, vai ter problemas com amizades, conflitos com o pai. Vai ser tudo o que um adolescente real passa e que até eu já passei e passo. Sobre qual personagem eu shippo a Poliana? Essa resposta vai ficar guardadinha no meu coração e todos vocês precisarão assistir a novela para saber de quem é o coração da Poliana!"

Sophia Valverde

Vídeo: Tour exclusivo com Igor Jansen nos bastidores de Poliana Moça no SBT

A nova narrativa de Poliana Moça se inicia alguns momentos antes do aniversário de 15 anos de Poliana. Otto Pendleton, o pai da garota, a leva para uma pequena cidade no interior de São Paulo (São Bento do Sapucaí), onde o avô dela, Richard, montou sua primeira oficina de brinquedos artesanais. Pai e filha viverão momentos de nostalgia, enquanto ele relembra da própria infância e mostrando como foi sua vida na juventude. É ali que Otto conta que criou o primeiro boneco, a base para o desenvolvimento de Ester. Otto conta que Richard era conhecido como Gepeto pelas pessoas da região, porque seu maior projeto era um grande boneco articulado de madeira, o seu Pinóquio. O pai também revela que ele está guardado até hoje numa das gavetas camufladas de seu laboratório na mansão, mas o mantém desligado por questões de segurança.

"Uma novela linda , repleta de cores e muitas questões sendo tratadas de forma responsável , assuntos da infância , adolescência , do nosso cotidiano inclusive , isso tudo com leveza, positividade , empatia , amor e Jogo do contente né! Uma novela feita para todas as idades , leve e consistente ao mesmo tempo, ideal para assistir com toda a família. Vocês vão amar!!!!!"

Igor Jansen

Neste ponto, Roger Pessoa, irmão de Otto, é libertado da prisão e já promete que irá passar por cima de qualquer um para conseguir tudo o que sempre sonhou. Ele se une a Waldisney e Violeta, que sem a menor piedade, propõem sociedade com direito até a porcentagem, desde que ele participe de um grande projeto. 

Roger invadirá a festa de aniversário de Poliana, o que irritará Otto, que não quer o irmão por perto, mas a própria garota pede para que o pai receba o tio, afinal é um dia de felicidade e a família tem que mostrar união. Enquanto o bandido faz até discurso mostrando que aprendeu a lição, Roger acabará ouvindo uma conversa da sobrinha sobre a tal história de Pinóquio e fica interessado. 

Ao mesmo tempo, Waldisney e Violeta estão em um novo esconderijo, um lugar escuro com aparências de submundo cheio de computadores e peças estranhas. Eles decidem ficar ricos construindo e vendendo androides, principalmente porque conseguiram ficar com partes de Ester. Porém, é preciso mais informações para conseguir construir os robôs. Por isso fizeram o plano de se unirem a Roger e juntos tentarão roubar Pinóquio.

“Hoje em dia, todo mundo está lutando pela mesma coisa, que é a atenção do espectador. O streaming é nosso concorrente, não é só a televisão aberta. Estamos tentando atrair nosso público da melhor forma possível. Como são muitos jovens, tem muita conversa pelo telefone, então, estamos usando uma linguagem gráfica mais bacana pra eles se comunicarem. Temos a personagem da Sara também, para quem demos uma roupagem e uma voz diferentes, mais jovens. Ela imita um pouco um pet, é a inteligência artificial. A gente tem procurado misturar a tecnologia e um pouco da linguagem jovem, da câmera em movimento, além de termos um cuidado maior com a fotografia."

Ricardo Mantoanelli, diretor geral de Poliana Moça

Poliana Moça: O tempo passa

Tudo que todo mundo quer saber na volta às aulas é a festa de 15 anos de Poliana, já que todo mundo quer se divertir. Inclusive, os amigos insistem para que ela conte logo quem será o príncipe escolhido, embora muitos desconfiem que trata-se de João, mas a garota diz que não tem ideia ainda quem escolherá. Éric, que tem segundas intenções, incentiva Poliana a não agir sob pressão e escolher quem seu coração mandar. João não gosta, mas se segura na posição de amigo. Helena, recém-chegada na escola, se identifica e se interessa por João. Poliana percebe e fica incomodada, mas tenta reprimir seus sentimentos, pois gosta da amizade de Helena.

A entrega dos convites da festa de Poliana, a formação dos 15 casais e os ensaios da valsa, tudo ainda é um grande evento a ser comentado na escola. Debaixo de pressão, Poliana é surpreendida por Éric que se impõe como príncipe. João fica revoltado e os amigos indignados por torcerem mais pelo casal “Joliana”. E aí cria-se o primeiro drama na vida da adolescente.

Igor Jansen explica o momento de seu personagem na trama. "O João finalmente entendeu que o sentimento que ele tem por Poliana sempre foi amor. Esse sentimento veio amadurecendo junto com eles. Esse amor é tão puro que ele vai preferir abrir mão dele só para ver a Poliana feliz , mesmo que seja com outra pessoa" e ele ainda garante que o público irá torcer muito pelo casal. "Naturalmente JOLIANA , que é João e Poliana. Assim como também shipam Sophigor , que é Sophia e Igor. Natural né ! Estamos gravando novela juntos a muito tempo e todo o público espera que esse amor aconteça".

"A essência de tudo é o Jogo do Contente. Então, espero que todos aprendam, realmente, a jogá-lo. Em tempos de guerra, assistir um pouquinho de uma novela que traz refrigério para a nossa alma é muito importante. Uma curiosidade sobre o livro: ele foi escrito em 1913, por aí. O Jogo do Contente foi jogado na Primeira Guerra Mundial (1914-1918) para tirar as pessoas da depressão, para dar mais esperança. E agora, nós estamos em tempos de guerra. Que a gente possa aprender o Jogo do Contente mesmo nesses tempos de tantos conflitos e tanta maldade."

Íris Abravanel

Poliana Moça: Pinóquio

Pinóquio (João Pedro Delfino) será fator preponderante a partir da nova temporada da novelinha teen, inclusive influenciando na vida da própria Poliana, quanto na de quem cruzar seu caminho. Com corpo de madeira e mentalidade de menino, ele toma vida e vivencia várias aventuras nessa nova realidade em que acorda. Diferente do esperado, o boneco robô vai muito além das ações programadas, aprendendo e ensinando valores humanos.

"O processo de caracterização dura cerca de 2 horas, mas a equipe é tão incrível que o tempo passa super rápido e tudo fica muito mais leve! Tudo começou em julho de 2021, onde foi feito um molde exato da minha cabeça (life casting). A partir do Pinóquio criado pela equipe de arte do SBT, os caracterizadores Denilson Oliveira e Bruna Carvalho foram moldando como seria a aparência do Pinóquio! Foram muitos testes até chegar no resultado final que vocês puderam ver na coletiva de imprensa! No dia a dia, é feita a colagem da prótese de foam látex e silicone no meu rosto. As próteses são descartáveis, ou seja, usamos uma para cada gravação. Um trabalho muito bem feito, com muito carinho e dedicação. A parte mais difícil foi reaprender a atuar com a prótese. Até eu começar a gravar, fizemos uma preparação intensa para entender quais seriam as reações que ficariam legais com a maquiagem! Hoje em dia, o Pinóquio já está dentro de mim, então está muito mais fácil, graças a essa construção do personagem que teve apoio da equipe de preparação de elenco e fonoaudióloga. Outro desafio muito grande, foi conter a ansiedade para começar a gravar. Até tudo ficar pronto, levaram quatro meses."

João Pedro Delfino, intérprete de Pinóquio

O boneco é muito inteligente e entende a diferença entre ser livre e ser inconsequente, a importância de ter deveres primeiro, para depois ter direitos; de amar ao próximo; de ser humilde; e de respeitar a sabedoria dos mais velhos. Essa vontade de se tornar gente de carne, osso e alma cresce dentro dele e levanta questões, não só para os outros personagens como para os espectadores, sobre o que realmente nos faz humanos.

Sobre a experiência de ser o Pinóquio na novela do SBT, João Pedro diz que está sendo a melhor da sua vida. "É um personagem totalmente diferente de tudo que eu já vi e interpretei, por isso um grande desafio. Eu adoro desafios, e tivemos um longo processo de preparação e estudo pra descobrir como seria o Pinóquio de Poliana Moça, que é diferente de todas as versões já existentes. Estou aprendendo muito com meu personagem, com a equipe, direção e com o elenco. As cenas estão lindas. Estou me divertindo muito e vivendo um sonho de estar nessa novela interpretando esse personagem tão especial".

"A novela está impecável! Estamos gravando com muito carinho, amor e dedicação. A pandemia nos fez voltar a trabalhar com muito mais força. Estamos nos divertindo muito nas cenas. Todas as emoções das cenas são muito reais. O resultado está lindo! Pinóquio é um personagem mega intenso, que vai viver cada momento e experiência com muita alegria. É um personagem que promete muitas aventuras, diversão, emoções, reflexões, etc. Todos vão amar Poliana Moça."

João Pedro Delfino

Quem é quem em Poliana Moça

Poliana Moça: História, curiosidades e os bastidores da novela do SBT

Poliana (Sophia Valverde)

Poliana é conhecida por ser a filha de Otto e a criadora do “Jogo do Contente”, mas não liga para isso. Ela quer mesmo fazer a diferença no mundo e se descobre uma líder nata nesse novo ano escolar. A jovem agora vive conflitos, romances, relações e atitudes da adolescência, além de estar se preparando para sua festa de debutante. No fundo é um pouco assustador para ela entrar nessa fase cheia de dúvidas e de inseguranças.

A garota simpática e de virtudes nobres, vivencia um triângulo amoroso entre João, seu melhor amigo, e Éric, o menino popular da escola. Mas não é só, ela também tem que lidar com as peripécias de Pinóquio, que chega para revirar a mansão 242 de pernas para o ar.

João (Igor Jansen)

João, aos seus 15 anos, está um rapaz bonito e cheio de charme. Ansioso para o aniversário de Poliana, quer encontrar o presente perfeito pra melhor amiga. No fundo, está em conflito se ele se declara ou não, afinal tem sentimentos profundos e verdadeiros pela menina, mas, ao mesmo tempo, não quer estragar a amizade tão próxima deles. Morando com sua tia Ruth, os desentendimentos com Bento são uma constante e as brigas têm se intensificado nos últimos anos.

Mas não é só, João vai ter que lidar com um mistério envolvendo o manuscrito de um livro escrito por seu falecido pai. Apesar de desafiadoras, todas essas situações vão obrigar João a amadurecer e lutar com todas as forças pelo seu verdadeiro amor.

Kessya (Duda Pimenta)

Kessya está mais confiante do que nunca e é motivo de orgulho por onde passa. A menina, que sempre se dedicou à dança, é atualmente uma das primeiras bailarinas da companhia de balé da qual faz parte. Sempre fiel à Poliana, está ao lado da amiga em suas aventuras e desventuras, lhe dando a força e o incentivo que precisa.

Aconselha Poliana em sua vida amorosa, mas quando se trata de sua própria, tem medo de avançar. Kessya é exemplo de garra e determinação para todas as meninas, que como ela, buscam realizar seus maiores sonhos.

Luigi (Enzo Krieger)

Luigi, agora com credibilidade na escola, após ganhar prêmios em festivais com seus curtas, já não é o perseguido dos valentões. Está empenhado em uma webserie que vai dar o que falar e conta com a ajuda do professor Marcelo e a turma de amigos para que seu projeto decole.

Mais seguro de si e expansivo nessa fase, se arrisca em novas relações, sendo uma delas com a garota nova da escola, Song Park, que vai mexer com seu coração.

Bento (Davi Campolongo)

Bento, agora com 100% de sua mobilidade nas pernas, está feliz porque o aparelho criado em parceria com Otto, em breve estará disponível para ajudar outros com o mesmo problema dele. O que um dia foi sua fraqueza, hoje é seu motivo de orgulho. Mas talvez toda essa atenção que recebeu, a popularidade que ganhou na escola e o fato de ser o queridinho da diretora, tenham subido para a cabeça de Bento.

Ele se une a Éric e acaba fazendo algumas maldades, até mesmo contra João, com quem mora junto e é praticamente seu irmão. Bento vai se perder, para poder se encontrar ao longo do caminho e ser o menino que sempre foi em sua essência.

Éric (Lucas Burgatti)

Bonito e descolado, agora o passatempo de Éric não é mais pegar no pé dos nerds da escola. Ele está determinado a manter sua popularidade e disputar o coração de Poliana com João, o que nem sempre fará de forma honesta. É uma espécie de vilãozinho da temporada nova da produção do SBT e fará de tudo para conquistar e namorar a protagonista.

Porém, como não faz tudo dentro dos conformes, Éric terá de enfrentar os percalços que são os amigos da mocinha, já que ela tem quase que um fã-clube, além do próprio João que, com cuidado e honestidade, também estará na disputa.

Song Park (Bella Chiang)

Uma menina coreana da sala de Poliana, transferida para a escola Ruth Goulart nesse ano. Song aparenta ser fechada, mas, ao contrário do que muitos pensam, ela não é nada tímida. Canta, dança e arrebenta em suas apresentações. Mesmo sendo novata na Ruth Goulart, já conquista um lugar de destaque na sala. Adora a cultura oriental e sabe tudo de k-pop. Seu estilo é alternativo, mas chique. Uma mistura do que está na moda com toque autêntico. Aproxima-se de Kessya e, mais tarde se une com Helena para causar altas intrigas na turma.

Helena (Luisa Bresser)

Filha mais velha do casal Davi e Eugênia. Inteligente e bonita, mas um pouco arredia e rebelde. Gosta de ficar mais na dela. Tem capacidade de tirar notas boas, mas faz corpo mole para chamar a atenção dos pais. Sente que seu pai está mais preocupado em salvar o mundo do que ficar com ela e acaba mais afastada dele por conta disso, mas no fundo o admira e o ama. Tem dificuldade em lidar com a “perfeição” da família. Acha que Eugênia não gosta tanto dela por não atingir suas expectativas e não ser tão boa como gostaria que ela fosse. Até tenta ser próxima de Poliana, mas é com Song que vai se juntar e aprontar muito. Também se identifica com João, por quem desenvolve certo interesse e causando ciúmes em Poliana.

Pinóquio (João Pedro Delfino)

Pinóquio toma vida quando é roubado de Otto e religado por Roger, Waldisney e Violeta. De início, é meio atrapalhado nas ideias e na movimentação, mas com os melhoramentos dos vilões, ele recebe o HD de Ester e passa a ter o processamento mais rápido e acesso a todo tipo de informação pela internet, além de resquícios da memória da androide. Ele tem consciência de que é meio boneco/meio robô (diferente de Ester que acreditava ser uma menina de verdade) e tem a esperteza de se adaptar ao meio humano de forma que não cause espanto, mas, ainda assim, apresenta certa inocência por falta de vivência. É curioso e muito interessado na vida e nos sentimentos humanos, quer aprender cada vez mais sobre o assunto.

Ao conhecer Poliana e conviver com outras pessoas, ele desenvolve vontades e "sentimentos", o que lhe traz a esperança e o sonho de poder ser um garoto de verdade algum dia. Devido a algumas falhas no seu sistema e por má influência dos seus novos donos, ele começa a mentir para escapar de enrascadas ou, mesmo, para impressionar, mas sem que perceba, essa brincadeira se torna um hábito compulsivo, que acaba metendo o robô em uma confusão tremenda envolvendo muitas pessoas. Para controlar e evitar esse problema, ele recebe algumas modificações que fazem com que seu nariz cresça toda vez que ele mente. Quando toda sua configuração é passada para o corpo de um androide, Pinóquio finalmente se sente como uma pessoa normal, pertencente à sociedade. Mas não necessariamente os humanos se sentem da mesma forma com relação a ele e isso lhe traz sérias complicações.

Brenda (Flavia Pavanelli)

Brenda cursa somente agora seu primeiro ano de faculdade, depois de muito dilema para escolher algum curso de graduação de seu interesse. A jovem está mais bonita e independente do que nunca, o que causa certa insegurança em Jeferson, seu namorado.

Apesar das mudanças na vida, não deixou o jeito rebelde e irreverente de ser, falta em várias aulas e adora as festinhas da faculdade - sempre arrastando Raquel junto com ela.

Otto (Dalton Vigh)

Reservado, discreto e elegante. Pai de Poliana, irmão de Roger e Marcelo. Decidiu se abrir para a vida sentimental e vai bem, não é tão apaixonado assim, mas segue um relacionamento estável com Tânia, uma escritora famosa. Sua empresa está no auge, grandes investimentos, inclusive com Sara. Destemido e confiante, continua no comando da Onze. Bem-sucedido, não há concorrente que o tema.

Sendo um homem de caráter, sempre tem ao seu lado pessoas competentes, que o admiram, como Joana, Sérgio e Jeferson. Na viagem que faz com Poliana à sua cidade de origem, revela alguns segredos do seu passado dos quais pode se arrepender. Esse acontecimento desencadeia uma série de fatos catastróficos com os quais Otto terá de lidar. Toda sua inteligência e limites serão testados na saga para descobrir qual a parte do quebra cabeça está mal encaixada, causando todo esse caos.

Também estão no elenco

Mari Campolongo, Tavinho Martins, Marianna Santos, Théo Medon, Kauan Siqueira, Vinícius Siqueira, Pietra Quintela, Vitor Britto, Vincenzo Richy, Bel Moreira, Thiago Franzé, Allana Lopes, Humberto Morais, Giovanni de Lorenzi, Clarisse Abujamra, Murilo Cezar, Thaís Melchior, Otávio Martins, Ana Paula Valverde, Pedro Lemos, Gabriela Saadi, Myrian Rios, Junno Andrade, Elina de Souza, Paulo Américo, Maria Gal, Lilian Blanc, Jitman Vibranovski, Rafaela Ferreira, Marcello Airoldi, Amanda Acosta, Marat Descartes, Letícia Cannavale, Daniela Paschoal e Guilherme Boury.

Ficha Técnica de Poliana Moça:

Autora: Iris Abravanel

Supervisão de Texto: Rita Valente

Direção Geral de Teledramaturgia: Ricardo Mantoanelli

Direção de Cenas: João Batista, Mário Moraes, Vanessa Arruda

Direção de Elenco: Renata Medeiros

Produção Executiva: Lívia Vital

Direção de Fotografia: Pedro Ciampolini

Direção Musical: Thomas Roth

Direção Artística: Fernando Pelégio

Assista à abertura de Poliana Moça:

Siga a gente no Instagram

Acompanhe nosso perfil e fique por dentro das quentinhas da TV e famosos

ACESSE!
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado