Èpico

Novo Mundo: Dom Pedro proclama a Independência do Brasil: "Independência ou morte!"

Dom Pedro anuncia que Brasil quer separação de Portugal


Dom Pedro no cavalo branco
Dom Pedro anuncia independência do Brasil - Divulgação/TV Globo

Em viagem em São Paulo, Dom Pedro (Caio Castro) recebe de Joaquim (Chay Suede) as cartas de Leopoldina (Letícia Colin) e Nobifácio (Felipe Camargo), avisando-do do decreta, assinado pelo princesa, aprovando a separação defintiva do Brasil e Portugal. E em cenas que vão ao ar nesta segunda-feira em Novo Mundo, da Globo, o pai de Vitoria alerta que chegou à Corte e o nevio para levá-lo de volta a Portugal e que uma atitude precisa ser tomada.

"As tropas portuguesas estão chegando ao país, ou tomamos uma atitude ou será o nosso fim. Se Dom Pedro não for rei do Brasil, ele será prisioneiro das cortes portuguesas. Não há outro caminho senão a independência", afirma Joaquim.

Pedro relembra sua trajetória: "As cortes me perseguem, me chamam de Rapazinho Brasileiro, mas eles vão ver o valor que esse rapazinho tem".

Brasil e Portugal não são mais um só em Novo Mundo

E continua: "Povo brasileiro, a partir de hoje, estão cortadas as relações com Portugal. E proclamo o Brasil separado de Portugal. Pelo meu sangue, pela minha honra e pelo meu Deus, juro fazer a liberdade do Brasil. Viva a Independência! Povo brasileiro, a nossa divisa, de hoje em diante, será Independência ou Morte. Independência ou Morte!".

Ao chegar à Corte, o monarca é ovacionado pelos civis e agradece a Leopoldina: "Jamais teria proclamado a independência sem a sua ajuda e a de Bonifácio. Leopoldina, sem dúvida nenhuma, é o coração e a alma dessa empreitada".

Fique por dentro dos próximos capítulos de Novo Mundo e outras produções acessando o canal de Novelas do NaTelinha.

Quer saber mais? Confira o resumo semanal da novela Novo Mundo de 17/08/2020 a 22/08/2020.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado