Tereza Cristina

Christiane Torloni sobre Fina Estampa: "O politicamente correto condenaria"

Atriz criticou governo ao defender novela e rebateu Marco Pigossi


Christiane Torloni defendeu Fina Estampa, que vem sendo alvo de críticas entre os atores
Em reprise na Globo, Fina Estampa traz Christiane Torloni na pele da tresloucada vilã Tereza Cristina - Foto: Reprodução/Globo

Christiane Torloni comentou as críticas que Fina Estampa vem recebendo, inclusive por parte de alguns atores, desde que voltou ao ar, em março. A veterana, que dá vida à pérfida vilã Tereza Cristina, falou sobre a qualidade da novela e também rebateu as opiniões dada por Marco Pigossi - há duas semanas, o ator afirmou sentir vergonha da novela, que, para ele, deveria ser "proibida de reprisar".

"Acho que o Aguinaldo (Silva, autor de Fina Estampa) foi muito corajoso de escrever a novela na época, correndo todos os riscos de ser politicamente incorreto e botando na boca dos personagens coisas que hoje o politicamente correto condenaria completamente. E é para isso que existe a ficção", disse Christiane Torloni, em entrevista ao site da jornalista Patrícia Kogut.

A atriz lembrou o cenário político atual ao defender a novela exibida entre 2011 e 2012. "Você já viu governo mais politicamente incorreto que esse? A gente está falando de ficção, na ficção você pode e deve ser livre. Difícil é a liberdade que determina morte e vida das pessoas. A arte não tem esse compromisso e não deve ter. É libertadora por isso", prosseguiu.

Os trechos mais polêmicos da história dizem respeito a machismo e homofobia, especialmente os que envolvem Baltazar (Alexandre Nero), agressor da esposa que é "perdoado" no decorrer da história, e Crô (Marcelo Serrado), alvo de comentários homofóbicos e humilhações constantes.

Christiane Torloni: "Queimar a Amazônia é imperdoável. Não é fazer Fina Estampa que é imperdoável"

Por ser libertadora, a arte é considerada perigosa para alguns, segundo Christiane Torloni. "Queimar a Amazônia é imperdoável. Não é fazer Fina Estampa que é imperdoável", classificou, ainda em entrevista a Kogut. Em contraposição a alguns colegas, ela relatou seu carinho por esse trabalho. "Eu gosto da novela e adoro minha personagem. As pessoas têm o direito de se arrepender de ter feito tal personagem. Eu não me arrependo de jeito algum."

Sobre a polêmica declaração de Marco Pigossi, a artista ressaltou que a democracia dá o direito a ele de opinar, mas ressaltou que admira seu trabalho com o playboy Rafael. "Eu acho que ele fez muito bem o papel dele. Era difícil para caramba. É um bom ator", definiu Christiane.

Em entrevista ao Altas Horas, na semana passada, Lilia Cabral também disse estar gostando de rever o folhetim. Contudo, reagiu "indignada" ao rever o destino de sua personagem, Griselda, que não fica com René (Dalton Vigh) no final. Outros atores, como Carolina Dieckmann, Eri Johnson e Adriana Birolli, opinaram sobre a novela recentemente.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado