Queda

Reprise de Chiquititas faz Ibope do SBT cair na pandemia

Os primeiros 70 capítulos do folhetim não conseguiu manter o desempenho da sua antecessora


As meninas da novela Chiquititas juntas em cena no SBT
Elenco de Chiquititas - Reprodução: SBT

Por causa da pandemia, o SBT precisou paralisar as gravações de As Aventuras de Poliana e optou por reprisar Chiquititas (2013-2015) no horário das 20h30. Contudo, nos 70 primeiros capítulos, a trama protagonizada por Giovanna Grigio fez a audiência da emissora cair em 13% em comparação com a sua antecessora. Poliana já vinha apresentando queda em seus índices e sua nova temporada é um mistério por causa dos cortes promovidos pelo canal.

De acordo com os dados da Kantar Ibope na Grande São Paulo obtidos pelo NaTelinha junto a fontes do mercado, os últimos 70 episódios de Poliana registraram uma média de 8,9 pontos. Já Chiquititas não conseguiu manter o bom desempenho e fechou com 7,7 com a mesma quantidade de capítulos.

É importante destacar que o folhetim protagonizado por Sophia Valverde vinha em queda nas últimas semanas. No início, em 2018, a novela tinha uma média semanal que girava entre 13,0 e 14,0 pontos, superando Carrossel (2012). Só que a média foi caindo e, há um ano, os resultados por semana ficavam entre 10,0 e 11,0.

Já nos últimos dois meses, As Aventuras de Poliana apresentou uma audiência de 7,5 a 9,0, mesmo durante a pandemia,  muito longe dos 14,0 pontos que um alcança em seu início. A trama perdeu os status de programa mais visto fora da Globo e também não era a novela mais assistida sem ser do canal carioca.

A queda no Ibope chamou a atenção porque a produção foi a única que manteve capítulos inéditos na televisão de abril até junho, quando as gravações de todos os folhetins de todas as emissoras tiveram que paralisar por conta da pandemia do novo coronavírus.

Demissões em Poliana

Reprise de Chiquititas faz Ibope do SBT cair na pandemia

Diante da queda de faturamento por conta da pandemia, o SBT promoverá um corte de cerca de 20% dos seus funcionários até o fim do ano, numa tentativa de equalizar sua receita com as despesas. Atualmente o SBT possui pouco mais de dois mil trabalhadores.

Muitos profissionais de Poliana não tiveram seus contratos renovados e podem acertar com outras emissoras. Isso poderá colocar em risco a continuação da novela de Íris Abravanel, já que se os atores fecharem acordos com as concorrentes, eles não vão poder retornar para o folhetim infanto-juvenil.

O NaTelinha apurou que a intenção é liberar o elenco, dar uma pausa no setor e recontratar os atores quando houver viabilidade financeira e segurança para retomar as gravações. Fontes garantem que a ação é para o SBT escapar da crise, mas negaram que a dramaturgia será fechada.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado