Tempos diferentes

Por que Bom Sucesso já está no Natal?

Personagens já estão nas festividades de dezembro; autora fala sobre decisão


Ex marido de Nana chega para comemorar o Natal em Bom Sucesso
Em Bom Sucesso personagens começam a se preparar para o Natal. Foto: Reprodução/Gshow

O público ficou confuso nesta semana quando Bom Sucesso começou a mostrar os personagens se preparando para comemorar o Natal. Embora parte dos telespectadores tenha ido às redes sociais reclamar do que consideraram um erro, a autora Rosane Svartman explicou a razão da novela estar mais de dois meses à frente do tempo real.

A confusão se estabeleceu quando Bom Sucesso exibiu na última quinta-feira (10) cenas em que todos os núcleos passaram a se preparar para as festividades de Natal. Na web, muita gente passou a se perguntar o que estava acontecendo, afinal ainda é outubro. O feriado está sendo levado tão a sério na novela que Alberto (Antônio Fagundes) receberá um presente de Paloma (Grazi Massafera) que o deixará emocionado.

"Como assim já é Natal na novela? Vai com calma Globo", escreveu no Twitter uma usuária. Outra concordou: "Eu estou extremamente bugada porque já é Natal em Bom Sucesso". "Nem metade outubro e Bom Sucesso já está em clima de Natal. Vão estender isso até dezembro ou vão adiantar o Natal na novela?", questionou mais um. Um último ainda lembrou que não chegou sequer o dia das crianças ainda: "Não passou nem o Dia das crianças e a novela já ta no Natal, meu Deus".

Autora explica Natal em Bom Sucesso

Por que Bom Sucesso já está no Natal?

Rosane Svartman, que divide a autoria da trama com Paulo Halm, teve de ir para a internet explicar a confusão."Comentário sobre já ser Natal em #BomSucesso (lendo tweets de gente confusa sobre, então.. .). É que apesar de ser uma novela naturalista, o tempo narrativo é diferente do tempo real! Tanto que no primeiro capítulo tivemos uma festa junina, uma passagem de tempo, depois ENEM...", escreveu.

Ela se referiu à primeira semana de Bom Sucesso, que começou com cenas de uma festa junina. Pouco depois, a novela sofreu uma passagem de tempo e mostrou Alice (Bruna Inocêncio), filha de Paloma, perdendo a prova do ENEM, que costuma ser aplicada normalmente no mês de novembro.

Bom Sucesso tem um tempo diferente

Foi justamente esta a alegação de Svartman. O universo da novela é diferente do tempo real, é o que ela chamou de tempo narrativo. Embora bastante incomum nas novelas atuais e naturalistas, o recurso é vastamente utilizado em filmes e séries pelo mundo.

No Brasil, o tempo narrativo costuma ser utilizado principalmente em história de realismo fantástico, que não precisa se escorar na realidade.

TAGS:
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado