Confusões

Fina Estampa: os barracos históricos entre Griselda e Tereza Cristina

Rivais movimentaram a novela de Aguinaldo Silva


Lilia Cabral e Christiane Torloni em Fina Estampa
Rivais movimentaram Fina Estampa - Foto: Montagem

Em Fina Estampa (2012) – que está sendo reprisada no horário das nove da Globo – a vilã Tereza Cristina (Christiane Torloni) e Griselda (Lilia Cabral) durou meses e a protagonista da novela de Aguinaldo Silva não teve sossego nem na última cena da trama.

Elas se conheceram após o Pereirão fazer um serviço na casa da ricaça, mas o primeiro entrevero ocorreu quando a “marido de aluguel” desmascarou seu filho, Antenor (Caio Castro), em um jantar promovido pela família da Patrícia (Adriana Birolli).

A partir daí, Griselda se envolveu com René (Dalton Vigh), o que aumentou sua rivalidade com Tereza Cristina e ocorrendo embates memoráveis entre as duas inimigas mortais.

Por conta disso, o NaTelinha listou os cinco confrontos inesquecíveis entre Pereirão e a Rainha do Nilo. Confira:

Primeira surra

Fina Estampa: os barracos históricos entre Griselda e Tereza Cristina

Griselda já estava sem paciência para as maluquices de Tereza Cristina, mas o estopim foi quando a madame fez de tudo para impedir a “marido de aluguel” de morar no condomínio Marapendi Dreams. A vilã tentou convencer os vizinhos a votarem contra a venda da mansão para a família Pereira.

Só que, na hora de votar, Pereirão chega e Vilma (Arlete Salles) grava toda a ação de preconceito para um programa de televisão. “Por que não assina? É tudo que você queria: votar e me proibir de vir morar aqui! Então, está esperando o quê para chegar lá?”, disse Griselda na frente das câmeras.

Nervosa, Tereza Cristina tenta se manter firme, mas as trocas de ofensas começam e aí o tempo fechou. “Eu estava certa! Olhem só para essa gente: é a tropa de choque da falta de classe e do mau gosto... Os frutos da miséria, da ignorância, desse cruzamento de raças que deu no que deu: em um povinho tacanho, sem verniz, sem noção de onde é seu lugar!”, dispara a malvada.

Quando Vilma diz que enviou o vídeo para emissora de TV, Tereza perde a compostura e parte para cima de Griselda. As duas saem no tapa, com ofensas e puxões de cabelo, mas a portuguesa é quem se dá bem.

“Vou te mostrar como é! Toma, sua infeliz, toma!”, afirmou Griselda, surrando-a no condomínio. Elas são separadas e, humilhada, Tereza Cristina prometeu que daria o troco.

Tapa no hospital

Fina Estampa: os barracos históricos entre Griselda e Tereza Cristina

Patrícia foi atropelada e perdeu o bebê que esperava de Antenor. Griselda corre para o hospital e dar todo suporte para moça, mas Tereza Cristina não perdeu tempo e tripudiou no sofrimento da filha.

“A vida é justa! Científica! Seleção natural, já ouviu falar?”, ironizou a ricaça, deixando Griselda chocada. Sem pensar duas vezes, ela acertou um tapa na cara da vilã e o tempo fechou completamente, precisando de René para impedir uma briga ainda pior.

“As palavras também ferem”, disse ele. "Você pode vomitar o que quiser, me dar mil tapas, mas nada nem ninguém vai mudar o que está feito. E nem eu, nem você ou sua santa tem alguma coisa a ver com isso!”, respondeu Tereza, mas a confusão teve fim com a chegada da médica.

Humilhação

Fina Estampa: os barracos históricos entre Griselda e Tereza Cristina

A vilã foi até o jardim de Pereirão e fez questão de humilhar sua inimiga, mas se deu muito mal. A “marido de aluguel” disse que as duas são diferentes no caráter e, impaciente, amarrou sua inimiga, dando um nó de marinheiro, difícil de tirar.

Griselda deixou a vilã sozinho, amarrada no chão, e caiu na gargalhada. Crô (Marcelo Serrado) e Baltazar (Alexandre Nero) tentaram salvar a patroa, mas não conseguiram, tendo que implorar o retorno de Pereirão.

Para ajudar, Griselda colocou uma condição: que a inimiga falasse em alto e bom som que era vira-lata. Desesperada, Tereza Cristina topou e a família Pereira assistiu tudo de camarote.

A vilã gritou: “Eu não passo de uma vira-lata!”. Todos riram e Griselda desmanchou o nó, voltando para casa feliz da vida. Já Tereza Cristina prometeu para si mesma que mataria Antenor.

Sequestro

Fina Estampa: os barracos históricos entre Griselda e Tereza Cristina

Na reta final, Guaracy (Paulo Rocha) flagrou Ferdinand (Carlos Machado) seqüestrando Griselda e Tereza Cristina, mas o português desmaiou ao levar uma pancada na cabeça. Ao acordar, ele ligou para Quinzé (Malvino Salvador), mas foi Antenor que atendeu, recebendo a notícia que sua mãe corria perigo.

Ele foi ao cativeiro com Patrícia e encontrou Tereza Cristina no meio do fogo com Griselda. "Queima, bebê, queima", ironizou a vilã, enquanto a rival estava acorrentada. “Não queima porra nenhuma se depender de mim!” gritou Antenor.

O estudante de medicina correu para soltar a mãe, mas a megera sacou um revólver pronta para atirar, mas Patrícia se atracou com a mãe. “Vamos sua idiota, se livra de mim de uma vez por todas, atira logo!”, declarou Cristina, deixando claro que fez todas aquelas maldades apenas para saciar sua vaidade.

Como Patrícia não atirou, a vilã fugiu e Antenor salvou sua mãe. Amparada pelo filho, Griselda deixou o cativeiro e apenas fez um pedido: “Eu quero meus filhos... Minha família!”.

Chave de fenda

Fina Estampa: os barracos históricos entre Griselda e Tereza Cristina

A cena final de Fina Estampa é Griselda andando pelas ruas do Rio de Janeiro e parando em um semáforo. De repente, um carro tem sua janela abaixada e Tereza Cristina apareceu, tirando seus óculos e dando uma gargalhada maquiavélica contra sua inimiga.

O semáforo ficou verde e o carro acelerou. Griselda tirou uma chave de fenda da bolsa e saiu correndo atrás do veículo para poder dar uma lição na vilã. O fim é Pereirão com o objeto erguido, com cara de revoltada, deixando claro que continuaria protegendo sua família.

O embate final entre a matriarca da família Pereira e Tereza Cristina foi uma das cenas mais polêmicas da novela, pois muitos telespectadores consideraram a escolha do autor Aguinaldo Silva uma zombaria com o público.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado