Duas décadas

Em 2000, Laços de Família mudou de horário e teve crianças vetadas

Laços de Família reestreia no Vale a Pena Ver de Novo


Carolina Dieckmann e Vera Fischer
Carolina Dieckmann e Vera Fischer em Laços de Família - Divulgação/TV Globo

De volta na Globo a partir desta segunda-feira (7), Laços de Família foi um grande sucesso entre 2000 e 2001 e começou um caminho que foi se confirmar anos depois: a mudança de horário da novela das oito.

Começando inicialmente por volta das 20h30, a trama logo começou a incomodar por seus temas um pouco mais pesados, como sexo, violência e nudez. Em novembro de 2000, cinco meses após sua estreia, o juiz da 1ª Vara da Infância e Juventude concedeu liminar em ação civil pública movida pelo Ministério Público contra a Globo, determinando que ela passasse a começar depois das 20h, com classificação para maiores de 14 anos.

A medida também proibiu menores de 18 anos nas gravações e na TV. De acordo com ação impetrada pela promotora Kátia Regina Ferreira Maciel, a novela continha insinuações de sexo, desvirtuamento de valores éticos e morais, além de conflitos psicológicos.

Sem mais atores mirins e madrugadas longas

Poucos dias depois, a Globo optou por cortar, preventivamente, o elenco infantil. A emissora leu um longo editorial no Jornal Nacional. "A TV Globo vai recorrer outras vezes à Justiça para resguardar seus direitos", anunciava Fátima Bernardes na bancada.

Manoel Carlos é quem não gostou muito da medida. "O Estado não entende do assunto e confunde dramaturgia com realidade", opinou ele ao Jornal do Brasil.

O autor teve que passar horas reescrevendo cenas e mergulhar madrugadas adentro para excluir as participações dos menores de idade.

O principal problema do autor dizia respeito às cenas do casamento entre Edu (Reynaldo Gianecchini) e Camila (Carolina Deckmann). Maneco precisou encontrar uma explicação para a ausência da irmã do noivo. Julia Almeida tinha 17 anos quando Laços de Família era produzida.

Outra preocupação foi justificar desaparecimento de Bruninho, filho de Capitu (Giovanna Antonelli).

Mais JN, menos Laços

Em 2000, Laços de Família mudou de horário e teve crianças vetadas

A medida da Justiça fez com que a Globo esticasse o Jornal Nacional até às 21h e fez com que Laços tivesse cerca de 10 a 15 minutos a menos a princípio.

A Globo alegava que teve um prejuízo de R$ 100 mil porque algumas gravações não puderam ser aproveitadas, como a do casamento entre Edu e Camila, por exemplo.

Como tudo aconteceu de uma hora para outra e a novela tinha uma frente de gravações, o trabalho acabou sendo prejudicado.

Com a palavra, Manoel Carlos

Em 2000, Laços de Família mudou de horário e teve crianças vetadas

Numa entrevista à revista Época em novembro de 2000, Maneco afirmou que Laços de Família era polêmica como outras novelas de sua autoria, e criticou a interferência do Estado em relação a sua filha Julia, a irmã de Edu na novela.

"É uma intromissão do Estado em minha autoridade como pai. É um absurdo. Minha filha não precisa de proteção de juiz algum, pois sou um pai responsável", garantiu.

O canal carioca chegou a conseguir uma liminar para exibir Laços de Família antes das 21h e com crianças, mas logo ela caiu de novo. E depois voltou.

A guerra de liminares fez com que o interesse pela novela crescesse e a Globo, no final das contas, se comprometeu a não deixar que os jovens participassem de cenas com um conteúdo inapropriado.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado